Bolinhos ou Bolo com Abobrinha: sempre um curinga como acompanhamento ou prato principal!

19:55Silmara Aldrighi



Misture à mão: 1 abobrinha média ralada com 3 ovos (sem pele), 1 cebola pequena ralada, 3 colheres (sopa) de iogurte, 3 colheres (sopa) de aveia em flocos, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de azeite de oliva, ½ xícara (chá) de queijo ralado (opcional), 1 dente de alho (sem o miolinho) bem picadinho ou espremido, 1 tomate pequeno picadinho (sem pele e sem semente), 1 colher (sobremesa) de fermento em pó, salsa (ou coentro), cebolinha e alecrim a gosto, sal e pimenta a gosto. Ponha em forminhas individuais ou em uma só (untada e enfarinhada) , cubra com uma camada de queijo em fatias finas (pode ser muçarela ou a muçarela de búfala e leve ao forno médio pré-aquecido por uns 30 minutos ou até dourar. Outra opção é fritar em frigideiras antiaderente, como se fossem pequenas panquecas. Sirva quente.

Dica 1: para ficar mais funcional, pode acrescentar 1 colher (de sobremesa ou chá) de chia, e de linhaça e outra de açafrão, além de trocar a farinha de trigo por farinha de arroz. Pode usar também, se preferir, o óleo de coco no lugar do azeite e sal rosa do himalaia.

Dica 2: pode trocar abobrinha por cenoura ou diminuir a abobrinha e acrescentar cenoura ralada e repolho em tiras fininhas ou beterraba raladinha (e escorrida). Pode também pôr atum.. bem, para quem não come só verduras e legumes em uma torta, pode acrescentar linguiça defumada de frango picadinha e previamente fervida rapidamente ( para retirar qualquer gordura – digo rapidamente para não tirar o gosto dela ao ferver). Use sua imaginação!

 Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato