Massa caseira de pão de hambúrguer que foi usada em um DELICIOSO PÃO RECHEADO ASSADO para o lanche!

20:07Silmara Aldrighi


Vi uma receita de pão de hambúrguer e decidi inovar!



Quando a massa cresceu, dividi em 3 partes,
abri fininho e recheei.


Pincelei com maionese (é, magrinho esse pão...)
e assei!! Gostoso!!!



Abri a massa bem fininha e pus o recheio.
Enrolei como rocambole
para não ficar tão separado a massa do recheio.


 Pus papel alumínio e servi com papel toalha,
porque estava bem quente.


O meu recheio foi uma mistura de queijos, presunto,
azeitona, tomate e temperos.

Você pode fazer com o que preferir ou tiver em casa.

O importante é abrir a massa fininha
E enrolar como rocambole.




Mas ela também é ótima para fazer o próprio pão de hambúrguer
da receita original "O Hambúrguer Perfeito".
Eu não testei ainda como hambúrguer, mas essa que eu fiz ficou legal!


VALEU!!!!


Ingredientes da Massa: aproximadamente 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (a dica da receita original é que, quanto mais calor e umidade, mais absorvente ficará a farinha), 5g de fermento p/ pão ou seja, meio pacotinho (na receita original dizia: tablete de fermento biológico e a água é morna), 1/2 xícara (chá) de água (não precisa ser morna para o fermento de pacotinho), 1/2 xícara (chá) de leite integral aquecido, 1/2 colher (sopa) generosa de manteiga, 1/2 colher (sopa) generosa de margarina, 2 colheres (sopa) cheias de açúcar, 2 colheres (chá) de sal e 1 ovo. 

Ingredientes à parte: maionese para pincelar no pão (nem pouco nem muito) e farinha para pôr na bancada para trabalhar a massa.

OBS: usei esse pacotinho de fermento, mas, na receita original ,
usaram, para o pão de hambúrguer, 1 tablete de fermento biológico.
Por isso que a água era morna.


Este é o fermento biológico em tablete:


Ingredientes do Recheio: 500g de queijo e 250g de presunto de peru picados. 2 tomates sem semente e picados (lavados e escorridos, pois soltam água no cozimento), 10 azeitonas sem caroço cortadas em 4 partes. 1 cebola grande cortada em cubinhos bem pequenos, 2 colheres (sopa) de orégano, 1 colher (sopa) cebolinha e outra de salsa.

 

Modo de Fazer o Recheio: basta juntar tudo, menos o presunto. Depois, divida em 2 parte e, em uma delas, acrescente o presunto. Misture e reserve os 2 recheios para espalhar na  massa do pão rocambole depois.

Modo de Fazer o Rocambole de Pão: À parte, misture margarina e manteiga no leite e deixe só amornar (menos que isso), somente para elas derreterem e deixe esfriar. Enquanto isso, em uma vasilha grande, misture o fermento e o açúcar e depois ponha a água (nem sei se precisaria dessa água, já que o fermento seco, mas usei). Acrescente o leite com a margarina e a manteiga que esfriaram. Misture bem tudo e acrescente o ovo. Junte bem e comece a colocar a farinha. Ponha 1 xícara de cada vez (ao todo 2 - reserve a 3ª para depois). Misture sempre com a colher para dar a liga. Agora comece a acrescentar  a 3ª xícara de farinha de trigo. Ponha a metade dela, misture bem.

Polvilhe uma bancada com farinha de trigo, ponha a sua mistura e vá acrescentando o final da farinha (a outra metade da 3ª xícara) e sovando a massa. Faça isso por 5 minutos para garantir a massa fofa (do pão de hambúrguer). Se tiver muuuuuito úmido, pode precisar de mais farinha, mas se tiver seco, não! 

O ponto é quando ela está mais firme, mas ainda grudando um pouco nas mãos. Polvilhe com um pouquinho de farinha de trigo a vasilha que você usou antes para misturar a massa, ponha a massa dentro, cubra com um pano limpo e espere 1 hora para que ela descanse e dobre de tamanho (ponha em um local sem corrente de ar).

1 hora depois, pegue a massa, polvilhe a bancada com farinha de trigo e divida a massa em quantas partes desejar (dividi em 3 por causa da assadeira que tinha - 2 partes recheei com a mistura com presunto e recheei a maior com a mistura sem presunto), abra bem fina, recheie (o recheio não pode estar molhado), enrole, sempre lembrando de prender massa na massa nas pontas e no final dela, para não abrir. Pincele maionese e leve ao forno médio pré-aquecido (10min) por uns 20 minutos (veja o tempo do seu forno). A receita original usa forno médio-alto por uns 15 a 20min. Deixe esfriar ao menos um pouquinho antes de servir. Se não der tempo para isso (estava com amigos aqui e todos queriam logo), faça como eu, forre bem.

 

 

Uma ótima semana pra todos vocês!!!!

Estou de férias!!!!! OBA!!!!

Em breve, postagens mescladas:
dicas de viagens e receitas também!



Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

2 comentários

  1. Olá Sil!!!
    Pão recheado é sempre uma ótima pedida para o lanche, adorei essa casquinha bem tostadinha, deu até água na boca!!!
    Beijos mil e ótima semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderExcluir
  2. OI, Andrea! Bom demais mesmo!
    Um amigo de minha filha estava aqui e amou!
    Uma ótima semana pra você também.
    Viajarei por uns 16 dias, mas tentarei postar de lá!
    Bjs e até breve!

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato