Creme ao forno: Camarão, Peixe e Purê (Aipim/Macaxeira/Mandioca) - em um só prato - é para surpreender!

23:56Silmara Aldrighi

Bastou esse prato principal e o arroz branco como acompanhamento.


Ficou muuuuuuuuuuito gostoso!


Comi em um restaurante e tentei chegar perto do sabor.
Acho que cheguei quase lá com as dicas que o chef me deu
(claro que ele não contou o segredo deles).



Não é complicado de fazer, mas é dividido em algumas etapas.
Se seu camarão já tiver descascado e o peixe for um filé, beleza!

Vamos à receita?



VEJA O PASSO-A-PASSO...

Faça o purê de batatas: copie esta receita e reserve o purê. Enquanto as batatas cozinham, já dá para fazer a mistura de liquidificador e o peixe. É desligar a panela um pouco antes de a batata chegar ao ponto de purê e deixar lá, enquanto faz o refogado do camarão.

Bata no liquidificador: 1 cebola, 1 anel grosso de pimentão (sem sementes e da largura de um dedo), 1 pimenta de cheiro (sem sementes), 1 vidro de 200ml de leite de coco, o mesmo vidro com leite (balance novamente o líquido ao chegar à metade, para que saia todo o restinho de leite de coco que estava no vidro, quando você pôs o leite), 1 colher (sopa) de coentro (não é salsa, já que é para prato com peixe e camarão) e sal a gosto. Reserve.

Cozinhe o peixe e reserve: nesse molho, ponha os filés de peixe (usei de tilápia da Copacol) por uns 15 minutos e os retire com a escumadeira. Você usará o molho para os camarões agora.

Faça um refogado e use a mistura do liquidificador: refogue 1 cebola picadinha, 2 dentes de alho picadinhos e sem o miolinho. Acrescente depois 1 tomate, 1 kg de camarão grande sem casca (antes, passe limão nele já limpo e um tiquinho mesmo de sal - escorra bem sem lavar de novo e reserve 1 xícara de chá). Refogue o camarão por apenas 5 minuto nessa panela do refogado e acrescente a mistura do liquidificador, deixando 1 xícara (chá) para usar depois (reserve essa parte). Com tudo misturado, dissolva, à parte,  3 colheres (sopa) de amido de milho na xícara dessa mistura de liquidificador (a que você reservou) e jogue na panela para engrossar o molho que está com o camarão. Sempre misturando, ao engrossar, ponha 1 colher (sopa) de coentro picadinho e de 100 a 200g de nata, misture por 5 minutos e desligue (se não tiver nata, use catupiry - é um pouco diferente, mas tudo bem).

Refogue o camarão reservado na xícara: refogue o alho em pouco azeite e, antes de ficar douradinho, ponha a xícara (chá) de camarão grande que havia reservado. Assim que ele dourar (é pouco tempo, para não ficar borrachudo), desligue o fogo e reserve.

Monte o prato: ponha o puré no meio dele, o peixe nas laterais, camarão com pouquinho de creme (é só ir pegando os camarões com a escumadeira - vem molho, mas bem pouco). Depois jogue por cima todo o molho grosso e enfeite com os camarões no alho e óleo e leve ao forno pré-aquecido apenas para que o prato comece a borbulhar. Sirva quente! Basta arroz branco, mas há quem goste com batatinhas (fritas, coradas, ao forno ou palha...)

Dica: como o meu camarão tinha casca (cruzes, que trabalho me deu!!!) tive de descascar tudo, mas aproveitei as cascas lavadinhas para ferver com um pouquinho de sal e coar depois. Fiz o arroz com ele. Ficou ótimo!

Outra dica / Um novo prato: Ao invés do purê e do peixe, pode fazer o seguinte passo...pegue metade dessa mistura do camarão e junte ao arroz e ponha no fundo da vasilha. Distribua queijo parmesão ralado na hora (bastante) e depois, a outra metade da mistura de camarão por cima. Finalize com os camarões ao alho e óleo. Hum.............


Sei que arrasarão com o prato, mas não é para se comer sempre.
Só muito raramente a gente pode abrir uma exceção dessas, né?


Uma ótima sexta feira para todos!
Boa viagem ou
Bom descanso ou 
Bom carnaval!
("o ótimo é inimigo do bom" - será?)


Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato