quarta-feira, 30 de julho de 2014

Filé de Peixe : rápido e delicioso!

Algo simples para dias complicados....


...flocos de milho no lugar da farinha de rosca...




Ingredientes: 8 filés de peixe de sua preferência (usei tilápia aqui em Brasília), sal e pimenta-do-reino a gosto, suco de 1/2 limão, 150g de flocos de milho (sem açúcar, claro), 1 ovo, óleo para fritar.

Modo de Fazer: deixe os filés de peixe descansar em papel toalha para secá-los. Tempere com sal, pimenta e limão. Triture os flocos de milho, de preferência, no processador, até que vire uma farinha grossa. Bata o ovo e reserve. Passe cada filé no ovo e empane , em seguida, nessa farinha de milho. Pode começar a fritar em frigideira com óleo pré-aquecido, virando os lados para fritar por igual. Escorra em papel toalha e transfira para uma travessa. Pode servir com legumes cozidos, se quiser. Também fica bom com os demais acompanhamentos caseiros (arroz, feijão, etc).

(Agora que já consegui postar 3 receitas na mesma noite, fico feliz por ter podido compartilhar com vocês essas dicas simples, mesmo nesses dias tão turbulentos. Como não sei que dia meu marido terá alta do hospital e minha dedicação está praticamente exclusiva, não sei em que dia poderei postar novamente minhas receitinhas. Tenho fotos, mas estou sem tempo, nem cabeça para as minhas próprias postagens detalhadas. As dicas de hoje neste blog me ajudaram a esperar a medicação da meia-noite, mas, ao mesmo tempo em que é uma satisfação estar com vocês, o que me importa agora é a total recuperação dele e sei que vocês compreendem. Mas somente agora estou conseguindo avisá-los e agradecer aos que têm me apoiado).

Assim que der, retornarei!
Fiquem com Deus!


Beijinhos da Sil!!! :-)



Chocolate Quente de Nutella feito no micro-ondas: as crianças podem fazer!

A indicação foi de uma amiga e provei há tempos.
É gostosa mesmo, mas evito fazer.
Mesmo assim, sei que criança adora comer e fazer algo na cozinha.
Aproveite e brinque com elas. É bem divertido!




Ingredientes: 3 colheres (sopa) de Nutella, 600ml de leite, 3 colheres (sopa) de "maizena".

Modo de Fazer: à parte, misture tudo, divida em 3 canecas e leve ao micro-ondas, uma caneca de cada vez, por 2 minutos cada uma delas. Se quiser mais grosso, é só pôr mais "maizena".

Dica: caso você ache que está demorando muito essa Nutella se dissolver no leite, então esquente antes o leite no micro-ondas (só ele), por 20 min - ficará morno. Aí ponha a Nutella e misture até ficar uma só mistura, ponha a "maizena", misture rápido, divida nas 3 canecas e leve ao micro-ondas, como dito acima.





Pode ser com ou sem chantilly.
Se usar chantilly, compre pronto para a garotada enfeitar.










Beijinhos da Sil!!! :-)






Quiche de Caneca com toques personalizados: experimente a sua versão e nem perca muito tempo com esse prato!


Às vezes sobra um pouco de cada ingrediente em casa,
mas falta tempo para se criar um prato de forno.
A solução mais rápida e inovadora é aproveitar a caneca e fazer algo diferente.
Assim todos ganham e sobra mais tempo para você.

Bem, fiz a receita 1 só vez. Aliás, foram 2 canecas assim
e mais outras com o que tinha. O que queria era fazer um jantar rápido,
pois estava bem cansada. Usei diferente recheios nas outras.
Fui misturando e mudando um pouco a versão original.

Como não havia tirado foto, procurei a mais parecida e postei.
Essa de cima foi do site Artes Digitais,
mas fiz a que vi em uma revista e, ao pesquisar, achei a mesma no vídeo.

(Ah, desculpem-me pela demora nas postagens - nem sei se demorarei de novo.
Estou aproveitando a melhora de meu marido (pós cirurgias) e 
postando receitinhas daqui mesmo no hospital.
Além de me deixar em alerta, gosto muito de estar com vocês.)


(rende 2 unidades e fica pronto em 20min)

Ingredientes: 4 colheres (sopa) de farinha de trigo com fermento, 3 colheres (sopa) de óleo, 2 colheres (sopa) de requeijão, 200ml de leite, sal a gosto, queijo e presunto picados a gosto (em torno de 1 colher de sopa de cada um deles), cheiro verde picadinho. É..nesse não vai ovo.

Modo de Fazer: à parte, misture a farinha com leite, óleo, sal, presunto e queijo. Ponha 1 colher (sopa) de requeijão no fundo de cada uma das 2 canecas e depois ponha a mistura (metade em uma caneca e metade na outra) em cima - até a metade de cada caneca. Ponha, separadamente, cada caneca por 3 minutos no micro-ondas, em potência alta. 

Dicas: pode trocar o presunto por outro tipo de queijo ou pode pôr um pouco de tomate seco, rúcula e muçarela de búfala ou ainda 1 colher (sopa) de brócolis, outra de cenoura ralada e queijo parmesão (não é o de saquinho). Se sobrou frango, será legal com catupiry, azeitonas picadas. Se for sobra de carne assada ou carne de sol, desfiadinha e com queijos também fica bom! Linguicinha defumada picadinha e já douradinha...bacalhau...nossa..o que quiser. Só lembre da proporção para não passar do que aguenta a xícara com a base da mistura (óleo, farinha e leite). Se bater o leite com espinafre, ficará verdinha. Se usar a cenoura batida com o leite, amarelinha...e assim por diante!


Quer muitas receitas com a caneca?
Veja esse site e faça muitas dessas receitas!
Tenho a certeza que gostará muito.

Beijinhos da Sil!!! :-)

terça-feira, 15 de julho de 2014

Torta de Forno com o Recheio que tiver em casa: simples e gostosa!

Hum, ficou muito boa e ainda aproveitei o que tinha!!!
Rapidinho fiz essa simples receita!
 
Foi simples mesmo!

Misturei uns ingredientes para recheio e, desta vez, usei outra massa,
também de liquidificador, para experimentar novidades.
Após bater os ingredientes da massa, misturei o recheio com ela e virou 1 só massa.


Sabia que daria certo. Essas massas são verdadeiros coringas na cozinha.
Desta vez testei em casa a receita da querida Lylia, do Simples Assim.



VAMOS À RECEITA!!!

Ingredientes da Massa: 2 copos de leite (copo de vidro de requeijão - da próxima vez, testarei em xícara de chá, pois há copos de vários tamanhos e podemos errar um pouco), 1 copo (o mesmo usado no leite) de óleo de canola, 4 ovos, 12 colheres (sopa) de farinha de trigo, 4 colheres (sopa) bem cheias de queijo parmesão ralado e 2 colheres (sopa) de fermento em pó.

Ingredientes do Recheio: 300g de presunto de peru picadinho, 200g de queijo minas picadinho, 200g de queijo prato picadinho, 200g de frango cozido em cubinhos, 1 tomate sem sementes e picadinho, 3 dentes de alho picadinhos, 1 cebola grande picadinha, 5 colheres (sopa) de azeite e 3 colheres (sopa) de talo de brócolis cozido e cortadinho (eu tinha guardado e cozido). Queijo muçarela, queijo ralado, orégano e azeitonas preta para cobrir, enfeitar,dar um toque e gratinar. Separe a mais umas rodelas de tomate, caso não tenha tomate seco (eu não tinha) ou o que mais preferir.


Modo de Fazer a Massa: bata tudo, deixando o fermento por último. Aí só bata levemente. Antes de pôr o fermento, use sal ao final, se achar que precisa e deixe do seu gosto.

Dica para a Massa: se quiser, pode pôr, para bater também antes do fermento, 1 dente de alho e 1 colher (sopa) de cebola. 

Dica para o Recheio: fiz com o que tinha de sobras na geladeira, mas já fiz de legumes, já fiz com 4 queijos, de frango, de ricota com tomate seco e rúcula, de carne assada desfiada e tantos outros.....

 

Modo de Fazer o Recheio: refogue a cebola e o alho no azeite com margarina, acrescente o milho lavado e escorrido, o tomate, o cheiro-verde e desligue. Ponha em uma vasilha, acrescente o queijo minas, o queijo prato e o presunto e misture bem. Ponha na vasilha da massa e misture tudo.

Como Fazer o Prato: em uma vasilha que vá ao forno (vidro ou assadeira (já fiz nos 2), apenas unte com margarina e passe farinha de trigo e ponha essa mistura. Cubra com queijo parmesão ralado e queijo muçarela a gosto, enfeite com as azeitonas e  leve ao forno. Sirva quente! Pode servir como lanche ou almoço. Faça saladas e arroz branco, se quiser.


 



Dicas de outras tortas de liquidificador ou à mão
da Doce Lar Para Você!










Um ótimo apetite!!!

Beijinhos da Sil!!! :-)

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Arroz de Camarão Cearense com Macaxeira Frita: simplesmente delicioso!


Atendendo a sugestões de nossos seguidores,
posto agora um arroz delicioso!!!!

 

Ingredientes para o Molho Branco2 xícaras (chá) de leite, 2 colheres (sopa) de amido de milho, 1 tablete de caldo de camarão (é difícil achar ou fazer) ou de galinha, 1 colher (sopa) de azeite e 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco.

Ingredientes para o Arroz: 2 colheres (sopa) de manteiga/margarina, 1/4 de xícara (chá) de azeite, 1 cebola picada, 200g de camarões grandes ou médios limpos, 8 azeitonas picadas, 1 cenoura picada e cozida (acabei não usando), 2 colheres (sopa) de leite de coco, 2 xícaras (chá) de molho branco, 2 xícaras (chá) de arroz branco cozido.

Para decorar: macaxeira/aipim/mandioca cozida com sal, água e um pouco de margarina. Depois, retirada a tirinha dura do meio, escorrida e frita em óleo quente. Outra opção seria enfeitar com tirinhas de pimentões (verde, vermelho e amarelo).


Modo de Fazer o Molho Branco: leve ao fogo o leite e o amido de milho ("maizena") em uma panela. Mexa com uma colher de pau até o amido dissolver. Em seguida, adicione o tablete de caldo de camarão ou de galinha, o azeite e o creme de leite. Misture bem até virar um creme uniforme. Reserve. 

Modo de Fazer o Arroz: aqueça a manteiga e o azeite em uma panela grande. Frite a cebola. Em seguida, adicione os camarões, as azeitonas e a cenoura e refogue. Junte o leite de coco e mexa bem. Acrescente o molho branco e o arroz cozido. Deixe apurar. Enfeite com aipim frito ou com os pimentões e sirva bem quente. Bom mesmo!


Bom Apetite!!!
Beijinhos da Sil!!! :-)

domingo, 6 de julho de 2014

Macarrão de Forno: um só prato, uma deliciosa conquista!

É irresistível!
Só não come muito quem não gosta de frango!
E quem não gosta de frango, pode trocar por carne ou 
por ricota com espinafre ou tomate seco com rúcula e ricota, etc.


Basicamente, fiz 2 tipos de molho: um branco e outro
de frango com tomate e ervas. Cozinhei o macarrão, montei as camadas
e cobri com queijo muçarela e ervas e levei ao forno em vasilha de vidro refratário.


Gente, ficou d e l i c i o s o !!!


Importante: pode fazer, congelar sem levar ao forno
e somente levar no dia em que for servir.
Também pode separar em quantas vasilhas quiser (que possam ir ao forno).
Vai depender do nº de convidados....

Bem, nada de ficar só lembrando o que comi.
É hora de postar a receita, não é mesmo?


ENTÃO VAMOS À RECEITA!!!

Ingredientes do Molho Branco: 1 lata de creme de leite e 2 de leite (use a mesma lata como medida),  2 colheres (sopa) cheias de "maizena", 2 colheres (sopa) de margarina, 1 cebola média bem picadinha, 100g de queijo parmesão ralado, sal e noz moscada a gosto.

Ingredientes do Molho do Frango: 1kg de filé de peito de frango cozido em temperos, ervas e sal, escorrido e desfiado (reserve o caldo coado), 3 colheres (sopa) de óleo de soja, 2 colheres (sopa) cheias de margarina, 2 cebolas médias ou grandes picadinha, 2 latas de tomates pelados (picar e reservar), 4 dentes de alho amassados, 1 lata de milho verde lavado e escorrido (não usei na receita, pois nem todos aqui gostam - pus só no meu prato), 2 tabletes de caldo de galinha (para ajudar no cozimento do frango), 2 colheres (sopa) de cheiro-verde, 1 colher (sopa) de pimenta-de-cheiro, 1 colher (sopa) de pimentão picadinho, 1 colher (sopa) orégano, outra de manjericão, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Outros ingredientes: 1 pacote de macarrão ao seu gosto, 6 colheres (sopa) de catupiry (cada uma dividida em 4 pedacinhos), orégano para polvilhar por cima de uns 250g de muçarela fatiada.


Modo de Fazer o Molho Branco: à parte, dissolva a "maizena" em 1/2 copo de leite (use um pouco mais, se precisar) e acrescente o queijo ralado e a noz moscada. Misture bem e reserve. Refogue a cebola na margarina, em fogo baixo, até ficar molinha e mais escura. Coloque 1 1/2 copo de leite e, quando estiver quase fervendo, baixe o fogo e acrescente a mistura da "maizena", mexendo sem parar, até sentir que está uma mistura só, agora em fogo médio até engrossar no ponto de molho grosso. Desligue, ponha o creme de leite sem o soro, misture bem e, se achar que precisa, acrescente o sal. Reserve. Detalhe: se preferir, pode trocar o creme de leite por requeijão de potinho ou requeijão catupiry.

Modo de Fazer o Molho de Frango: cozinhe o frango com caldo de frango, água, sal, ervas (tempere ao seus gosto). Escorra o caldo de frango na peneira e reserve. Desfie o frango (até aqui pode ser feito na véspera, como eu fiz, porque a gente ganha bastante tempo). Refogue as cebolas picadas no óleo com a margarina. Assim que ficar bem mole e um pouco mais escurinha, ponha o alho e refogue. Acrescente a pimenta-de-cheiro e o pimentão e refogue. Ponha o frango e refogue bem. Acrescente as 2 latas de tomate já picadinho (com o molho que vem nele) e o milho, se desejar. Acrescente também 2 conchas do caldo do frango, o orégano, o manjericão e misture bem. Prove o sal e corrija, se precisar. Tampe a panela e vá misturando de vez em quando (quando quiser que vá mais rápido, é só destampar). Tem que ficar com molho no final, pois o forno ressecará esse molho, mas não precisa exagerar na quantidade de molho. É ir dosando - acrescente caldo de frango se precisar. O que sobrar do caldo pode ser congelado.

Sobre o Macarrão: cozinhe o macarrão (fiz com espaguete, mas pode escolher o que quiser) como informado na embalagem, escorra bem (é melhor não ficar molhado para não deixar o molho mais aguado) e ponha fio de azeite nele e misture para que não fique grudado (ou ferva mais um pouquinho de água quente com sal e jogue nele para lavá-lo sem perder o sabor. 

Montagem: Ponha metade do molho vermelho do frango, metade do macarrão, o queijo catupiry (divida em pedaços e distribua em partes iguais para quem for comer, sentir também o sabor dele) e metade do molho branco. Agora, inverteremos a ordem do molho, colocando macarrão de novo, o restante do molho branco e o restante do molho de frango. Cubra com muçarela e polvilhe orégano. Leve ao forno médio preaquecido. Assim que borbulhar bem e ficar gratinado, pode levar à mesa para servir. É o único prato, é farto, deve dar para umas 6 pessoas. Cuidado apenas para as pessoas não queimarem a boca ao começarem a comer.


Coma pouco, se conseguir!!!

Beijinhos da Sil!!! :-)

Linguiça defumada de frango com aipim frito em cubinhos: muito bom e simples de fazer!

Como vocês me pediram, durante o sorteio,
umas comidinhas rápidas, mas gostosas,
que tal mais essa para sua diversão?


Usei a linguiça de frango defumada da marca Copacol
(já era tempo de ganhar dinheiro de tanto que já divulguei os produtos dela, não?).



COMO FAÇO????


Primeiro retiro um "tiquinho" das pontas de todas as linguiças e
 depois corto em rodelas fininhas.
Fervo, mas não demais; somente para retirar a gordura sem tirar o gosto
(e ela não tem muita gordura não) e depois frito em pouco azeite e 
em 1 colher (sopa) de margarina (fogo baixo).



Acrescente 1 cebola grande picadinha e 1 colher (sopa) de cheiro-verde.
Reserve.



Enquanto está preparando, ponha o aipim (a macaxeira/mandioca) na panela de pressão,
com água e sal e 1 colher (sopa) cheia de margarina para amaciar.
Desligue e deixe sair normalmente a pressão.


Escorra, jogue fora as tirinhas do meio de cada pedaço e,
na tábua de vidro (preferência), corte em cubinhos.


Frite e escorra em papel toalha.

 






OBS: não resisti e comi os mais queimadinhos e deixe os mais homogêneos...
...bommmmmmmmmmmm!!!!!!



OU....asse os cubinhos em forno médio preaquecido,
virando de vez em quando....


....até assar bem.





No caso de fritar, como são fritos em porções,
depois de escorrido, ponha em vasilha que vá ao forno
e deixe no forno desligado, mas quente, para conservar,
enquanto termina de fritar tudo.


 Terminando de fritar todo o aipim, 
misture todos os cubinhos fritos com
a linguiça e coma pouco se conseguir!


Sirva com arroz branco e, se quiser, também com saladas.




 

Huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuum!!!!

Beijinhos da Sil!!! :-)