Coxinhas de Frango e Bolinhas de Queijo sem glúten - fáceis de preparar e bem gostosas!

18:56Silmara Aldrighi

A massa fica bem macia e gostosa!
E você ainda pode variar o recheio!


Faça como eu fiz ou mude para carne desfiada com catupiry
ou com salsicha bem fervida e escorrida ou
com ricota, espinafre e alho fritinho...
...ou com o que tiver na geladeira.


Coxinhas maravilhosas e....


...Bolinhos encantadores!


Experimente e coma pouco se conseguir...

  

E agora...vamos à receita!!!


Ingredientes para a Massa: 1 kg de batata bem higienizada, cozida com casca (depois tiradas as cascas, claro), espremidas, 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca, 2 colheres (sopa) de margarina/manteiga, 1/2 colher (sopa - rasa) de sal ou sal a gosto. Óleo para fritar os salgadinhos.

Ingredientes para o Recheio: 1 peito de frango com osso, 2 cebolas pequenas picadas, 1/2 xícara (chá) de cheior verde picado, 1 colher (sopa) de azeite, 1 dente de alho, 1 colher (sal) de sal, 1 tomate picado sem sementes, 4 colheres (sopa) de salsa picada. Também reservei queijo catupiry para pôr no recheio com o frango (somente ao final). No caso das bolinhas de queijo, usei muçarela de búfala cortada em quadradinhos, mas pode usar o queijo de sua preferência.



 

 

 

 



Modo de Fazer a Massa: em uma vasilha, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea e reserve.

Modo de Fazer o Recheio: em uma panela de pressão, coloque o peito de frango com 1 cebola e o cheiro verde, além de 1,5 litros de água e o sal. Retire o peito de frango, desfie-o e o reserve (coe a água à parte e use o caldo em alguma sopa). Em uma panela média, aqueça o azeite em fogo médio a baixo, doure a cebola com o alho. Acrescente o frango desfiado, o tomate e mais sal (caso entenda necessário) e refogue novamente. Ponha a salsa, misture bem e desligue o fogo. Deixe esfriar e reserve. 

Montagem: abra pequenas porções da massa na palma da mão e recheie com o frango. No meio dele, ponha um pouco de catupiry com cuidado. Feche a coxinha, passe no ovo e na farinha de mandioca e frite em óleo quente (no ponto). Escorra em papel toalha e sirva. Ah, na receita original não é preciso passar no ovo, nem na farinha de mandioca. No caso das bolinhas de queijo, ficou mais fácil ainda, pois é formato de bolinha e o recheio é somente o quadradinho de queijo.

Dica 1: Para fechar a coxinha, é só primeiro juntar as "3 pontas" (fictícias, claro - a massa é redonda, ms você imagina as 3 partes que subirão e formarão a ponta), depois modelar juntando 3 dedos e rodando a massa na mão até ficar com o formato de coxinha. Se a mão quiser "grudar" a batata, e só untar a mão levemente mesmo com azeite.

Dica 2: cuidado para não deixar recheio à mostra, principalmente em se tratando do queijo (quadradinho ou do catupiry), pois sairá na hora de fritar.


 

Na receita original (sem o ovo e a farinha de mandioca pelo lado de fora),
ela ficou assim....
As minhas ficaram mais coradinhas.


Também senti uma leve dificuldade de montar,
pois elas pedem carinho e cuidado,
já que a massa é mais molinha e delicada.


Fazia tempo que não fritava nada, 
mas não resisti a esse teste!
Agora é com vocês!

 

Uma ótima semana a todos vocês!!!!

  

Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

2 comentários

  1. Monny,
    Nunca congelei, mas acredito que pode fazer esse teste sim. Pode congelar o que sobrou e descongelar normalmente na geladeira. Já para congelar cru e fritar depois, acho que não dará certo por ser feito com batatas.
    Abs
    Sil

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato