todos

Cocada (de Forno) com Sorvete de Creme: é bem parecida com a do Coco Bambu! Uma delícia mesmo!

00:09Silmara Aldrighi

Ficou mesmo uma delícia!
Lembra muito a sobremesa do Coco Bambu.



Eu não tinha ramequins ou potinhos individuais
que fossem ao forno disponíveis naquele momento.
Nem por isso perdeu o glamour e a delícia de seu sabor.


Foi sucesso. Garanta o seu também!




VAMOS À RECEITA!!!


Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 vidro de leite de coco (200ml), 3 ovos, 1 colher (chá) de extrato de baunilha, 1 pacote de coco sem açúcar (usei o coco ralado na hora lá na barraca das baianas, na Feira do Guará (100g - elas puseram um tiquinho a mais) e 1 colher (sobremesa) de fermento. Compre sorvete de creme (aquele pote de 2 litros, mas use uma bola ou 2 a cada pedaço servido.


Modo de Fazer: se você hidratar o coco, ficará com uma textura melhor ainda - ou seja, primeiro coloque o coco no leite de coco e reserve. Bata, no mixer ou liquidificador, o leite condensado, as gotas de baunilha e os ovos. Escorra o coco e ponha o leite de coco escorrido no liquidificador. Bata de novo. Ponha o fermento e bata agora rapidamente. Virou um creme. Ponha essa mistura na vasilha onde está o coco e misture à mão até que ele seja absorvido. Unte os ramequins ou potinhos ou vasilha com manteiga (existe em spray 0- mais prático, mas usei mesmo o pincel de cozinha). Ponha tudo no forno pré-aquecido a 180ºC, até as bordas começarem a ficar morenas. Elas ficam crocantes nas bordas e macio no centro (é o ponto certo). Cuidado para não assar demais ou usar o forno quente. Retire do forno e sirva imediatamente.


Dica: você pode fazer antes e esquentar no micro-ondas na hora de servir com o sorvete de creme. Fica muuuuuuuuuuuuuito gostoso.



OUTRA OPÇÃO ...
...uma amiga me passou a receita do curso dela de gastronomia em Brasília.
Ficou bem gostosa também!
Só comi a dela, mas não testei essa abaixo ainda.

Ingredientes: 100g de açúcar refinado, 1 lata de leite condensado, 330g de coco ralado, 3 ovos, 330ml de leite e 1 colher (chá) de essência de baunilha.

Modo de Fazer: bata os ovos com açúcar e esência de baunilha. Depois, incorpore o leite condensado até homogeneizar. Acrescente o leite e o coco ralado (pode usar ou não mixer ou liquidificador). Coloque o ppro nas forminhas, asse no forno a 150ºC por uns 30min e finalize a 180ºC/190ºC até dourar a superfície.

Diferenças entre as receitas: não vai fermento nesta receita da minha amiga, mas vai o triplo de coco e vai leite. Fica uma cocada cremosa muito boa mesmo, mas se distancia  daquela do Coco Bambu. Fica mais como outra opção de sobremesa (com ou sem sorvete).

Veja essa cocada de forno que havia postado antes!


Veja como ficou legal quando estava ainda inteiro....


Uma ótima semana pra todos!
Ah, claro, e muito sabor em sua cozinha!

BOM APETITE!!!


Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

2 comentários

  1. Olá Sil!!!!
    Amei essa receita, já salvei nos favoritos para não perder de vista!!!!
    Beijos e um perfeito final de semana pra ti! =)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Déa!
    Boa mesmo. Depois me conta como ficou a sua!
    Bjs
    Sil.

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato