todos

Bacalhau de Forno à Moda da Ivone Fasanella.

23:44Silmara Aldrighi

A Ivone querida (tia para uns, prima para outros) nos proporcionou
diversas alegrias quando estivemos hospedados na casa dela em Campinas.
Esse prato de bacalhau não é somente lindo não. Ele arrasa no sabor!


Uma delas cabe destaque agora mesmo para que possam fazer esse prato no Ano Novo
(ou na Páscoa) e conquistar mesmo! Todos adoraram e repetiram! 


VALEU PRIMA!!!!

E valeu Achiles (marido dela) por gostar muuuuuuito desse prato
e lembrar a ela para fazer para nós! Nota 10 ao casal !!!


Aliás, ela sabe fazer muitos quitutes gostosos e, por isso mesmo,
ele indicou esse aí de final de ano!


Só de lembrar, dá vontade de comer de novo e de novo e de novo!

 


É é simples de fazer: basta seguir as fotos e as dicas!




VAMOS À RECEITA!!!

Ingredientes: 1 kg de bacalhau em postas (dessalgar e usar a água final para cozinhar as batatas - cuidado para não tirar todo o sal e sabor), 10 batatas médias, 4 tomates médios, 4 colheres (sopa) de cebola picadinha, 2 colheres (sobremesa) cheias de alho espremido (pode usar o mixer) + 3 colheres (sobremesa) de alho para fritar no azeite à parte, 1 pimentão verde e outro vermelho cortados em tiras médias (aferventá-los com uma pitada de sal antes de usá-los no bacalhau), umas 20 azeitonas verdes (ou pretas), 4 colheres (chá) de alcaparras, 2 colheres (sopa) de passas (opcional - não foi usado desta vez, pois nem todos gostavam da mistura doce com salgado), orégano a gosto (para polvilhar nas 3 camadas que serão montadas), salsa bem picadinha a gosto (para polvilhar nas 3 camadas ), 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (opcional).

 



Modo de Fazer: dessalgue o bacalhau e reserve. Depois use a água para cozinhar as batatas e as reserve. À parte, ferva os pimentões juntinhos em água e sal, escorra e reserve. À parte, misture com uma colher em uma vasilha: tomates, cebola, alcaparras, alho (2 colheres sobremesa), azeitonas, sal (em torno de 1 colher de sal), orégano e fio "grande" de azeite. Com tudo isso já reservado, agora é só montar. À parte, frite o restante do alho espremido (3 colheres de sobremesa) em fogo baixo sempre, em, mais ou menos ("mais para mais"), 1 xícara de café de azeite (foto abaixo), de vez em quando levantando a panela e balançando para que ele frite por igual sem ficar muito escuro e amargo, já que, no forno, ele dá mas uma douradinha por ficar em cima de tudo.




Montagem: são 3 camadas iguais, mas com alho refogadinho e azeite jogados ao final, por cima. Se achar melhor, pode dividir tudo em 3 partes (menos o alho final). Em um pirex que vá ao forno, primeiro ponha uma "cama" rasinha de azeite extra virgem pra iniciar. Por cima, disponha bacalhau, as batatas, a mistura de tomate com azeitonas, alcaparras etc (ver foto acima), polvilhe salsa e orégano. Faz novamente isso outras 2 vezes. Ao final, por cima, ponha o alho por cima para dar um toque final e distribua o azeite onde ele foi fritinho por cima de tudo. A dica final da Ivone (além de poder usar passar na receita, é que se quiser, pode polvilha queijo parmesão ao final, mas acho que nem precisa de tão bom que é dessa forma. Fica legal jogar mais um azeite extra virgem por cima de tudo antes de levar ao forno médio a baixo pré-aquecido para dar "esquentadinha" geral.






É ou não é fácil????
Faça essa delícia e arrase você também!!!!


Há também outras receitas de bacalhau para você neste Blog!

Um excelente 2015 para todos nós!!!!

Beijinhos da Sil!!! :-)


Você também pode curtir

2 comentários

  1. Olá Sil!!!!
    Nada como ter essas tias prendadas que mimam a gente com comidinhas gostosas! rsrs
    Realmente este prato está de babar, receita já salva nos favoritos!!!
    Beijos, um lindo 2015 pra você e toda família, cheio de muita paz, amor e saúde!!! =)

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andrea!
    Você sempre carinhosa e alegre. Tudo de bom!
    Realmente estava uma delícia e todos nos mimaram na viagem.
    Um 2015 muuuuuuuuuuito especial para você e sua família.
    Bjs,
    Sil.

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato