todos

Empadinhas ou Tortinhas de Legumes (ou com qualquer outro recheio): lanche com bom visual e sabor!

20:38Silmara Aldrighi

Ficaram deliciosas! Prove você também!



No dia em que fiz, congelei 2 das 4 tortinhas/empadinhas,
porque estava preparando uns pratos para deixar pronto,
já que começariam umas viagens a trabalho que interfeririam
nesse curso normal das minhas atividades na cozinha.


Ah, tirei as fofurinhas da forminha para umas fotos.

Essa receita foi da Cozinha Fácil, de fev/2000.
Adorava essas revistas....
....guardo umas até hoje!






VAMOS À RECEITA!!!

Ingredientes da Massa: 500g de farinha de trigo peneirada, 250g de manteiga com sal, 1/4 de xícara de água.

Ingredientes para o Recheio: 2 colheres (sopa) de manteiga, 1 alho-poró, 1 cebola grande, 200g de milho congelado (pode ser do outro de latinha também), 200g de vagem fina congelada (costumo, higienizar, cortar e guardar e congelar a vagem da feira - corto na largura, com o comprimento de 1/3 do dedo indicador - acabo cortando cada uma em 4 partes), 200g de ervilha fresca ou congelada (costumo, higienizar, cortar e guardar e congelar a vagem da feira), 2 cenouras cortadas em cubinhos e cozidas (Costumo guardar congeladas cruas), 4 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de leite, sal e pimenta-do-reino a gosto.

 

Modo de Fazer a Massa: misture a farinha com a manteiga até formar uma farofa. Acrescente a água aos poucos e trabalhe a massa até ficar lisa e homogênea (a quantidade de água varia conforme a umidade do dia). Deixe descansar por 2 horas na geladeira, embrulhada em filme plástico.

Modo de Fazer o Recheio: em uma panela antiaderente, aqueça a manteiga e refogue o alho-poró até ficar transparente. Acrescente a cebola, refogue por mais alguns minutos e junte os legumes. Cozinhe até ficarem macios, mas al dente. Acrescente a farinha de trigo, misture bem e junte o leite, mexendo com uma colher de pau ou outra própria para panela de terfal. Cozinhe em fogo baixo até engrossar um pouco e formar um creme. Tempere com sal e pimenta e desligue o fogo.

Montagem: retire a massa da geladeira e forre as laterais e o fundo de 4 forminhas para torta de 10cm de diâmetro. Distribua o recheio e cubra as forminhas com a massa restante. Leve para assar em forno moderado preaquecido (180ºC), por uns 30 a 40 minutos ou até dourar. Sirva quente!

Dica: para CONGELAR, não deixe a torta dourar muito. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme as tortinhas, embale-as em filme plástico e leve ao freezer. Na hora de servir, retire as tortinhas do freezer e deixe em temperatura ambiente por 30 minutos. Aqueça o forno a 180ºC (moderado) e aqueça as tortas.



Não deu tempo, mas faltou a foto com a tortinha/empadinha no prato e os enfeitinhos.
______________________________________________________________________


Fiz com esses vegetais da receita, mas
escolha seus vegetais e recheie sua torta!



Outras receitas do mesmo tipo...









Uma ótima semana a todos!!!!

Beijinhos da Sil!!! :-)







Você também pode curtir

2 comentários

  1. Olá...ficaram lindas...queria saber se se congelar não compromete o crocante da massa depois?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe a demora, mas doença na família está me fazendo ficar longe por um tempo. Saudade de vocês!
    Bem, respondendo.... já congelei bastante empadas e quiches e ficam crocantes depois também, se descongelados normalmente na geladeira, deixados para ficarem na temperatura ambiente antes de irem ao forno do fogão. No micro-ondas, perderá totalmente a crocância que amamos!
    Bjs
    Sil

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato