Bolo de Aipim - em forminhas ou inteiro: você vai gostar de qualquer jeito!

20:29Silmara Aldrighi

Gente, prometi e testei o bolo da minha amiga. Ficou uma delícia!
Só troquei o açúcar comum por metade demerara e metade mascavo.
E deu certo!


Tirei foto dos 2 lados do bolo para verem como ficou.
Levei inteirinho para o trabalho e fiz uns menores para casa.
Foi sucesso nos 2 lugares! Bom, né?


Esses foram os bolinhos de casa.
Com a receita que deixarei abaixo pra vocês,
dividi em 6 menores e todo o restante foi para o bolão!


Acabou rapidinho em casa e no trabalho.
A gente que vai isso tudo com carinho só pode ficar feliz!


Veja a foto da hora em que tirei do forno...


E das forminhas de silicone também.


Enfim, bom apetite pra você também!
Quando fizer o bolo, conte-me como ficou o seu, ok?
Aqui, poderá ver minha outra postagem sobre esse bolo.
Foi de lá que tirei a receita.


Meu único pecado foi esquecer de tirar a foto dele cortado....


VAMOS À RECEITA!

Antes, uma amostra do bolo ao entrar no forno e até ficar pronto!

 

   





Ingredientes: 1kg de aipim cru ralado (comprei assim na barraca das baianas na Feira do Guará, pertinho de Brasília - lá eles ralam na hora - pus na geladeira, para finalizar o almoço e só fiz o bolo à tarde - e deu certo - a moça colocou quase 100g a mais de aipim), 2 xícaras (chá) de açúcar branco (usei metade demerara e metade mascavo), 1 garrafinha de 200ml de leite de coco, 200ml de leite (pode usar 150 também se seu aipim for 1kg), 4 ovos, 2 colheres (sopa - cheias) de manteiga ou margarina sem sal (se for com sal, não acrescente o sal desta receita), 1 colher (chá) de sal, 1 coco ralado fresco (comprei na mesma barraca das baianas e pedi para elas separarem saquinhos de 100g - usei 150g) e 1 colher (chá) de fermento em pó.

Dica: antes de fazer o bolo, separei tudo e deixei o coco ralado mergulhado no leite de coco - antes de iniciar o bolo, escorri em uma peneira - pus o leite no liquidificador e o coco em uma vasilha grande que usei depois. 

Modo de Fazer: como estou com um liquidificador mais fraquinho (comprarei antes das festas de final de ano um melhor, pois às vezes faz falta) - e a falta de um melhor, neste caso, acabou me ajudando a fazer um bolo melhor - bati no liquidificador os ovos, a manteiga, o leite de coco, o leite e o açúcar demerara (1 xícara de chá) e o sal. Depois de homogênea essa mistura, pus o aipim cru ralado e bati mais um pouco até virar a mistura grossa. Tive até de usar o modo pulsar para ir parando e misturando. Pus essa mistura na vasilha grande onde tinha deixado o coco ralado (ficou um ralado grosso), acrescentei o açúcar mascavo, misturei bem à mão e, por último, pus o fermento em pó. Com a mistura pronta e a forma untada e enfarinhada (forma de buraco no meio), pus a massa e pus para assar. Antes de pôr na forma, untei só com um pouco de manteiga (por precaução) a forma de silicone e pus a massa em 6 partes, deixando 1 dedo de espaço para ela crescer. O restante dela foi todo para a forma brande de buraco no meio. O bolo ficou ótimo e molhadinho dentro. O grande ficou mais molhadinho que os pequenos, mas eles também ficaram. Bem, foi tudo embora rapidinho!



Um ótimo final de semana a todos vocês!

 


Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato