Bifes de filé mignon na frigideira com verduras e azeitonas

15:49Silmara Aldrighi



Vamos conversar sobre os bifes e depois poderá ler essa receita simples
que, de tão simples, nem parece receita.


É que às vezes parece fácil fazer um bife de filé mignon...e é.
Mas isso se seguir alguns passos para que
ele fique douradinho e suculento ao mesmo tempo. 

Vejamos......

Já fiz com contra filé e alcatra que também são bons para isso, mas aqui em casa, quem come carne, se for comer bife, quer sempre bem macio. Parece que, nesse caso, o corte da carne é diferente. O normal é que se corte no sentido contrário ao das fibras. Neste caso, é para cortar no mesmo sentido, para que elas não se rompam e não percam o suco dos bifes na frigideira.

Como dificilmente comemos carne aqui em casa e mal sei cortá-las, acabo recorrendo sempre a um lugar confiável, em que alguém de lá saiba (que vergonha, né?). O senhor que normalmente me atende no Oba (mercadinho em Brasília) sempre me dá dicas. Essa lá em cima foi dele. Já me explicou que ele tira peles e nervos, mas não a lateral da gordura, porque é preciso fazer com ela e depois se tira ao comer. É ela que dá o sabor. Ah, por falar em sabor, a outra dica é não temperá-lo antes de fritá-lo, para que não fique mais duro.

Mais dicas sobre bifes aqui OU aqui OU aqui!



O que fiz foi fácil: bastou pôr pouquíssimo óleo ou manteiga na frigideira antiaderente e em fogo alto (se puser azeite, como usará fogo quente, ele perderá as propriedades – se tiver atrás de um óleo melhor, use o de coco – eu acabei usando o de soja mesmo desta vez, mas já fiz com manteiga também) e fritar os bifes dos 2 lados.

Depois, ao ver que estava corando, ia esfregando e virando. Fiz o mesmo do outro lado. Esfreguei os bifes pela frigideira, pois assim ele vai pegando o douradinho e fica lindo. Mas pode também não deixar muito dourado, pois pode alguém querer ao ponto. Bem, eu tinha visita de última hora e acabei fazendo assim.

Se o bife ficar muito tempo parado, vai formando água. Aliás, esse processo todo é muito rápido mesmo. Mas antes de pôr os bifes na panela, não esqueça que eles precisam estar sequinho (se precisar, enxugue-os com “papel toalha” ou compre cortados no isopor com aquele processo que suga o sangue que escorre da carne). Estando prontos, retire-os da frigideira e os tempere a gosto. Como “o menos é mais”, se temperá-los com sal, pimenta e, talvez, uns pingos de suco de limão, seja suficiente. Fiz isso, mas também refoguei umas verduras para misturar com eles. Vaja adiante....


Fiz assim: primeiro cortei 1 cebola (pode cortar as cebolas em rodelas ou em pedacinhos), dentes de alho (cortados em lâminas ou picadinhos), 1 tomate (tirei as sementes, mas não tirei a pele para ele não desmanchar) e reservei. Separei também 6 azeitonas (cortei em rodelas finas e outras mais grossas) e 2 colheres (sopa) de cheiro-verde. Retirei os bifes da frigideira e pus à parte em uma vasilha (que logo deixei no forno desligado para pegá-los em seguida). Pus, nessa mesma frigideira que fritou o bife, uns pingos de óleo e, assim que esquentou bem, refoguei  a cebola e o alho (poucos minutos) e já acrescentei o tomate .

Refoguei mais um pouco, pus as azeitonas e o cheiro verde. empurrei para o lado, peguei de volta os bifes e joguei essa mistura por cima, também, deixei 2 minutos e desliguei e logo servi. É tudo bem rápido mesmo. Esqueci de dizer: como tinha em torno de 1 colher de (sopa) de pimentão em um mini pote na geladeira, pus para refogar um pouco com a cebola e o alho. Mas nem precisava. Normalmente o pimentão leva mais tempo para refogar e acabei tirando antes desse tempo para não prejudicar a cebola.


Dica 1: você pode só fritar as rodelas de cebola e pôr em cima dos bifes. Já fiz assim. Desta vez pus mais verduras. Ah, se fritar demais as rodelas de cebola, elas ficarão murchas.
Dica 2: você pode também, depois de pronto, pôr molhos e cremes em vasilhas separadas para as pessoas que gostarem colocarem por cima.

 

Minha amiga sabia que eu estava com pressa e disse pra servir assim mesmo...
..e foi assim, quentinha, que a frigideira foi direto para a mesa.


Comidinha rápida, caseira e gostosa,
para você não perder tempo mesmo!

Um ótimo final de semana!

Beijinhos da Sil !!! :-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato