Salgadinho Alternativo: Grão-de-Bico Assado com Especiarias - Experimente!

17:08Silmara Aldrighi

Fiz durante a Copa 2014, mas só agora estou postando.

Encontrei algo alternativo aos salgados tradicionais e resolvi testar. 


Na revista falava-se que era para substituir o 
amendoim, mas fica bem diferente.
Para mim, são coisas totalmente distintas,
mas eu gostei sim, já que gosto de grão-de-bico.


As fotos não ficaram muito boas, mas o salgadinho ficou!



Eu acho que deixei tostar mais que deveria essas últimas abaixo..
..mesmo assim, eu ainda gostei!



Ingredientes: 2 latas de grão-de-bico (eu fiz o grão-de-bico e medi na lata que acabara de fazer o doce de leite de panela de pressão) escorrido em uma peneira, 1 colher (sopa) de páprica doce, raspas de 1 limão, 3 colheres (sopa) de azeite, 1 colher (sopa) de cominho em pó (não pus, pois não tinha), 1 colher (café) de orégano, outra de salsa e outra de manjericão e sal, se precisar. Se quiser, pode também pôr pimenta-do-reino moída na hora (não pus).

Modo de Fazer: preaqueça o forno a 200ºC (em torno disso). Ponha o grão-de-bico bem escorrido em uma assadeira (pode passar água levemente para retirar algum caldo grosso que fique no grão), acrescente todos os temperos (não ponha as raspas de limão), misturando bem com uma espátula e/ou chacoalhando a assadeira em movimento de "vaivém". leve para assar no forno por cerca de 40 minutos, retirando por 2 vezes a assadeira durante esse tempo para ir virando e assando por igual. Sirva a seguir ou deixe esfriar e guarde o salgadinho em pote bem fechado para não amolecer. 

Consegui a foto da revista...é essa abaixo,
que estava sendo usada em um site também.


Gostou? Tem grão-de-bico em casa? Que tal pegar um pouquinho dele e testar?

Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

4 comentários

  1. Oi Sil,
    Já tinha visto essa receita e fiquei curiosa para experimentar. Vou testar a sua e depois lhe conto.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Combinado, Lylia!
    Sucesso em sua palestra dia 02 às 16h, no I Enconto On line de Culinária (http://www.institutogourmet.com.br). Sucesso no seu Blog também (http://www.sosimplesassim.com.br). Vi que fez bolo com banana da terra e fiquei feliz. Estamos sempre em sintonia. Fiz ontem um bolo de banana nanica.
    Bjs,
    Sil

    ResponderExcluir
  3. Tânia, eu o cozinhei sem deixar mole (deixar do tipo al dente do macarrão" em que é se come sem estar mole, entende?). Por isso falei que era pra escorrer bem por causa do caldo grosso. Também informei que fiz o grão-de-bico e depois o medi em 1 lata, mas realmente não ficou bem explicadinha. É bom sempre perguntar mesmo para ter essa certeza. Mas já vi postagem em que fazem esse salgadinho cru mesmo.....eu nunca testei cru, mas testarei também. BOA DICA! Veja a receita deste chef em site de confiança: http://www.bolsademulher.com/receitas/dica-de-salgadinho-saudavel-para-dieta-grao-de-bico-assado - se ele diz que ficará gostoso, deve ficar mesmo. Neste outro, o grão é cozido antes: http://allrecipes.com.br/receita/834/gr-o-de-bico-crocante.aspx
    Abs e sucesso!
    Sil.

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato