Gostosinho de Carne Moída e Queijo Derretido: Buraco Quente no Capricho!

17:25Silmara Aldrighi

Não resisti e tirei uma foto após 2 "dentadas"....
...hummmmmmm, bom demais!
Conheci esse "prato", mas sem o queijo por cima,
em uma rede de supermercados de Fortaleza
Só a foto do link do supermercado que é
mais antiga do que o que eu frequentava.
O da foto deve ser no Centro da cidade e o outro 
que eu ia era de um bairro que surgiu bem depois:
ele ficava na Av. Engº Santana Jr, onde depois ficou o BomPreço.

Só em casa ou no Romcy, ficava gostoso assim.
e o chamavam de "Gostosinho"....
...na verdade, devia ser gostosão, pois é uma delícia!


  Pois não é que agora, ao mostrar as fotos à colega de trabalho, Márcia
de Londrina, fiquei conhecendo como Buraco Quente?

Bem, depois outras colegas me disseram que o nome era esse também.
E, claro, tem lógica esse nome, mas eu ão sabia mesmo.
Como não sou chef, nem conhecedora de tudo, mas apenas
uma apaixonada por receitas gostosas e em criar e reproduzir
gostosuras para a família e os amigos, fico feliz 
em compartilhar sempre com vocês o que dá certo.


 Por isso mesmo resolvi juntar os 2 e, com ajuda dela,
escolhemos o título desta postagem.


 VAMOS À RECEITA AGORA????

 


Ingredientes: 400g de carne moída (quando dá, procuro pedir para moer 2 vezes e escolho sem gordura. Ou é só comprar moída mesmo e de boa procedência), 6 dentes de alho picadinhos ou espremidos, retirando antes a tirinha que fica no meio deles, 2 cebolas médias picadinhas, 1 pimentão verde (pequeno) picadinho, 1 tomate (sem sementes) picadinho, 1/2 xícara (chá) de molho de tomate refogado (pronto), 6 azeitonas picadinhas, cebolinha e cheiro verde a gosto, 1 colher (sopa) de molho shoyo, 1 colher (sopa) de mostarda (opcional – não usei, porque não tinha em casa), 1 colher (café – pequenina) de pimenta  branca em pó, sal a gosto, azeite para refogar, pães franceses fresquinhos, e ervas de Provence (Ervas de Provence: tomilho, alecrim, louro, manjericão, segurelha, alfazema) a gosto (acabei usando 1 colher de café de orégano + outra de manjericão + outra de salsa + outra de alecrim + outra de tomilho + meia colherzinha de café de louro em pó), fatias de queijo muçarela ou prato e queijo parmesão ralado para polvilhar.
     
 

Modo de Fazer: refogue, em fios de azeite pré-aquecido, a cebola e o alho. Quando estiverem macios e douradinhos, acrescente a carne e refogue tudo, mexendo sempre para que a carne não grude no fundo da panela. Para que fique miudinha ( que às vezes gruda uma na outra e ficam parecendo uns bolinhos bem pequeninos de almôndegas), costumo usar o amassador de batatas. Ela vai soltando água da própria carne e ficando separadinha. Depois a água vai secando. Ah, usei também uma panela com material antiaderente. Bem, assim que ficar mais douradinha, ponha o pimentão e o tomate picadinhos, as azeitonas, o shoyo, o molho de tomate, a pimenta, as ervas secas, pimenta e sal a gosto (cuidado para não exagerar no sal, já que ervas temperam e shoyo é salgado). Deixe no fogo por cerca de uns 20min, sem esquecer de mexer, para o recheio ficar mais sequinho. Ao desligar a carne, acrescente a cebolinha e o cheiro verde a gosto e misture bem e reserve. No meu caso, foi o tempo de meu filho chegar com o s pães quentinho....tivemos tanta sorte que haviam acabado de sair do forno. Ficou tudo fresquinho..... ah, ao final, se ainda restar molho de tomate ou um molhadinho, pode escorrer um pouco a carne refogada ou pegar com escumadeira.

 

Montagem: com cuidado, corte uma tampinha do pão francês e vá retirando o miolo ou empurrando para as laterais e o fundo (vai depender do tanto de miolo que tem o pão de sua padaria – os meus, quase não tirei nada e os empurrei mesmo, porque tinha pouco). Acabei fazendo isso (empurrando para o fundo e as laterais) com uma colher de chá mesmo e fui pressionando para ir até o fim e ter bastante recheio – por isso só deram 5 pães (depende também do tamanho do pão – aquele pequenino deve ficar lindo...farei nele na próxima vez). Depois de colocar o recheio dentro desse do buraco formado no pão, arrume esses pães recheados em uma forma, acrescente fatias de queijo sobre eles, salpique orégano e/ou queijo parmesão ralado e leve ao forno médio pré aquecido rapidamente, somente até o queijo derreter e formar uma crosta douradinha.  Retire do forno e sirva em seguida. No meu caso, o pessoal de casa viu o pão quentinho chegar e estava apressado para comê-lo...e também ninguém queria que ele ficasse duro. Foi o tempo somente de o queijo derreter mesmo e eu retirar tudo e servir...só minha filha não comeu (fiz um de ricota com espinafre para ela – eu tinha o recheio que sobrou das panquecas), pois não ela come carne.

 
E aí, não vale a pena? Claro que sim!


Experimente com outros recheios também!!!

Ah, um mimo para quem conheceu Fortaleza
antes da globalização...clique aqui ou aqui!Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato