Macarrão de Forno: um só prato, uma deliciosa conquista!

20:07Silmara Aldrighi

É irresistível!
Só não come muito quem não gosta de frango!
E quem não gosta de frango, pode trocar por carne ou 
por ricota com espinafre ou tomate seco com rúcula e ricota, etc.


Basicamente, fiz 2 tipos de molho: um branco e outro
de frango com tomate e ervas. Cozinhei o macarrão, montei as camadas
e cobri com queijo muçarela e ervas e levei ao forno em vasilha de vidro refratário.


Gente, ficou d e l i c i o s o !!!


Importante: pode fazer, congelar sem levar ao forno
e somente levar no dia em que for servir.
Também pode separar em quantas vasilhas quiser (que possam ir ao forno).
Vai depender do nº de convidados....

Bem, nada de ficar só lembrando o que comi.
É hora de postar a receita, não é mesmo?


ENTÃO VAMOS À RECEITA!!!

Ingredientes do Molho Branco: 1 lata de creme de leite e 2 de leite (use a mesma lata como medida),  2 colheres (sopa) cheias de "maizena", 2 colheres (sopa) de margarina, 1 cebola média bem picadinha, 100g de queijo parmesão ralado, sal e noz moscada a gosto.

Ingredientes do Molho do Frango: 1kg de filé de peito de frango cozido em temperos, ervas e sal, escorrido e desfiado (reserve o caldo coado), 3 colheres (sopa) de óleo de soja, 2 colheres (sopa) cheias de margarina, 2 cebolas médias ou grandes picadinha, 2 latas de tomates pelados (picar e reservar), 4 dentes de alho amassados, 1 lata de milho verde lavado e escorrido (não usei na receita, pois nem todos aqui gostam - pus só no meu prato), 2 tabletes de caldo de galinha (para ajudar no cozimento do frango), 2 colheres (sopa) de cheiro-verde, 1 colher (sopa) de pimenta-de-cheiro, 1 colher (sopa) de pimentão picadinho, 1 colher (sopa) orégano, outra de manjericão, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Outros ingredientes: 1 pacote de macarrão ao seu gosto, 6 colheres (sopa) de catupiry (cada uma dividida em 4 pedacinhos), orégano para polvilhar por cima de uns 250g de muçarela fatiada.


Modo de Fazer o Molho Branco: à parte, dissolva a "maizena" em 1/2 copo de leite (use um pouco mais, se precisar) e acrescente o queijo ralado e a noz moscada. Misture bem e reserve. Refogue a cebola na margarina, em fogo baixo, até ficar molinha e mais escura. Coloque 1 1/2 copo de leite e, quando estiver quase fervendo, baixe o fogo e acrescente a mistura da "maizena", mexendo sem parar, até sentir que está uma mistura só, agora em fogo médio até engrossar no ponto de molho grosso. Desligue, ponha o creme de leite sem o soro, misture bem e, se achar que precisa, acrescente o sal. Reserve. Detalhe: se preferir, pode trocar o creme de leite por requeijão de potinho ou requeijão catupiry.

Modo de Fazer o Molho de Frango: cozinhe o frango com caldo de frango, água, sal, ervas (tempere ao seus gosto). Escorra o caldo de frango na peneira e reserve. Desfie o frango (até aqui pode ser feito na véspera, como eu fiz, porque a gente ganha bastante tempo). Refogue as cebolas picadas no óleo com a margarina. Assim que ficar bem mole e um pouco mais escurinha, ponha o alho e refogue. Acrescente a pimenta-de-cheiro e o pimentão e refogue. Ponha o frango e refogue bem. Acrescente as 2 latas de tomate já picadinho (com o molho que vem nele) e o milho, se desejar. Acrescente também 2 conchas do caldo do frango, o orégano, o manjericão e misture bem. Prove o sal e corrija, se precisar. Tampe a panela e vá misturando de vez em quando (quando quiser que vá mais rápido, é só destampar). Tem que ficar com molho no final, pois o forno ressecará esse molho, mas não precisa exagerar na quantidade de molho. É ir dosando - acrescente caldo de frango se precisar. O que sobrar do caldo pode ser congelado.

Sobre o Macarrão: cozinhe o macarrão (fiz com espaguete, mas pode escolher o que quiser) como informado na embalagem, escorra bem (é melhor não ficar molhado para não deixar o molho mais aguado) e ponha fio de azeite nele e misture para que não fique grudado (ou ferva mais um pouquinho de água quente com sal e jogue nele para lavá-lo sem perder o sabor. 

Montagem: Ponha metade do molho vermelho do frango, metade do macarrão, o queijo catupiry (divida em pedaços e distribua em partes iguais para quem for comer, sentir também o sabor dele) e metade do molho branco. Agora, inverteremos a ordem do molho, colocando macarrão de novo, o restante do molho branco e o restante do molho de frango. Cubra com muçarela e polvilhe orégano. Leve ao forno médio preaquecido. Assim que borbulhar bem e ficar gratinado, pode levar à mesa para servir. É o único prato, é farto, deve dar para umas 6 pessoas. Cuidado apenas para as pessoas não queimarem a boca ao começarem a comer.


Coma pouco, se conseguir!!!

Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

2 comentários

  1. Que delícia, Sil!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pri,
    Tava tão bom que eu tive que me controlar para não comer além do que deveria......Bjs.
    Sil

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato