Casquinha de Caranguejo/Siri: se comprar a carne congelada, é fácil de fazer!

22:45Silmara Aldrighi

Uma delícia!!!
Além de caranguejo ou siri, pode ser feito com bacalhau também!

Eu não tenho a "concha de vieira" ou "cumbuquinha" de barro para pôr
e improvisei com uma forminha de empada grande.
Você pode optar por usar carne de siri também ou 
bacalhau desfiado e até não usar o queijo.



Essa receita foi tirada da minha coleção Abril:
Cozinha Regional Brasileira - Ceará

Veja a casquinha que comi em Aracaju (Sergipe).
Também estava uma delícia!




VEJA COMO É FÁCIL e GOSTOSO!

Ingredientes: 1 colher (chá) de azeite, 1 colher (chá) de manteiga, 1/2 cebola média picada, 2 dentes de alho picadinhos, 1/2 pimentão verde picadinho, 1/2 tomate picadinho, 1 pimenta-de-cheiro picadinha, 250g de carne de caranguejo cozida e desfiada, 1/2 xícara (chá) de leite de coco, 1/2 xícara (chá) de creme de leite, 1 colher (chá) de calorífero em pó, sal a gosto, 1/2 colher (sopa) de coentro picado e 1/2 colher (sopa) de cebolinha picada.

Modo de Fazer: aqueça a manteiga/margarina e o azeite em panela antiaderente e refogue a cebola com o alho, o pimentão e o tomate. Em seguida, acrescente a carne de caranguejo, o leite de coco, o creme de leite e o colorífico (colorau) e mexa bem por mais uns 5 minutos. Prove o sal e finalize salpicando coentro e cebolinha. Misture e desligue o fogo. Arrume a carne de caranguejo (ou siri) refogada. Pode servir. Agora, se resolver pôr queijo como eu, é hora de pôr por cima e levar ao forno. Veja a dica abaixo.

Dica: por cima da casquinha, experimente colocar requeijão, muçarela ou parmesão e leve ao forno médio para gratinar.



Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

2 comentários

  1. Oi Sil!!! Essas casquinhas estão de dar água na boca!!! Ficaram lindas! Esta base que você mostra na foto é de que material? Normalmente, eu uso umas descartáveis, mas não ficam tão bonitas!
    Hoje vim conhecer o blog, com certeza vou voltar muitas vezes!!!
    Se quiser visitar meu cantinho, será muito bem-vinda! Beijos e boa semana!!
    http://deliciasdavodeo.blogspot.com.br/
    www.facebook.com/ReceitasdoBlogDeliciasdaVoDeo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andrea,

    Estava ontem em Fortaleza (80 anos do meu pai) e vi sua mensagem e estou respondendo Só não faço isso se não der mesmo. Vamos lá....

    Adorei sua postagem! Já vi seu Blog e adorei. Parabéns! Mais tarde entrarei no facebook para dar uma curtida também. Vamos trocar receitas sim. Vi que tem descendência portuguesa e acho a culinária lusitana muito gostosa mesmo. Veja essa postagem sobre um livro que ganhei de presente (só com receitas portuguesas):

    http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2013/01/bacalhau-portugues-com-broa-joana-roque.html

    Amanhã mesmo, como trabalharemos somente até 12h30 aqui em Brasília, farei seu patê de azeitonas para acompanhar os demais quitutes na hora do jogo. Por coincidência, tenho bastante azeitonas.

    Ah, quase esqueço: aquela foto com copos e a que está logo embaixo não são minhas, mas como são as mais próximas do que conheci, postei como sugestão. A de baixo é de porcelana e a que tem copos é uma imitação de casquinha de caranguejo. Já vi também com barro. As minhas, fiz em formas antiaderentes para empada (forminhas maiores). Deixei umas como estão e servi assim. Em outras, peguei a forminha de quente a morna (com aquelas luvas próprias) e, com uma faquinha para paté, soltei um pouco as laterais. Ao soltar as casquinhas, coloquei em cima de um pouco de purê de batatas para ficar firme (em pratinhos individuais e servi). O que as deixou mais lindas foi o queijo. Nem sempre os restaurantes servem com queijo.

    Um grande abraço e continue conosco!
    Sil

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato