Caldeirada de Filhote com Pirão, uma delícia do Pará e do Amapá para você!

11:13Silmara Aldrighi


Nada como  almoçar fora no dia das mães e ficar com tempo para postar mais receitas....

Bem, havia experimentado uma caldeirada há anos em Belém e agora saboreei em Macapá.
Tomei um suco de taperebá (cajá, no nordeste).
O prato estava gostoso e simples e nos pareceu mais light.
Aproveitei o dia de hoje para uma homenagem diferente!

Embora prefira peixe de água salgada, gostei do Filhote!
O prato pode ser feito com outro peixe de água doce de carne branca e tenra.



Engraçado é que, mesmo o prato tendo chegado bem quente em nossa mesa (veja a foto),
como estava perto do ar condicionado, não suei como minha amiga.

Já em Belém, havia comido, com um casal de amigos, uma peixada deliciosa,
em um restaurante de uma "Prainha" (não lembro o nome)...
...lugares incríveis que a gente conhece e nunca esquece!
Em Macapá, comemos no Restaurante Amazonas.

Agora, vamos à receita que consegui!
Ah, não havia camarão na que escolhi, mas acrescentei à receita.

Ingredientes: 1kg de postas de filhote, 3 limões, alho picado a gosto (eu gosto bastante de alho e sugiro uns 8 dentes sem o fiozinho que fica no meio deles), sal a gosto, 1/3 xícara de água, 2 cebolas médias, 2 tomates sem as sementes, 1 pimentão pequeno sem as sementes, 2 batatas médias ou 1 grande, 4 dentes de alho descascados, 3 ovos, 15 camarões-rosa médios sem casca, 2 xícaras de farinha-d'água, 2 pimentas-de-cheiro sem as sementes, 1/2 xícara (chá) de cebolinha, coentro, salsa, alfavaca e chicória-do-pará picadinhos e misturados e azeite a gosto.

 

Modo de Fazer: lave o peixe em água corrente. Faça um "vinha-d'alho" com o suco de limão, o alho picado, sal e água (1/3 da xícara). Envolva as postas de peixe com essa mistura e deixe descansar por umas 3 horas. À parte, cozinhe os ovos em outra panela até ficarem duros. Em uma panela com 2 litros d'água e cozinhe as cebolas, os tomates, o pimentão, a pimenta-de-cheiro, o alho e as batatas (todos cortados em pedaços bem grandes - no restaurante, eles deixaram 1 batata inteira, mas acho melhor cortá-la em 3 partes ou em 6, se forem 2 batatas, já que são 3 ovos e o prato dá para 3 pessoas comerem com pirão e arroz branco) com pouco sal. Conforme forem ficando cozidos, retire-os, um-a-um, com a escumadeira e reserve. Depois descasque-os e os reserve. Quando os acompanhamentos estiverem cozidos, ferva o caldo de legumes por mais 5 minutos e ponha nele as postas de peixe com o camarão e cozinhe por 7 minutos. Separe pouco 500ml desse caldo para fazer pirão. Em uma panela, ferva o o caldo e acrescente a farinha d'água aos poucos, mexendo sempre em fogo baixo, até formar um pirão de consistência não muito mole. Em uma panela de barro, ponha as postas de filhote, os camarões, as cebolas, os tomates, o pimentão, a pimenta-de-cheiro, o alho, as batatas e os ovos, cobrindo com o caldo bem quente. À parte, coloque o pirão e o decore com raminhos de salsa.

Bem diferente da peixada do Nordeste, não é?
Mas é isso que gosto nesse enorme Brasil:
suas deliciosas diferenças culturais e gastronômicas!
Consegui a receita para postar para nós!


Veja também outra peixada postada em nosso site,
assim como peixe com camarão e ensopadinho
ou ainda uma fritada de peixe com o que sobrou!

ESPERO QUE SUA CALDEIRADA FIQUE MUITO BOA, 
ASSIM COMO SUA PEIXADA,
INDEPENDENTE DO PEIXE QUE USAR!!! 

Beijinhos da Sil!!! :-)

Você também pode curtir

4 comentários

  1. Silmara - parabéns pela caldeirada. Porém pergunto: vc conhece o peixe Tamuatá? É muito gostoso, com tucupi, pimenta de cheiro, salsinha, cheiro-verde, jambú, cebola, pimentão (verde/amarelo/vermelho), sal a gosto,tomate s/caroço. E dos deuses.

    ResponderExcluir
  2. Não conheço não, mas muito grata por complementar com essa nova dica por aqui! Sucesso em seu blog. Como disse em minha última postagem, não movimento mais este blog, mas deixe tudo aqui disponível para quem quisesse. Só uso o facebook.com/docelarparavoce

    ResponderExcluir
  3. Tamuata é muito gostoso, porém muito pitiu. Costumo comer o mesmo uma vez ao ano, sem dúvida é uma delícia. Ah sargentao.

    ResponderExcluir
  4. Bom apetite pra você!

    No meu penúltimo post, falo que não tenho com vir mais aqui (digo penúltimo, porque acabei de postar o último que trata do lançamento do meu livro).

    Ia desativar meu blog, mas muitos pediram que deixasse para que buscassem as receitas e deixei, mas com dó no coração, porque eu teria de ficar entrando e respondendo e não consigo. E nem todos sabem disso porque entram direto na receita.

    Meu dilema mesmo é deixar o blog, mesmo parado, disponível e eu sem responder nada, ou desativá-lo de vez. Por enquanto, ficará disponivel, mas não gosto de não ficar respondendo.

    Hoje, pela postagem sobre o meu livro, acabei vindo aqui.


    Bjssss....Sil

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato