Charutinhos ou Trouxinhas de Repolho com Carne ou de Legumes e Verduras: aproveite essa delícia!

00:06Silmara Aldrighi

Faço de vez em quando e costumo inovar.
Adoro sempre!


Desta vez fiz com a carne, tradicional,
mas outras de legumes e verduras


Essas trouxinhas podem ficar gordinhas assim... 


ou compridinhas assim...


Cortei o repolho assim na primeira vez,
retirando as folhas pelos talos, recheando e colocando cru na panela,
mas vi que parte rasga.


 

Na outra vez, primeiro dei uma fervura no repolho, 
deixei esfriar depois cortei as folhas pelo talo.

Arrumei na panela assim de pois de recheado....




VAMOS À RECEITA AGORA & MAIS DICAS DEPOIS!


Ingredientes: 150g de  arroz cru, 500g de patinho moído, 1 colher (sopa) de manteiga/margarina, pimenta síria a gosto (eu não tinha e usei 1 colher (sopa) de pimenta-de-cheio picadinha, 1 colher (sopa) de pimentão verde picadinho), 1 repolho médio inteiro, 2 dentes de alho com casca e outros 4 dentes de alho picadinhos, 3 tomates maduros picadinhos, 1 colheres rasas (sopa) de hortelã, 1 cebola grande picadinha (na receita original não vai, mas eu usei e gostei) e azeite a gosto.



Modo de Fazer: em uma vasilha, misture o arroz com a carne moída, a cebola, o pimentão, os 4 dentes de alho picadinhos, a margarina/manteiga, a pimenta e o sal e reserve. Ferva o repolho para que as folhas fiquem macias. Espere esfriar um pouco e desfolhe o repolho, retirando os talos. Depois, para fazer os charutinhos, corte as folhas ao meio, reservando de 10 a 15 unidades para o cozimento. Coloque, nas metades restantes de folha, uma porção da mistura de arroz e carne. Em seguida, enrole-a, dobrando as pontas e formando um charutinho. Ponha fios de azeite e forre o fundo de uma panela com as folhas reservadas (se for feito em formato de trouxinha, não precisa cortar ao meio o repolho e assim não sobrará nada para forrar a panela). Pode ir fazendo os charutinhos e os colocar sobre as folhas, fazendo um círculo e deixando espaço vazio no centro da panela com as folhas reservadas (no caso das trouxinhas, como ficam mais gordinhas, é só enrolar cada uma e as arrumar na panela, uma ao lado da outra - sobrará espaço para pôr água do cozimento, mesmo não deixando espaço no meio). Ao deixar espaço no centro, da panela. Encha a panela de água, acerte o sal e junte os 2 dentes de alho, os tomates e a hortelã.



Dica 1: como esta receita foi inicialmente retirada da coleção Abril Coleções (Cozinha do Mundo - Síria e Líbano) e depois de tantas vezes, ela acabou sofrendo variações, já cheguei a usar pimenta-de-cheiro picadinha (1 colher sopa), também já usei 1 colher (sopa) de pimentão vermelho e do amarelo, já fiz de legumes, usando os que tinha em casa, porque minha filha não come carne (usei cenoura, abobrinha, o próprio repolho, cheiro verde, verduras e ervas) e ficou muito boa a trouxinha. Também já cheguei a usar 2 colheres (sopa) de shoyo por cima dos repolhos antes de pôr a água.

Dica 2: segundo a revista, sirva esse prato com um branco da Rioja ou um tinto de médio corpo, como o Côtes du Rhone. Bem, confesso que eu já tomei com água mesmo (na semana é sempre água e suco às vezes) e com soda limonada. Fica com você essa escolha....

Dica 3: separe uns molhinhos e azeite para pôr em cima, que fica muito gostoso também.



É SÓ SERVIR E SE DELICIAR!

 


Tem quem goste tanto de carne que come com mais carne ainda...


...ou quem goste tanto de legumes, que ainda corte mais e ponha por cima!


Enfim, é sempre uma delícia!
Aproveite!


Sucesso em suas receitas!

Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato