Abobrinha Recheada à Minha Moda! Foi uma grata surpresa essa abobrinha de forno com queijo! Experimente você também!

19:58Silmara Aldrighi


 A abobrinha deu show até para quem achava que não gostava dela!


Ingredientes: 2 abobrinhas bem lavadas e cortadas ao comprido, 1 cebola picadinha, 4 dentes de alho picados (sem aquela tirinha que fica no meio), 1 colher (sopa) de pimenta-de-cheiro picadinha, 1 colher (sopa) de pimentão verde, 1 tomate picadinho, 2 colheres (sopa) de margarina/manteiga, umas 3 colheres (sopa) azeite para o refogado e fio de azeite para regar no fundo da vasilha (o caldo que se formará, ficará misturado com esse pouco azeite), 4 fatias de queijo muçarela e orégano para polvilhar.

Modo de Fazer: ponha a abobrinha cortada ao comprido para cozinhar na água e sal. Enquanto isso, refogue a cebola na margarina e no azeite (fogo baixo ou médio para não perder todas as propriedades do azeite). Acrescente o alho, a pimenta-de-cheiro e o pimentão e refogue mais. Ponha agora o tomate picado, mexa bem e refogue. pingando água sempre que achar que grudará (pouquinho mesmo). Assim que você enfiar uma faca na abobrinha e notar que ela está macia (tipo massa de macarrão quando fica al dente, ou seja, nem mole demais, nem dura...), pode escorrer (ponha num escorredor de macarrão, que ajudará. Enquanto você pega um para raspar o miolo e reservar, o outro vai escorrendo mais). Vá pegando uma-a-uma das 4 partes, raspando o miolo e o reservando. Ao escorrer (não precisa escorrer totalmente - o que não escorrer ajudará na hora de levar ao forno), ponha as 4 bandas em uma vasilha de vidro regada levemente com fio de azeite e aguarde o recheio ficar pronto. Na panela em que refogou tudo, jogue o miolo das abobrinhas (antes poderá picá-los para ficarem bem desmanchados) e misture bem, ligue novamente o fogo e refogue bem. Prove o sal e desligue. Ponha igualmente esse recheio nas 4 bandas, polvilhe com queijo parmesão ralado, disponha as fatias de queijo muçarela por cima e polvilhe com orégano. Leve ao forno médio pré-aquecido para dourar o queijo como está na foto.

Dica: antes de levar as abobrinhas já montadas ao forno, elas já terão até formado um caldinho e isso ajudará que não grudem no forno. Isso aí não é só azeite não. A menor parte é azeite. É quase tudo o caldinho que solta mesmo. Ah, se preferir, ao invés de usar só sal, pode usar caldo de legumes (já fiz isso e gostei - mas foi caldo caseiro - havia cozinhado legumes e congelado o caldo em forma de gelo).

A explicação foi grande (acho que não esqueci nada...),
mas é muito fácil de fazer mesmo.

Gente, ficou muito bom!!!!



Da outra vez que fiz cortei na metade,
dei uma cozida, retirei o recheio,
refoguei as verduras, acrescentei a abobrinha retirada,
pus sal e um pouco de milho e pus de volta.
Levei ao forno e servi.

Veja em fotos o que acabei de explicar!




 



Bem, essa abaixo é mais natureba e light, 
mas a lá de cima que vai queijo é muito melhor!



Boa Semana a todos!

Beijinhos da Sil!!:-)

Você também pode curtir

2 comentários

  1. Sil, adorei seu blog. Vou experimentar a receita do camarão internacional. Depois te falo como ficou. Da uma olhadinha também no meu blog.
    http://artesdevo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ione,

    Postei um comentário no seu blog, na receita do camarão internacional. Gostei muito! Segue aqui o link para nossos amigos testarem também suas variações:

    http://artesdevo.blogspot.com.br/2014/03/camarao-internacional.html.

    Parabéns e um grande abraço!
    Sil

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato