Salada de Batatas (kartofellsalat) - um ótimo acompanhamento! No Rio Grande do Sul, é um dos itens da sequência de rodízios de galeto e massa!

22:46Silmara Aldrighi

A salada de batatas é item importante na sequência de galeto e massas!


É uma delícia e um ótimo acompanhamento!



Ingredientes da Salada: 1 kg de batatas médias, 1/2 colher (sopa) de sal, vinagre a gosto, 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino branca moída, 3 ovos cozidos, 1/4 xícara (chá) de salsinha e cebolinha.

Ingredientes do Molho: 1 cubo de caldo de galinha, 2 xícaras (chá) de água fervente, 4 colheres (sopa) de azeite e 3 colheres (sopa) de farinha de trigo.


Modo de Fazer a Salada: em uma panela, coloque as batatas lavadas para cozinhar por 30 minutos ou até que estejam macias. Retire da água e deixe esfriar. Descasque-as e as corte em rodelas ou cubos. Tempere-as com sal, vinagre e pimenta. Em outra panela, cozinhe os ovos, descasque-os e os amasse com um garfo, juntando-os às batatas.

Modo de Fazer o Molho: dissolva o caldo de galinha na água quente e reserve. Em uma panela, coloque o azeite e a farinha. Leve ao fogo médio e, sem parar de mexer, deixe a farinha dourar ligeiramente. Retire a panela do fogo e acrescente, aos poucos e sempre mexendo, o caldo de galinha quente. Volte ao fogo e cozinhe até levantar fervura. Deixe cozinhar por 1 minuto, junte a batata e, por último, a salsinha e a cebolinha. Retire do fogo e misture novamente. Sirva fria. Há quem troque todo esse molho pela praticidade da maionese, como é no Rio de Janeiro, mas o gosto muda também. Ambos são gostosos. Se puser, no lugar desse molho, o creme de ricota, que é vendido pronto em supermercados, também é ótimo!




Uma variação da salada de batata...
...como tinha cenoura e vagem sobrando na geladeira,
acrescentei esses ingredientes e,
como não tinha batata,  troquei
a maionese por requeijão ou creme de ricota!


Experimente, mesmo que só a batata,
com o creme de ricota...
...ficou mais light e bem gostoso!




Uma ótima semana a todos!

Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato