sexta-feira, 29 de março de 2013

Torta de Berinjela: light e gostosa! Pode alterar o recheio também!

Beringela como Recheio
ou como Antepasto
 
 
 
 
Bom, pra começar com chave de ouro, use a receita da torta com esse ou outro recheio,
que será sempre sucesso! Rende Bastante!
Dá pra montar em duas vasilhas de vidro separadas (ou qualquer vasilha que vá ao forno)
e também pode congelar crua ou semi pronta!
 
 
 
O recheio serve para passar em torradas, pão integral ou para misturar ao macarrão, para omelete, torta, recheio de panqueca, batata ao forno...bem, use sua imaginação.
Desta vez adicionei uns dentes de alho inteiros e vinagre
(usei pouquíssimo azeite para usá-lo depois de pronto. Assim ele não perde as propriedades).
 

Massa!
(Fica mais ou menos assim..acabei não tirando foto da torta)

 
Ingredientes: 3 ovos inteiros, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 xícaras (chá) de leite, 1 xícara (chá) de óleo, 1 caldo de legumes (ou outro que preferir, depende do recheio usado), 1 colher (sopa) de azeite, 2 dentes de alho (pequenos), 1/2 pimentão pequeno, 1/2 cebola grande, 50 gramas de queijo parmesão ralado, sal a gosto (se precisar... eu não uso), 1 pitada de pimenta em pó ou páprica picante, 200g de muçarela em fatias (para pôr por cima da massa), tomates secos (para pôr por cima da muçarela, sal a gosto (se precisar...eu não uso sal, pois a berinjela já está no ponto e uso caldo pronto para a massa e queijo ralado) e 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de Fazer: Ponha, na ordem acima, todos os ingredientes para bater bem no liquidificador, exceto o fermento em pó. Quando você provar o sal e a mistura estiver boa, ponha o fermento em pó e bata rapidamente.


Recheio!


 
Ingredientes: 5 berinjelas grandes cortadas em cubos (não tirem a casca), 1/2 pimentão de cada cor (verde, vermelho e amarelo) grandes picados, 4 cebolas grandes picadas, 6 dentes de alho inteiros, 1 colher (sopa) de molho shoyo, 1/2 xícara de azeite; 1 xícara (chá) de vinagre de vinho tinto, azeitona e sal a gosto
 
 
 
 
Modo de Fazer: Deixe a berinjela cortada em cubinhos (com casca e tudo) com um pouquinho de sal em um pirex para que solte a água (escorrer uma hora depois). Misture os pimentões picados com a cebola o alho, o viangre e o azeite com a berinjela e leve ao forno médio pré-aquecido (assadeira ou vidro tampado com papel alumínio. Após meia hora, retire o papel alumínio e deixe mais um pouco até ficar mais sequinho e desligue o forno. Lembre-se de, na metade do tempo em que está secando o vinagre, você deve retirar umas 3 vezes do forno para misturar esse recheio/antepasto. Mas se quiser que fique um vinagrete, basta deixar mais vinagre sem secar. Ao retirar e esfriar, pode também acrescentar mais vinagre ou azeite ou nada, a depender do que fará com esse prato (recheio, antepasto ou vinagrete).
 


Montagem!

Unte um pirex grande (faço em um redondo e alto, de vidro, para que levá-lo diretamente à mesa, sem desenformar) e o enfarinhe... Retire o excesso de farinha de trigo, sem tocar nela. (vá batendo na tigela...)

1ª Camada: Ponha pouco mais da metade da massa, porque o recheio de berinjela, mesmo sendo colocado com cuidado por cima da massa, afundará um pouco... o restante da massa será apenas para cobrir levemente o recheio.
2ª Camada: Ponha todo o recheio de berinjela refogada.
3ª Camada: Ponha a muçarela em fatias.
4ª Camada: Ponha o restante da massa.

Enfeites: Tomate picado ou tomate seco (melhor ainda, mas é mais caro...), orégano, azeite e azeitona.
Ponha em forno médio e acompanhe, sem abrir o forno, até que ele cresça e fique moreninho... O cheirinho... hmmmmmmmmmmm... vocês verão!

Dicas: Se quiserem mudar o recheio, fiz uma vez a mesma massa, pondo caldo de legumes ou de frango ou de picanha e, como recheio, fiz 4 queijos... A massa se mistura com os queijos e fica também uma delícia. No entanto, como todo mundo fica me pedindo essa de berinjela, acabo fazendo mais dela...

Com essa massa, use a imaginação e faça o recheio que quiser, dá até pra aproveitar o que sobrou na geladeira do dia anterior! :)
 
Beijinhos da Sil!!!:-)
 

Suflê de Queijo Prático: leveza e gostosura sem quase esforço, um Curinga em Sua Cozinha!

Uma delícia, serve como acompanhamento em infinitas ocasiões!


Ingredientes: quase 1 litro de leite, 50g de queijo parmesão ralado (preferência por comprar o queijo e ralar), 3 cebolas grandes picadinhas, 200g de margarina/manteiga (costumo usar 150g ou menos), 5 colheres (sopa) de farinha de trigo, 3 claras em neve e 3 gemas, sala a gosto (se precisar) e 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó.

Modo de Fazer: à parte, desmanche a farinha de trigo em 1/2 l de leite, depois misture isso com as gemas e o queijo ralado. Em uma panela, refogue as cebolas na margarina, ponha a mistura acima nesse refogado e vá misturando até engrossar (e borbulhar). Há quem prefira, após refogar a cebola na margarina, bater isso no liquidificador com a mistura do leite/gemas/farinha de trigo, para que fique bem lisinho (e fica melhor mesmo)...e só aí leva ao fogo para engrossar (misturando sempre até borbulhar). Desligue e deixe esfriar. Acrescente 1 colher (rasa - de sopa) de fermento em pó para bolos. Depois, acrescente as 3 claras em neve só misture com uma colher (ou na batedeira leve, desde que ela fique com 1 só batedor - prefiro bater as claras na batedeira e depis misturá-las à mão à papa que esfriou). Ponha em assadeira untada e enfarinha e leve ao forno médio pré-aquecido. Observe de vez em quando para não queimar.

Aproveite e use essa receita em seu domingo de Páscoa!
A massa dela é quase a base para a receita do
 Pudim de Bacalhau!
Bom Apetite!!!
Beijinhos da Sil!!!:-)

Macarronada de Bacalhau com Sobras da Sexta-Feira Santa! Prático e Saboroso!

Macarrão com Bacalhau,
uma simples delícia!
 

 
Não há segredo nesta receita....
Use o macarrão de sua preferência, o bacalhau desfiado, azeite,
cebolas em rodelas, tomate picadinho, alho em tirinha (ou como quiser),
azeitonas pretass picadas em 4 partes ou cortadas ao meio
(usei as verdes, pois não tinha azeitonas pretas),
azeite e sal a gosto, salsa e ovo de codorna para enfeitar!
 
É rápido de fazer, fica saboroso e pode usar seu sábado para terminar de comprar
os ovos de Páscoa ou fazer uma bela caminhada ou dormir até tarde...
...o que quiser!
 
Se preferir deixar para o domingo, pode ser uma boa opção também! 
 
 
  

Veja como fiz, mas adapte esse receita à quantidade dos ingredientes
e ao tipo de macarrão que tiver em casa!
  
Ingredientes: 500g de bacalhau dessalgado e desfiado, 3 cebolas médias em rodelas finas, 8 dentes de alho em tirinhas, 1 tomate picado e sem as sementes (desta vez usei com pele mesmo), 10 azeitonas pretas cortadas ao meio ou em 4 partes (usei o que tinha: azeitona verde), 1 pacote de macarrão talharim (usei gravatinha, que era o que eu tinha), azeite extra-virgem e sal a gosto, 10 ovos de codorna para enfeitar e 1 colher (sopa) de salsa para salpicar por cima.
  
 
 
 
Modo de Fazer: ponha a água (veja a dica abaixo sobre essa água) para ferver, ponha sal, se necessário e cozinhe o macarrão de sua preferência e como diz a embalagem. Enquanto espera ferver, prepare o Bacalhau. Refogue o alho em azeite até começar a ficar mais escurinho, mas sem ficar escuro. Ponha a cebola e mais azeite e refogue bem, até que fique macia (se precisar, ponha mais azeite e não use fogo alto - eu acabei não amolecendo a cebola suficiente desta vez, mas deu certo ainda assim). Acrescente a azeitona e o bacalhau desfiado (após escorrer o azeite onde ele ficou de molho desde o inicio da manhã - veja a dica abaixo) e refogue bem. Lembre-se de usar o azeite onde ficou o bacalhau de molho (ele pegou um pouco do gosto do bacalhau). Prove o sal e acrescente o tomate picadinho. Misture. Desligue o fogo. Escorra o macarrão, jogue nele um fio de azeite extra-virgem, misture-o e ponha um pouco mais metade do refogado de bacalhau. Misture de novo, cubra com o restante do refogado de bacalhau, enfeite com os ovinhos de codorna e a salsa. Sirva quente e saboreie esse prato com um bom vinho branco! Leve o azeite à mesa também.
  


 
Dica 1: se for dessalgar o bacalhau, use água filtrada e, na última troca, não jogue a água fora, para usá-la no cozimento do macarrão. Eu preferi completar a "dessalgagem" com a fervura no bacalhau para que ele soltasse o sal mais rápido (esqueci de dessalgar na véspera) e assim ele já dei um leve cozimento. Usar a água do bacalhau no macarrão deu um gostinho a mais na massa. No meu caso, ainda pus um pouco do azeite em que ficou o bacalhau de molho umas 3 horas.
 
Dica 2: de manhã cedo, após dessalgar o bacalhau, deixá-lo de molho em azeite até a hora em que for fazer o prato para o almoço....ele pegará mais o sabor do azeite.
 
Dica 3: para conseguir descascar mais rápido e melhor o ovo de codorna, ao cozinhá-lo, escorra a água quente e coloque os ovinhos em uma vasilha com água gelada por uns minutos para resfriá-los e desgrudar mais a casca.
 
Dica 4: não desfie demais o bacalhau, pois ele se desfiará na hora do cozimento.
 


 
Se preferir outras receitas de BACALHAU,
procure também na Doce Lar Para Você!
Bom Apetite!
 
Beijinhos da Sil!!!:-)


Sexta-Feira SANTA: Algumas Receitas de Bacalhau Postadas na Doce Lar Para Você!

Pudim de Bacalhau
É Divino mesmo!
Bacalhau à Minha Moda
Bacalhau à Moda da Minha Sogra
(o de cima foi uma adaptação desse abaixo)
Torta de Batatas com Recheio de Bacalhau
(mais uma opção para quem quer aproveitar o que sobrou da Ceia ou comprou pouco bacalhau)
Bacalhau Crocante ao Alho
Bacalhau Português com Broa


  
Empadão de Bacalhau



Empadão de Bacalhau - Massa Goiana

Bacalhau de Improviso

Batata de Forno
(use Recheio de Bacalhau)

Pastelão de Batatas e Bacalhau
Torta de Bacalhau/Peixe/Caranguejo/Siri



DE FORMA RESUMIDA,
ACESSE O FESTIVAL DO BACALHAU DA
DOCE LAR PARA VOCÊ!

http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2012/11/festival-do-bacalhau-e-uma-ceia-luso.html


Outras, muitas outras, receitas de BACALHAU
http://www.1001receitas.com/
FELIZ PÁSCOA 2013...
...PARA VOCÊ, FAMILIARES E AMIGOS!
Beijinhos da Sil!!!!!:-)

domingo, 24 de março de 2013

Viajando pelo Brasil: Literalmente nas Nuvens! Encantos entre Vitória e Rio de Janeiro!

 
 
  
 
Sei que este é um Blog predominantemente de receitas pra você, caro leitor,
mas também há nele a coluna "Viajando na Maionese",
onde descrevo algumas de minhas viagens maravilhosas e
o que também deu errado em parte delas!
 
É o local deste Blog onde me permito compartilhar esses momentos!
 
Segue abaixo mais um desses destaques.....
 
 
 
 
Começaremos com vistas do Hotel Sheraton, na Praia do Canto, dia 08/03/13,
quando retornei de uma Oficina de Trabalho no mesmo local de hospedagem.
 
Sheraton Vitória Hotel | Exterior
 
 
Como homenagem às pessoas maravilhosas que moram ou nasceram
e à MOQUECA CAPIXABA deliciosa!
Da vista de minha janela do 9º andar, fui fotografando da direita para a esquerda,
para começar pela vista da ponte que liga Vitória a Vila Velha....
 
   
 
 
 
O céu estava lindo, o voo tranquilo, havia muita atenção dos comissários da GOL aos poucos passageiros daquele voo e, claro, havia o tradicional amendoim (desta vez não foi barrinha de cereal nem venda de lanches)....ah, bom mencionar ainda que, na fileira inteira onde me sentei no avião, ninguém mais sentou. Foi uma beleza!!!!!!
 
Voltava para Brasília, mas haveria uma conexão na Cidade Maravilhosa.
Nesse trecho Vitória-Rio, acabei me surpreendendo com o que vi e registrei.
Por isso que estou compartilhando com vocês.
 
 
 

Nem sempre prestamos muita atenção ao que se passa fora de um avião,
principalmente para os que realmente têm medo de voar.
Mas estava à toa mesmo e aproveitei para observar a nossa natureza.
 Vi cada maravilha...mais do que pensei registrar
através de um vidro grosso da aeronave com duas manchinhas.

 
 
Imagens de Vitória
 
Saindo de Vitória e passando por Vila Velha....
 
 
 
  
 
 
 
 
 Fui para o assento da janela oposta para tirar outras fotos
novamente das nuvens e da paisagem lá embaixo....
 
 
 
 
 
Imagens do Rio de Janeiro
 
De Niterói à Capital Maravilhosa!
 
 
 
Avistando o Pão-de-Açúcar e
o próprio Aeroporto Santos Dumont para onde iria "logo-logo"...
 
 Em seguida, dei uma olhadinha no Flamengo, Botafogo, Leme....
 
 

Contornando o Rio após
Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes....
 
 
 
 
Maracanã em Obra...
 
 
 
e o Cristo quase escondido....
...é que houve um temporal terrível na véspera!
 
 
 
Agora é só curtição, uma foto atrás da outra!
 
 

 
 
 
 
 
 
Ponte Rio-Niterói, uma beleza!
 
 
 
Chegando ao Aeroporto Santos Dumont.....
...mas registrando a Ilha Fiscal!
 
 
 
 
 
 
 
 
Em solo firme, para conexão para Brasília!
 
Tenho que registrar, mais uma vez,
que esse voo da GOL foi incrível em atendimento e visual!
 
Já retornando a Brasília,
infelizmente tive de desligar a máquina fotográfica,
ao subir no Rio e antes de descer na Capital Federal!
 
Sentei-me na cadeira nº 1, pela primeira vez na vida..
.....mas não me deixaram registrar nada....
 
Veja abaixo o que consegui...
 
 
 
 
 
Plantações do Centro-Oeste......
 
 
 
 
O Céu sempre LINDO!
 
 
 
 
 
Estava chegando em Brasília e tive de desligar de novo a Máquina
logo que avistei a Ponte JK.
 
 
Ah, como estava muito feliz, chegando em casa....
...vejam que consegui até captar V (duplo) de Vitória!
Só estando muito feliz mesmo!
 
 
 
 
Espero que tenham gostado das fotos!
 
Mandei muitas delas para a GOL,
mas não sei se publicarão na revista.
 
Só as 2 "bolinhas" de mancha no vidro do avião,
que apareciam do lado direito em cima e,
às vezes, embaixo,m a depender da posição,
acabaram tirando um pouco a perfeição do visual.
 
Mesmo assim, acho que valeu....
....tanto que compatilhei com meu leitor!
 
Abraços a todos e uma boa semana!
Beijinhos da Sil!!!:-)