domingo, 20 de janeiro de 2013

Bacalhau Português com Broa - Joana Roque, autora dos livros "Feito em Casa" e "Cozinhar, Celebrar e Partilhar".



Testei essa receita em homenagem ao português Prof. José Esperança,
um renomado Especialista Internacional
que me presenteou com esse livro ao conhecer meu blog.
Fiquei muito honrada e adorei as diversas receitas.
Aos poucos postarei algumas das que fiz.

Depois testarei outras!



Ah, não posso deixar de comentar que amei saber de novas diferentes culturais entre Brasil e Portugal,
em se tratando da língua portuguesa na culinária.
Aquele é um país maravilhoso que conhecerei um dia...com certeza!

Sobre a receita, como adoro bacalhau, comecei por essa acima.
Escolhi uma que fosse bem diferente do que já havia feito e nunca usei broa no bacalhau. 
A gente estranha, embora o prato tenha ficado ótimo.
Mas prefiro bacalhau sem broa...talvez seja essa diferença nos costumes, né?
Amei o bacalhau com Natas!
Ainda nesse livro, adorei o Bolo de Chocolate em 5 minutos.
Nele ainda podemos criar bastante com coberturas, ao gosto do freguês!

Abaixo, o livro que recomendo a todos que adoram a culinária portuguesa.

Feito em Casa

O outro livro da Joana Roque
Cozinhar, Celebrar e Partilhar


Joana Roque


 é natural de Coimbra,
cidade onde se licenciou em Turismo e onde atualmente vive e trabalha. 
Ganhou fama de boa cozinheira e especialista do lar 
com os blogs “As minhas receitas” e “A economia cá de casa” 
que ganhou fama de boa cozinheira e especialista em economia do lar. 

Da blogosfera saltou para a televisão,
onde colaborou com a rubrica “Feito em Casa”, no programa “Mais Mulher”, na Sic Mulher.
 É autora dos populares livros de culinária “Feito em Casa” e “Cozinhar, Celebrar e Partilhar”.




BEM, VAMOS À RECEITA!

Ingredientes: 500g de bacalhau dessalgado, 2 cebolar grandes em rodelas, 6 batatas médias em rodelas mais ou menos grossas (ver foto), 2 dentes de alho picados, azeite, sal e pimenta a gosto, miolo de broa a gosto e 1 folha de louro.

Modo de Fazer: corte a cebola em rodelas finas e as doure em azeite juntamente com o alho picado e a folha de louro. Quando a cebola ficar bem mole, junte o bacalhau escorrido e cozinhe 15 minutos, mexendo de vez em quando. Temperar com pimenta e sal, se necessário. Entretanto, descascar as batatas e cortar em rodelas finas. Frite sem as dourar demais. Numa vasilha que possa ir ao forno, coloque as batatas fritas cobrindo todo o fundo. Por cima, ponha a cebola refogada com alho e bacalhau. Cubra tudo com uma boa camada de miolo de broa esfarelado, depois regue com um fio de azeite e leve para assar em forno quente (200ºC) até a camada da broa ficar dourada. A autora sugeriu couve portuguesa salteada com azeite e alho. Como eu não tinha, usei arroz branco e salada crua mesmo.


LINKS PARA RECEITAS BACALHAU NA
DOCE LAR PARA VOCÊ!

http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2012/09/pudim-de-bacalhauuma-delicia-dos-deuses.html

http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2012/11/festival-do-bacalhau-e-uma-ceia-luso.html

http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2012/06/bacalhau-minha-moda-e-de-forno-e-rapido.html

http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/12/bacalhau-crocante-ao-alho-para-suas.html

http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/12/bacalhau-lagareirooutra-ocao-com-essa.html

http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/04/bacalhoada-portuguesapratica-e-especial.html

http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/12/salpicao-de-bacalhau-que-tal-complete.html

http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2012/12/ceia-tematica-de-natal-fartura-no.html

http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/11/torta-de-batatas-pratica-e-deliciosa-o.html

http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2012/06/torta-simples-saborosa-e-sensacional.html



OUTROS LINKS INTERESSANTES

http://www.lusitana.pt/canais.asp?id_canal=160

http://paracozinhar.blogspot.com.br/2010/05/bolo-de-maca.html

http://economiacadecasa.blogspot.com.br/

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Por fim, procurando links interessantes,
vi esse livro abaixo em um blog de uma portuguesa e achei legal mostrá-lo a vocês...kkkk
Como acho nosso idioma muito especial e bonito, não pude deixar de observar!

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Até a próxima postagem!
Beijinhos da Sil!!!:-)






O Amaranto, seus Benefícios e suas Receitas: Abobrinha com Creme de Amaranto e muito mais!

Estava com muita abobrinha em casa e procurei receitas.
Pareceu-me bem saudável e uma delícia essa da foto e fui à luta! E ficou ótima mesmo!
Como já gosto de abobrinha de diversas formas,
fiz apenas uns pouquíssimos ajustes e pronto! Foi sucesso!

Ingredientes2 abobrinhas cortadas em pedaços (no horizontal), 1/2 xícara (chá) de palmito picado, 1 tomate picado, 1/2 xícara de flocos de amaranto (pode ser de quinoa), 1 colher (sopa) bem cheia de requeijão (ou tofu - usei requeijão), 1 cebola picada, 1 dente de alho picadinho, 2 colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta a gosto.

Modo de Fazer: cave os pedaços das abobrinhas com uma colher,sem que fure o fundo. Pique a polpa que retirou das abobrinhas e reserve. Refogue a cebola e o alho no azeite, adicione o tomate, a polpa da abobrinha e o palmito. Tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por uns 4 minutos. Adicione o amaranto, misture bem e coloque o requeijão. Misture e apague o fogo. Recheie as abobrinhas com esse creme e polvilhe queijo ralado por cima. Leve ao forno para gratinar. A dona da receita indicou arroz com repolho roxo, mas eu não tinha e servi com outros acompanhamentos.

Dicas minhas: Dei uma amaciada na abobrinha (sem amolecê-la demais) para ser mais fácil de tirar o miolo. Para que ela ficasse em pé, antes de recheá-la, tirei uma lasquinha da parte de baixo para ficar mais reto. Além do requeijão, peguei um pouco de muçarela ralada e pus por cima para dar uma gratinada legal (tinha um pedacinho em casa e a ralei). Ah, claro que, antes de tudo, deve-se lavar e esfregar as cascas das abobrinhas.

Bem, por fiz também frango à milanesa no forno ( http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/01/file-de-frango-milanesa-ao-forno.html). Vai que alguém não gosta?
E acabei ainda fazendo um suflê de queijo (http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2012/11/minha-ceia-de-natal-sufle-de-queijo.html) ....nem precisava tudo isso, né?

Dica do Arroz com Repolho Roxo: refoque 01 dente de alho no azeite, ponha repolho picado em tiras e sal a gosto. Deixe por uns 3 minutos para que fique crocante. Acrescente uvas passas e ponha arroz integral cozido e um pouco de salsinha. 




Links com as receitas da postagem acima e de outras mais

PEIXE DESFIADO GRATINADO COM AMARANTO
(SEM GLÚTEN)

http://tudogostoso.uol.com.br/receita/101397-peixe-desfiado-gratinado-com-amaranto-sem-gluten.html


FAROFA FRIA COM CENOURA DE AMARANTO
http://cozinharconsciente.blogspot.com.br/2010/02/abobrinha-recheada-com-creme-de.html


TORTA DE AMARANTO COM ABOBRINHA SEM GLÚTEN
http://ambientalsustentavel.org/category/gastronomia-2/

Essa pareceu-me prática e saudável e boa para quem não pode comer glúten. Mas ainda não a testei
para saber do sabor - se não tiver todo o material, pode adaptar a receita.

O recheio pode ser outro, se preferir.
Torta de amaranto com abobrinha sem glúten


BOLO DE AMARANTO COM BANANA PASSA
http://montanprodutosnaturais.blogspot.com.br/2010/12/o-poderoso-amaranto.html
http://www.nutricio.com.br/amaranto.htm

http://www.emporiodoarrozintegral.com.br/receitas_receitasbasicas.php

CONHEÇA O AMARANTO
Ele promete emagrecimento e combate o colesterol!

O Amaranto é uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico, vitamina C e provitamina A,
além dos minerais: potássio, zinco, fósforo, ferro, magnésio e cálcio.
É fonte de fibras, substâncias antioxidantes e isento de glúten.




 Super poderoso...
"Seu percentual de proteína e fibras é superior ao dos cereais comuns, como o trigo, o milho, o arroz integral e a aveia. o amaranto contém minerais como ferro, fósforo e cálcio, em níveis superiores aos do centeio, do arroz e do trigo. Não contém glúten, sendo uma ótima alternativa para os celíacos (aqueles que têm intolerância ao glúten). Seu gosto é bastante neutro e a farinha pode ser usada em várias misturas sem comprometer o sabor das preparações."

Bom para o coração...
"Um estudo realizado pelo Centro Universitário de Vila Velha comprovou os benefícios do grão. Durante duas semanas, 20 participantes consumiram cinco cookies uma hora antes de almoçar. Metade desses voluntários, sem saber, consumiu cookies de aveia e a outra metade, de amaranto. Os que consumiram cookies de amaranto apresentaram uma redução de 16% nas taxas de colesterol em um período de apenas duas semanas. Além disso, 67% dos participantes disseram ter maior saciedade e menor sensação de fome à noite, ou seja, o amaranto pode ser um grande aliado da sua dieta!"

Contra-indicações...
"Segundo o agrônomo Carlos Spehar, da Universidade de Brasília (UnB), a única contra-indicação do amaranto é não consumi-lo cru. Assim como o feijão, quando cru, ele pode ser tóxico. Então, como prepará-lo? Você pode cozinhá-lo em água e comê-lo temperado, bem como usá-los em sopas e farinhas para fazer pães, bolos e biscoitos. Não há restrição de consumo diária do grão, mas é importante que a dieta não se restrinja a ele. O amaranto é realmente bastante nutritivo, mas seu consumo não substitui outras fontes, como o cálcio do leite, por exemplo."

Com filme e guaraná...
"A melhor forma de preparar a farinha que entrará nas suas receitas é fazer uma pipoca com o grão. Para isso, coloque a quantidade desejada de amaranto em uma frigideira sem óleo de 10 a 30 segundos, até que os grãos fiquem branquinhos. Dessa maneira, após ser moído, ele rende uma farinha mais nutritiva e fininha, que ficará imperceptível ao ser misturada a outras receitas."

Espero ter ajudado!

Até a próxima!

Beijinhos da Sil!!!:-)

domingo, 13 de janeiro de 2013

Almoço Tropical: Espetinho de Camarão com Abacaxi, Salmão com Manga, Lagosta ao Havaí e Cocada de Maracujá!

Que tal inovar nessas férias e arrasar em um
 ALMOÇO TROPICAL para familiares e/ou amigos?

Veja o cardápio completo da Doce Lar Para Você!

DRINK OU COQUETEL

ESPETINHO DE CAMARÃO COM ABACAXI



Ingredientes: 1 kg de camarão médio, limpo e com cauda, 1/2 colher (sopa) de sal ou a gosto, 1 colher (sopa) de azeite, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 2 dentes de alho amassados, 1/3 de xícara (chá) de salsa bem picada, 3 xícaras (chá) de abacaxi cortado em triângulos, 1 pimentão vermelho grande cortado em quadrados de 3 cm.

Dica: pode aproveitar o abacaxi que tirará das cascas para fazer a lagosta/camarão Havaí (receita mais adiante).

Modo de Fazer: numa tigela, tempere o camarão com o sal, o azeite, o suco de limão e o alho. Reserve por 15 minutos. Passe o camarão pela salsa para cobri-lo bem. Aqueça a grelha. Monte os espetos, intercalando o camarão com o abacaxi e o pimentão. Grelhe por 15 minutos, virando de vez em quando, ou até o camarão ficar macio. Sirva os espetos ainda quentes.
  
SALMÃO COM MANGA
Pode ser servido com salada ou risoto ou arroz branco
Pode ser servido á montado no prato ou a pessoa pode se servir
 

Ingredientes: 1,5kg de salmão fresco, sal a gosto, pimenta-do-reino a gosto, 2 colheres (sopa) de manteiga/margarina, 1 xícara (chá) de vinho branco, 2 colheres (sopa) de salsinha picada, 2 colheres (sopa) de cebolinha picada, 2 colheres (sopa) de alecrim, 3 mangas grandes descascadas, suco de 4 laranjas.

Modo de Fazer: coloque o peixe em uma travessa e tempere-o com o sal e pimenta. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira por 24h. Derreta a manteiga/margarina em uma frigideira com o vinho. Desligue o fogo e junte a salsinha, a cebolinha e o alecrim, mexendo levemente. Arrume o salmão em um refratário e derrame a manteiga/margarina temperada por cima. Despeje metade do suco de laranja sobre o peixe. Depois, corte as mangas em cubos e cubra a posta. Derrame o restante do suco de laranja, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (180º) por 20min. Retire o papel e deixe dourar por mais 5 min. Sirva preferencialmente com arroz branco.
  
LAGOSTA AO HAVAÍ


Ingredientes para a Lagosta: 1 abacaxi grande, 300g de lagostas limpas e cozidas, 1 colher (sopa) de manteiga, 2 dentes de alho bem picadinhos, 1 cebola picadinha, 1 colher (sopa) de milho verde, 1 colher (sopa) de molho branco, 1 colher (sopa) de creme de leite, ½ xícara (chá) de arroz branco cozido, 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado, sal e pimenta a gosto.

Ingredientes para o Molho Branco: 1 xícara (chá) de leite, 1 colher (sopa) de manteiga, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, sal a gosto, noz-moscada a gosto, pimenta-do-reino branca a gosto.

Modo de Fazer: faça o molho branco primeiro. Ferva o leite e reserve. Em uma panela, derreta a manteiga, junte a farinha e mexa até obter uma pasta homogênea.Aos poucos, acrescente o leite fervido, mexendo sempre para não empelotar. Tempere com o sal, a noz-moscada e a pimenta. Reserve. Abra o abacaxi ao meio, com a coroa. Retire toda a polpa, corte-a em cubos e separe alguns pedaços para decorar o prato ou use o abacaxi no espetinho com camarão. Corte a lagosta em cubos. Aqueça a manteiga e refogue o alho e a cebola. Junte a lagosta, o milho e metade da polpa do abacaxi picada. Acrescente o creme de leite e o molho branco, mexendo bem. Deixe ferver por 1 minuto. Recheie uma metade da casca do abacaxi picada. Acrescente o creme de leite e o molho branco, mexendo bem. Deixe ferver por 1 minuto. Recheie uma metade da casca do abacaxi com essa mistura. O que sobrar, misture ao arroz branco e recheie a outra metade do abacaxi. Polvilhe com queijo ralado e deixe no forno por 5 minutos.
Dica 1 : se não tiver lagosta, poderá usar camarões grandes ou até peixe de sua preferência. Na coleção de onde testei (fiz com camarão), fala-se de poder usar a cavaquinha, mas nunca usei nem a vi pessoalmente. Há, também indicam o vinho branco Chardonnay.
Dica 2: cada banda dessa de abacaxi pronto serve, no máximo, um casal, a depender do que mais acompanhará o almoço. Interessante servir as pessoas por parte. Se for algo mais requintado, isso fica fácil, pois as pessoas serão servidas Se for mais descontraído, poderá servir as entradas e depois, quando as pessoas forem se servir à mesa, é só pôr, na mesa onde se sentarão, por exemplo, essa metade do abacaxi em frente a cada 2 pessoas, para que complementem seu prato. É como se fosse uma surpresinha ao retornarem à mesa. Use sua imaginação, caso queira usar esse prato. Ele fica muito saboroso e mais bonito que na foto.

Outra sugestão: CAMARÃO RETRÔ



ACOMPANHAMENTOS

Arroz branco ou Risoto, Saladas, Suflês...

COCADA DE MARACUJÁ


Ingredientes: 1kg de coco ralado fresco, 500g de açúcar cristal, polpa de 1 maracujá grande.

Modo de Fazer: leve o açúcar e o coco ralado ao fogo em uma panela grande. Mexa sem parar por, aproximadamente, 15 min, até que a cocada solte do fundo da panela. Acrescente a polpa de maracujá e cozinhe por mais 3 minutos, mexendo sempre. Despeje as porções da massa sobre uma superfície fria e lisa e espere esfriar.
Use a imaginação na hora de servir a sobremesa....

SUA FESTA

Imprima um toque pessoal nesse almoço!
Crie um clima descontraído e tropical em sua casa (ou em seu apto.) e
seja pura alegria ao receber os convidados com essa comida maravilhosa!
Não esqueça de fazer uma mesa de frutas e sucos...
Não posso deixar de agradecer à Abril Coleções pelos livros maravilhosos da
 "Cozinha Regional Brasileira", de onde já testei várias receitas!
Beijinhos da Sil!!!:-)

domingo, 6 de janeiro de 2013

Comece o Ano Novo com novas ideias e muita saúde! Leia sobre o "Slow Food" e a "Cozinha Consciente"! Comece com receitas de SALADAS COM SALMÃO!

Que tal inovar e transformar o mês de janeiro no mês da culinária saudável?
Para quem quer se preparar para o Carnaval, também se torna uma ótima opção!
Saladas com Proteína, Pratos Rápidos e muito mais na Doce Lar Para Você!
O Slow Food e a cozinha consciente de Alice Waters
"A conexão entre a mesa e a terra é uma das premissas de Alice Waters,
uma espécie de lenda viva da gastronomia americana e uma autoridade ,
quando o assunto é cozinha consciente.
Vice-presidente do Slow Food International é chef do Chez Panisse,
em Berkeley, Califórnia, cidade americana que é o epicentro da aplicação do conceito orgânico.
Waters é ativista da gastronomia sustentável, 40 anos atrás foi pioneira ao defender a visão
 (tão em voga hoje) de preferir ingredientes frescos, locais e sazonais."

"Nem toda salada se resume a alface e tomate com cebola ralada.
A regra para uma boa salada é misturar tudo o que tiver de fresco e
leve com um bom azeite ou sumos naturais.
Proteínas como carnes, frios, queijos e ovos e frutos oleaginosos, como nozes e amêndoas,
têm a função de contrastar sabores e texturas e decorar o prato.
Segunda a nutricionista Andréa Esquivel, a sugestão é compor uma salada
com, no máximo, 100 g de proteína em um prato vegetal colorido de 350 g."

Muitas saladas bem gostosas mesmo!
Links bem interessantes, com receitas bem saudáveis!
SALADAS COM SALMÃO
SALADA MARAVILHA DE SALMÃO
Ingredientes: 300 g de salmao defumado, sem pele, cortado em cubinhos, 2 colheres (sopa) de cebola picada, 1 colher (sopa) de pimentao verde picado, 1 colher (sopa) de pimentao vermelho ralado, 2 colheres (sopa) de suco de limao, 1/4 de xicara de agua, 2 colheres (sopa) de coentro picado, 1/4 de xicara de azeite, sal a gosto.
Modo de Fazer: misture todos os ingredientes numa tigela, cubra com filme plastico e leve para gelar. Sirva com folhas de alface cortadas em tirinhas.
SALADA DE SALMÃO COM GERGELIM PRETO


Ingredientes50 g de salmão defumado, 4 fatias de maçã verde, 30 g de queijo cremoso cortado em cubos, 4 folhas médias de alface, 15 folhas de rúcula, gergelim preto, sal, azeite ou molho de sua preferência a gosto.
Modo de Fazer: pique as folhas de alface e rúcula grosseiramente (use as mãos) e as espalhe em um prato. Corte o salmão defumado em tiras e coloque-o sobre as folhas. Distribua os cubos de queijo cremoso e decore com as fatias de maçã verde. Torre o gergelim preto em uma frigideira em fogo baixo. Mexa até que os grãos comecem a saltar. Salpique o gergelim preto por todo o prato e tempere a salada com azeite e sal ou um molho de sua preferência. Sirva em seguida.
Dica: para quem não gosta de salmão defumado (às vezes parece-nos cru), é só dar uma dourada nele nos 2 lados em frigideira com azeite (primeiro corte em tirinhas). Se preferir, pode ser feito em pedaços ou esfarelado ou moído, à sua escolha.
SALADA VERDE COM SALMÃO DEFUMADO
Ingredientes: 200g de salmão defumado, 1 alface, queijo tipo reino a gosto, limão, alcaparras, requeijão light e salsa picada a gosto. Opcional: maçã verde ou manga (picadinhas ou em tiras) para jogar por cima das folas antes de pôr o molho.
Modo de Fazer: desfolhe a alface e lave-a bem. Deixe de molho no vinagre por alguns minutos (depois escorrido e bem sequinho). Distribua as folhas sobre a vasilha onde a salada será servida. Coloque sobre ela tiras de salmão defumado (eu prefiro, mesmo assim, dar uma leve fritadinha nele em azeite, no 2 lados, mas há quem use cru mesmo, pois é defumado). Depois ponha o queijo em tiras e, por cima, ponha o molho, que é a mistura de requeijão, alcaparras, limão e salsa picada.
Dica: há quem use maionese light no lugar do requeijão light. Há, só ponha o molho na hora de servir.
SALADA DE SALMÃO DEFUMADO, PRESUNTO PARMA E PATA NEGRA
ÓTIMO APETITE!
ÓTIMO 2013!
ÓTIMA SAÚDE COM FELICIDADE!
Beijinhos da Sil!!!:-)