Doces Chefs: Escondidinho de Charque do André

09:56Silmara Aldrighi

André Bravo, parabéns!!!
Estava mesmo uma delícia!
 
 
 
E vocês, amigos,
vejam se conseguem comer pouco.....
...acho difícil!
 
Ah, vocês podem fazer porções individuais também! 

 
 
 
VAMOS À RECEITA!
 
 
 
Ingredientes: 1kg de mandioca/macaxeira/aipim; 2 colheres de sopa de manteiga/margarina sem sal (+ 1 colher, se quiser pôr na água de cozimento do aipim); 100g de queijo coalho ralado; 1,5kg charque/carne seca; 2 cebolas; e 1/2 pote de requeijão (caso queira que o purê fique mais cremoso). Ah, cebolinha picada (a gosto), mas somente se desejar.
 
 
Modo de Fazer o Recheio de Charque: quando usamos o charque, temos que tomar muito cuidado para que a carne não fique muito salgada. O ideal é deixar o charque de molho em água fria, de um dia para outro, e, a cada 2 horas, fazer a troca da água. Após retirar o excesso de sal, cozinhe levemente, tomando cuidado para o charque não ficar muito seco (dependendo do forno, o tempo é de 15 a 20 minutos). Após cozinhar, desfie a carne e refogue as cebolas cortadas em rodelas ou tiras com uma colher de sopa de manteiga/margarina. Quando a cebola estiver “transparente”, adicione a carne desfiada e cozinhe por mais 3 minutos, sempre mexendo. Caso o refogado fique muito seco, adicione um pouco de água.
 
 
 
Modo de Fazer o  Purê de Aipim/Macaxeira/Mandioca: compre descascado ou descasque o aipim (mandioca/macaxeira) e ponha na panela de pressão com água suficiente para cozinhar entre 20 e 30 minutos (tempo necessário para deixar o aipim no ponto de fazer o purê). Pode acrescentar 1 colher (sopa) de margarina, se quiser, para amaciá-lo ainda mais e dar um sabor à parte. Com o aipim cozido e ainda quente, retire os fiapos e junte 01 colher de sopa de manteiga/margarina e amasse com um garfo (se preferir pode usar um processador de alimentos. Rapidamente o purê é formado. Você escolhe se quer mais cremoso ou não, a depender do quanto amassa e do quanto põe de requeijão. O André prefere menos amassado / menos cremoso. Para quem gosta dele mais cremoso, durante o preparo, além de usar a manteiga/margarina, basta ir adicionando, aos poucos, o requeijão na quantidade do ponto de cremosidade desejado. Pode ser o pote todo ou não. Com o purê e a carne prontos, é hora da montagem.
 
Montagem do Escondidinho: em um refratário de vidro, é só forrá-lo com a carne desfiada e refogada e colocar o purê por cima. Finalize com o queijo coalho ralado por cima do purê e cubra a vasilha com papel alumínio. Ponha para assar, em forno pré aquecido, por uns 25 a 30 minutos. Depois retire o papel alumínio e aproveite para gratinar o queijo. Sirva quente. Ah, serve 6 a 8 pratos.
 
Receitinhas da Doce Lar Para Você
 
 
Escondidinho de carne seca

Escondidinho com sobras de Natal
 
Baião-de-dois para acompanhar
http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/05/baiao-de-dois-para-saborear-e-relaxar.html

Ah, para ficar melhor ainda, só se viajar para Fortaleza e comer tudo lá mesmo,
enquanto curte a praia e as maravilhas daquela cidade...
 
 
DICA
Escolha fazer em vasilha inteira
(refratário de vidro, vasilha de barro ou alumínio)
 
OU....
 
 
 
....em porções individuais!
 
 
 
 
Valeu, André!
 
Bom Apetite a todos!
 
Beijinhos da Sil!!!:-)
 


Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato