Bolo de Laranja e Uísque: uma maravilha mesmo!

19:02Silmara Aldrighi

Não deixe de fazer...ah, ponha amor na receita e encante!!!
 
Orange and whisky cake / Bolo de laranja e uísque
 

Descobri essa receita por acaso.
El foi levemente adaptada do Baking Style: Art, Craft, Recipes
É da Patrícia Scarpin, no http://technicolorkitchen.blogspot.com.br/,
 mas foi por outro blog que soube: o do André da GNT.

Vejam o blog dela, que há muitas receitas gostosas......
 
Veja que não é complicada e tem o uísque/whisky como toque diferencial.


Ingredientes do Bolo2 xícaras (chá) + 2 colheres (sopa) de farinha de trigo (em torno de 300g); 1 colher (sopa) de amido de milho (ou "maizena"); 2 ¼ colheres (chá) de fermento em pó; 1/8 colher (chá) de sal; ¾ xícara (170g) de manteiga sem sal, amolecida; 1 ½ xícaras (300g) de açúcar cristal;  raspas da casca de 2 laranjas grandes; 4 ovos grandes; ½ colher (chá) de extrato de baunilha; ½ xícara (120ml) de suco de laranja espremido na hora; 2 colheres (sopa) de uísque.
 
Ingredientes da Calda: 3 colheres (sopa)  de manteiga sem sal picada (em torno de 42g); 3 colheres (sopa) de açúcar cristal; 1 colher (sopa) de uísque; e 1 colher (sopa) de suco de laranja espremido na hora.
Modo de Fazer o Bolo: pré-aqueça o forno a 180°C. Unte generosamente com manteiga e enfarinhe uma forma redonda de furo central canelada (do tipo Bundt) com capacidade para 10 xícaras de massa. Mas pode fazer em uma lisinha também, claro. Em uma tigela média, peneire juntos a farinha, o amido, o fermento e o sal. Reserve. Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa. Junte o açúcar aos poucos e bata até obter uma mistura bem leve e clara. Junte as raspas de casca de laranja e a baunilha. Acrescente os ovos, um a um, batendo bem a cada adição – raspe as laterais da tigela ocasionalmente. Em velocidade baixa, adicione os ingredientes secos peneirados, em três adições, alternando com o suco de laranja em duas adições (comece e termine com os ingredientes secos). Incorpore o uísque. Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície. Asse por 45-50 minutos ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe esfriar na forma sobre uma gradezinha por 10 minutos (ou ponha a forma na bancada da pia para esfriar. Enquanto isso, faça a calda.
 
Modo de Fazer a Calda: em uma panelinha de fundo grosso, combine todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo, até a manteiga derreter e o açúcar dissolver. Retire do fogo.
Com jeitinho, inverta o bolo na gradezinha (ou em um prato) e pincele-o generosamente com a calda quente. Deixe esfriar completamente antes de servir. Rende de 10 a 12 porções. Eu fiz e ficou sensacional! Tinha uma vizinha aqui quando tirei do forno e acabei servindo para ela ainda morno (a pedido dela). Parece que tem algo diferente, não dá para explicar. Bem, farei de novo dia desses e postarei fotos. Por enquanto, só postei as fotos de quem fez e de quem indicou. Depois postarei outras.
 
Outros bolos da Doce Lar Para Você!
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BOM APETITE!!!!
 
 
 
Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato