Pão Americano com Camadas Naturais (Espinafre, Cenoura e Ricota) ou...com o que gostar!

21:24Silmara Aldrighi















Pode observar, em minhas fotos,
que fiz um somente com patê de
Ricota, Cenoura e Espinafre....

O outro foi mesclado com patê de
 frango, atum e presunto.




Patê de Ricota

Ingredientes: em torno de 250g de ricota, 1/2 pote de requeijão, 50g de queijo parmesão ralado. Sal, se você achar que precisa. Eu não usei. Talvez precise de 1 colher (sopa) de creme de leite.

Modo de Fazer: bata tudo no liquidificador. Como fiz sem medir e também porque dependerá da marca do requeijão (mais mole ou mais duro), se ficar ruim de bater no liquidificador, se precisar, pode pôr mais requeijão ou um tiquinho só de creme de leite. Prove sal. Eu não usei. Reserve.


Patê de Espinafre

Ingredientes: 1 maço de espinafre, 1/2 cebola pequena, 1 dente de alho, sal a gosto e 1/2 pote de requeijão. Talvez precise de 1 colher (sopa) de creme de leite.

Modo de Fazer: depois de lavar o espinafre, higienizá-lo e secá-lo, pique em partes maiores. Refogue a cebola e o alho em 1 colher (sopa), acrescente o espinafre e deixe esfriar. Depois, bata, no liquidificador, com o requeijão (pingue leite, se achar que precisa. Como é bem de olho e depende da marca do requeijão (mais mole ou mais duro), se precisar, pode pôr mais requeijão ou um tiquinho mesmo de creme de leite. Reserve.
  
Patê de Cenoura

Ingredientes: em torno de 100g de ricota, 1/2 pote de requeijão, 1 cenoura média sem casca e cozida com pouco sal, 50g de queijo parmesão ralado. Talvez precise de 1 colher (sopa) de creme de leite.

Modo de Fazer: bata tudo no liquidificador. Como é bem de olho e depende da marca do requeijão (mais mole ou mais duro), se precisar, pode pôr mais requeijão ou um tiquinho mesmo de leite. Reserve. 

Patê de Atum

Ingredientes: 1 lata de atum sem óleo e ralada, umas 3 colheres (sopa) ou de requeijão ou de maionese e 1 colher (sopa) de cebola ralada.

Modo de Fazer: misture tudo com o garfo, após escorrer o atum da lata. Reserve.


Patê de Frango

Ingredientes: uns 300g de frango cozido e desfiado (pode até usar o que sobrou do almoço), 4 colheres (sopa) de requeijão ou maionese, sal a gosto (eu não usei), 1 colher (sopa) milho lavado e escorrido (opcional), 3 azeitonas picadas (opcional), 1 colher (sopa) de passas sem sementes (opcional) - escolha 1 desses opcionais - 1 colher (sopa) de cebola ralada.

Modo de Fazer: Misture tudo com um garfo e reserve.


Montagem final

Camadas: ponha a 1ª fatia de pão cortado ao comprido (a padaria vende assim - em outras delas, é preciso encomendar) em uma bandeja de sua preferência, escolha seu patê, passe, ponha a 2ª fatia e assim por diante. Se sobrar patê, guarde para o dia seguinte e poderá usá-lo em sua torrada.

Para cobrir o pão: use requeijão ou maionese e enfeite a gosto, mas se quiser um efeito "bolo salgado"...



Dicas


Dica 1: para ficar um bolo salgado bonito, enfeitado com rosa de tomates ou de cebola na anilina (ou outro enfeite que deseje), faça um purê de batatas, misturando-o com requeijão no lugar do leite e com queijo parmesão ralado. Ficará uma cobertura gostosa e poderá enfeitar com o queira. Nesse dia não fiz assim, porque nem tinha batata em casa....

Dica 2: pode usar requeijão catupiry, se desejar. Outros usam maionese no lugar do requeijão.

Dica 3: se preferir um pão desses, mas bem quente, com queijo derretido, é só fingir que ele é massa de lasanha e montar fatia/molho (de sua preferência: sugo, bolonhesa, italiano...)/queijo muçarela, repetindo até acabar. Depois polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao forno para gratinar. Sirva quente. 

Escolha suas camadas.... 









Em um deles,
usei a batata palha fininha
para acompanhar...
...em outro, só tinha a mais grossinha mesmo.






OUTRAS OPÇÕES DE ENFEITE

O toque final





BOM APETITE!

Beijinhos da Sil!!!:-)




Você também pode curtir

1 comentários

  1. Vc me deu uma boa ideia! Vou fazer intermediando as opções sugeridas. Brigada!

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato