Torta de Berinjela: light e gostosa! Pode alterar o recheio também!

19:19Silmara Aldrighi

Beringela como Recheio
ou como Antepasto
 
 
 
 
Bom, pra começar com chave de ouro, use a receita da torta com esse ou outro recheio,
que será sempre sucesso! Rende Bastante!
Dá pra montar em duas vasilhas de vidro separadas (ou qualquer vasilha que vá ao forno)
e também pode congelar crua ou semi pronta!
 
 
 
O recheio serve para passar em torradas, pão integral ou para misturar ao macarrão, para omelete, torta, recheio de panqueca, batata ao forno...bem, use sua imaginação.
Desta vez adicionei uns dentes de alho inteiros e vinagre
(usei pouquíssimo azeite para usá-lo depois de pronto. Assim ele não perde as propriedades).
 

Massa!
(Fica mais ou menos assim..acabei não tirando foto da torta)

 
Ingredientes: 3 ovos inteiros, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 xícaras (chá) de leite, 1 xícara (chá) de óleo, 1 caldo de legumes (ou outro que preferir, depende do recheio usado), 1 colher (sopa) de azeite, 2 dentes de alho (pequenos), 1/2 pimentão pequeno, 1/2 cebola grande, 50 gramas de queijo parmesão ralado, sal a gosto (se precisar... eu não uso), 1 pitada de pimenta em pó ou páprica picante, 200g de muçarela em fatias (para pôr por cima da massa), tomates secos (para pôr por cima da muçarela, sal a gosto (se precisar...eu não uso sal, pois a berinjela já está no ponto e uso caldo pronto para a massa e queijo ralado) e 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Modo de Fazer: Ponha, na ordem acima, todos os ingredientes para bater bem no liquidificador, exceto o fermento em pó. Quando você provar o sal e a mistura estiver boa, ponha o fermento em pó e bata rapidamente.


Recheio!


 
Ingredientes: 5 berinjelas grandes cortadas em cubos (não tirem a casca), 1/2 pimentão de cada cor (verde, vermelho e amarelo) grandes picados, 4 cebolas grandes picadas, 6 dentes de alho inteiros, 1 colher (sopa) de molho shoyo, 1/2 xícara de azeite; 1 xícara (chá) de vinagre de vinho tinto, azeitona e sal a gosto
 
 
 
 
Modo de Fazer: Deixe a berinjela cortada em cubinhos (com casca e tudo) com um pouquinho de sal em um pirex para que solte a água (escorrer uma hora depois). Misture os pimentões picados com a cebola o alho, o viangre e o azeite com a berinjela e leve ao forno médio pré-aquecido (assadeira ou vidro tampado com papel alumínio. Após meia hora, retire o papel alumínio e deixe mais um pouco até ficar mais sequinho e desligue o forno. Lembre-se de, na metade do tempo em que está secando o vinagre, você deve retirar umas 3 vezes do forno para misturar esse recheio/antepasto. Mas se quiser que fique um vinagrete, basta deixar mais vinagre sem secar. Ao retirar e esfriar, pode também acrescentar mais vinagre ou azeite ou nada, a depender do que fará com esse prato (recheio, antepasto ou vinagrete).
 


Montagem!

Unte um pirex grande (faço em um redondo e alto, de vidro, para que levá-lo diretamente à mesa, sem desenformar) e o enfarinhe... Retire o excesso de farinha de trigo, sem tocar nela. (vá batendo na tigela...)

1ª Camada: Ponha pouco mais da metade da massa, porque o recheio de berinjela, mesmo sendo colocado com cuidado por cima da massa, afundará um pouco... o restante da massa será apenas para cobrir levemente o recheio.
2ª Camada: Ponha todo o recheio de berinjela refogada.
3ª Camada: Ponha a muçarela em fatias.
4ª Camada: Ponha o restante da massa.

Enfeites: Tomate picado ou tomate seco (melhor ainda, mas é mais caro...), orégano, azeite e azeitona.
Ponha em forno médio e acompanhe, sem abrir o forno, até que ele cresça e fique moreninho... O cheirinho... hmmmmmmmmmmm... vocês verão!

Dicas: Se quiserem mudar o recheio, fiz uma vez a mesma massa, pondo caldo de legumes ou de frango ou de picanha e, como recheio, fiz 4 queijos... A massa se mistura com os queijos e fica também uma delícia. No entanto, como todo mundo fica me pedindo essa de berinjela, acabo fazendo mais dela...

Com essa massa, use a imaginação e faça o recheio que quiser, dá até pra aproveitar o que sobrou na geladeira do dia anterior! :)
 
Beijinhos da Sil!!!:-)
 

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato