Carne na Pressão com Legumes Cozidos: um prato light, rápido e saboroso!

17:24Silmara Aldrighi

Tá com pressa?
Quer fazer um prato rápido, barato, saudável e gostoso?
 
 
 
 
Bem, para quem gosta de carne e se encaixa nas condições acima,
esse prato é assim!
 
Escolha a carne que deseja (tipo que quiser e cortada como quiser),
acrescente legumes e sabor....e amor!
Leve para a pressão e pronto para desgutação!
 
 
 
  
 
 
Ingredientes: 500g de carne (da primeira vez que fiz, comprei cortada em cubos, depois em bifes) e a tempere com sal, oréganos, um pouco de vinagre e alho, desde a véspera, para pegar mais sabor. Não precisa ser filé ou contra-filé. Já fiz com vários tipos (coxão duro ou mole, alcatra, patinho....) e acaba dando certo, mesmo cada um tendo suas características. Use o que tem em casa de legumes e temperos. Eu usei 2 cebolas médias picadas em pedaços médios e/ou grandes, 2 batatas médias em rodelas, 1 cenoura pequena, cortada em rodelas (eu tinha dela já cortada em cubos) - o ideal é usar o mesmo tipo para a cenoura e a batata (ambas em rodelas ou em cubos, mas usei como já tinha cortado...é que desisti de fazer o purê de batata e estava realmente com pressa, mas com restrições alimentares), 1 colher (sopa) de cebolinha verde picadinha, 1 colher (sobremesa) de salsa picada, 1 tomate pequeno, maduro, picado e sal a gosto. Use só 1 tabletinho de caldo de carne (dizem que nem faz bem, né?)...usei um caldo de carne que tinha pronto (sempre que faço carne ou frango e sobra caldo, congelo uma porção).
 

 

Modo de Fazer: enquanto se ferve um pouco de água (com o caldo de carne) que baste para ficar no nível da carne ou que a cubra um pouco, pode usar uma panela de pressão sem qualquer óleo para cozinhar a carne. Ponha, nessa panela, camadas de carne, depois cebola e tomate, carne de novo, cebola e tomate de novo. Pronto. Ligue o fogo baixo e deixe ir criando caldo, mas sem fechar a panela totalmente. Depois, põe a água e cozinha a carne por uns 25 min. Abre-se a tampa da panela de pressão ao esfriar (ou esfrie a panela tampada, sem levantar o utensilio que faz apitar a panela, caso esteja compressa como eu estava). Agora é só pôr as batatas e a cenoura, provar sal para ver possíveis ajustes, tampar novamente e deixar por uns 10 a 15 min. Desligar, usar o mesmo procedimento para abrir e sevir com salada crua e arroz branco.
 
 
 
 
Dica: há quem faça uma farofinha e banana à milanesa ou algo mais, mas acho que esse prato é para quem está com restrições alimentares, mas quer algo rapido e saboroso. Se quiser algo mais elaborado, poderá incrementar o prato sim, mas aí seria outra receita, ok? É o tipo de prato que dá asas à sua imaginação, caso queria inovar com ele mais adinate!
 
Bom Apetite!
 
Beijinhos da Sil!!!:-)


Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato