Almoço Tropical: Espetinho de Camarão com Abacaxi, Salmão com Manga, Lagosta ao Havaí e Cocada de Maracujá!

18:52Silmara Aldrighi

Que tal inovar nessas férias e arrasar em um
 ALMOÇO TROPICAL para familiares e/ou amigos?

Veja o cardápio completo da Doce Lar Para Você!

DRINK OU COQUETEL

ESPETINHO DE CAMARÃO COM ABACAXI



Ingredientes: 1 kg de camarão médio, limpo e com cauda, 1/2 colher (sopa) de sal ou a gosto, 1 colher (sopa) de azeite, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 2 dentes de alho amassados, 1/3 de xícara (chá) de salsa bem picada, 3 xícaras (chá) de abacaxi cortado em triângulos, 1 pimentão vermelho grande cortado em quadrados de 3 cm.

Dica: pode aproveitar o abacaxi que tirará das cascas para fazer a lagosta/camarão Havaí (receita mais adiante).

Modo de Fazer: numa tigela, tempere o camarão com o sal, o azeite, o suco de limão e o alho. Reserve por 15 minutos. Passe o camarão pela salsa para cobri-lo bem. Aqueça a grelha. Monte os espetos, intercalando o camarão com o abacaxi e o pimentão. Grelhe por 15 minutos, virando de vez em quando, ou até o camarão ficar macio. Sirva os espetos ainda quentes.
  
SALMÃO COM MANGA
Pode ser servido com salada ou risoto ou arroz branco
Pode ser servido á montado no prato ou a pessoa pode se servir
 

Ingredientes: 1,5kg de salmão fresco, sal a gosto, pimenta-do-reino a gosto, 2 colheres (sopa) de manteiga/margarina, 1 xícara (chá) de vinho branco, 2 colheres (sopa) de salsinha picada, 2 colheres (sopa) de cebolinha picada, 2 colheres (sopa) de alecrim, 3 mangas grandes descascadas, suco de 4 laranjas.

Modo de Fazer: coloque o peixe em uma travessa e tempere-o com o sal e pimenta. Cubra com um filme plástico e leve à geladeira por 24h. Derreta a manteiga/margarina em uma frigideira com o vinho. Desligue o fogo e junte a salsinha, a cebolinha e o alecrim, mexendo levemente. Arrume o salmão em um refratário e derrame a manteiga/margarina temperada por cima. Despeje metade do suco de laranja sobre o peixe. Depois, corte as mangas em cubos e cubra a posta. Derrame o restante do suco de laranja, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio (180º) por 20min. Retire o papel e deixe dourar por mais 5 min. Sirva preferencialmente com arroz branco.
  
LAGOSTA AO HAVAÍ


Ingredientes para a Lagosta: 1 abacaxi grande, 300g de lagostas limpas e cozidas, 1 colher (sopa) de manteiga, 2 dentes de alho bem picadinhos, 1 cebola picadinha, 1 colher (sopa) de milho verde, 1 colher (sopa) de molho branco, 1 colher (sopa) de creme de leite, ½ xícara (chá) de arroz branco cozido, 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado, sal e pimenta a gosto.

Ingredientes para o Molho Branco: 1 xícara (chá) de leite, 1 colher (sopa) de manteiga, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, sal a gosto, noz-moscada a gosto, pimenta-do-reino branca a gosto.

Modo de Fazer: faça o molho branco primeiro. Ferva o leite e reserve. Em uma panela, derreta a manteiga, junte a farinha e mexa até obter uma pasta homogênea.Aos poucos, acrescente o leite fervido, mexendo sempre para não empelotar. Tempere com o sal, a noz-moscada e a pimenta. Reserve. Abra o abacaxi ao meio, com a coroa. Retire toda a polpa, corte-a em cubos e separe alguns pedaços para decorar o prato ou use o abacaxi no espetinho com camarão. Corte a lagosta em cubos. Aqueça a manteiga e refogue o alho e a cebola. Junte a lagosta, o milho e metade da polpa do abacaxi picada. Acrescente o creme de leite e o molho branco, mexendo bem. Deixe ferver por 1 minuto. Recheie uma metade da casca do abacaxi picada. Acrescente o creme de leite e o molho branco, mexendo bem. Deixe ferver por 1 minuto. Recheie uma metade da casca do abacaxi com essa mistura. O que sobrar, misture ao arroz branco e recheie a outra metade do abacaxi. Polvilhe com queijo ralado e deixe no forno por 5 minutos.
Dica 1 : se não tiver lagosta, poderá usar camarões grandes ou até peixe de sua preferência. Na coleção de onde testei (fiz com camarão), fala-se de poder usar a cavaquinha, mas nunca usei nem a vi pessoalmente. Há, também indicam o vinho branco Chardonnay.
Dica 2: cada banda dessa de abacaxi pronto serve, no máximo, um casal, a depender do que mais acompanhará o almoço. Interessante servir as pessoas por parte. Se for algo mais requintado, isso fica fácil, pois as pessoas serão servidas Se for mais descontraído, poderá servir as entradas e depois, quando as pessoas forem se servir à mesa, é só pôr, na mesa onde se sentarão, por exemplo, essa metade do abacaxi em frente a cada 2 pessoas, para que complementem seu prato. É como se fosse uma surpresinha ao retornarem à mesa. Use sua imaginação, caso queira usar esse prato. Ele fica muito saboroso e mais bonito que na foto.

Outra sugestão: CAMARÃO RETRÔ



ACOMPANHAMENTOS

Arroz branco ou Risoto, Saladas, Suflês...

COCADA DE MARACUJÁ


Ingredientes: 1kg de coco ralado fresco, 500g de açúcar cristal, polpa de 1 maracujá grande.

Modo de Fazer: leve o açúcar e o coco ralado ao fogo em uma panela grande. Mexa sem parar por, aproximadamente, 15 min, até que a cocada solte do fundo da panela. Acrescente a polpa de maracujá e cozinhe por mais 3 minutos, mexendo sempre. Despeje as porções da massa sobre uma superfície fria e lisa e espere esfriar.
Use a imaginação na hora de servir a sobremesa....

SUA FESTA

Imprima um toque pessoal nesse almoço!
Crie um clima descontraído e tropical em sua casa (ou em seu apto.) e
seja pura alegria ao receber os convidados com essa comida maravilhosa!
Não esqueça de fazer uma mesa de frutas e sucos...
Não posso deixar de agradecer à Abril Coleções pelos livros maravilhosos da
 "Cozinha Regional Brasileira", de onde já testei várias receitas!
Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato