sábado, 25 de agosto de 2012

Capellini com Legumes e Queijo de Cabra....leve, rápido e gostoso!

Muito fácil de fazer e pode comer sem culpa!
 
Encontrei essa receita por acaso, ao comprar macarrão de boa marca a bom preço...
.....estava ela no próprio pacotinho.....mas essa foto acima foi retirada de outro site,
que copiou uma receita do livro "5 Pontos Essenciais para Emagrecer",
 escrito em parceria com a BOA FORMA, com mais de 40 receitas.
Minha máquina estava descarregada e não tive como fotografar.
Foi o que ficou mais parecido com a receita que fiz....
Depois de carregada, tirei foto do pacote
...veja a foto do pacote e da receita...
 
 
 
 
Ingredientes: 350g de Capellini Barilla, 150g de abobrinhas cortadas em tiras, 100g de cenouras cortadas em tiras, 100g de tomatinhos cereja, 80g de brócolis, 40g de lascas de queijo de cabra (sugestão: queijo Pecorino), 3 colheres (sopa) de zeite extra-virgem, folhinhas de hortelã fresca e sal e pimenta a gosto.
 
Modo de Fazer: frite as abobrinhas em na colher do azeite, acrescentando as cenouras em seguida, deixando-as cozinhar por 1 minuto. Retire do fogo e adicione os tomatinhos partidos ao meio (ou, se preferir, cortados em 4 partes). À parte, ferva os brócolis em água e sal por 2 minutos. Cozinhe, em panela grande, em abundante água fervente e sal, o Capellini, escorrendo-o ao ficar al dente (deve levar só 5 minutos - cuidado para não ficar muiito mole - prefiro colocá-lo nessa água, como explicado, separá-lo bem dentro dessa água e desligar, pois a água está fervendo, e observar sempre, pois logo fica pronto). Ponha esse macarrão numa vasilha bonita, ponha os legumes, regue com um fio de azeite cru e espalhe uma pitadinha de pimenta. Decore com folhinhas de hortelã e as lascas de queijo e sirva. Não precisa de outro acompanhamento. Um vinho gostoso combinaria bem!!!!
 
Capellini tem diâmetro entre 0,85mm e 0,92 mm; é uma variedade bem fina de massas italianas. Só não é mais fina que o Capelli d'angelo (Cabelo de Anjo), cujo diâmetro fica entre 0,78mm e 0,88mm. Ambos caem bem com molhos leves e sopas, pois são fininhos.
 
 
OUTRAS RECEITAS DA DOCE LAR
 
 
 
 
 
 
 
 
OUTRAS RECEITAS
 
 
 
 
BOM APETITE!
 
Beijinhos da Sil!!!:-)

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Peixe de Minuto com Gergelim Branco e Preto...uma delícia e....é light!)


Não quer perder tempo, mas quer surpreender...sem culpa pelas calorias?
Teste esta Receita!

Ingredientes: 400g de filé de tilápia – a marca Copacol é a minha preferida; 3 colheres (sopa) cheias de azeite (azeite mesmo); 1 limão médio ou grande; sal; 2 dentes de alho (opcional); 1/2 colher (sopa) de cebolinha picadinha (opcional - só para enfeitar -achei que faltava uma cor verde, mas é melhor não pôr e servir com salada mix: http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2012/08/mix-de-folhas-com-queijo-brie-e.html) e alguns ovinhos de codorna para aquecer o ambiente com um vinho gostoso...ah, faça uma mistura de 1 e 1/2 colher de gergelim branco com 1 e 1/2 colher de gergelim preto. Separe um pouco de farinha de trigo somente para passar nos filés na hora de usar a frigideira. Ah, se preferir, tempere na véspera o peixe e deixe-o na geladeira, pois apurará mais ainda o gosto.


 
Tempero: lave com cuidado os filés. Passe o suco de ½ limão nele e lave-os novamente, mas, desta vez, bem rapidamente para não tirar todo o limão. Deixe escorrer bem, esprema a outra metade do limão por cima deles e ponha sal a gosto, de forma que fique todo temperado por igual e ponha o alho em seguida (já fiz com e sem, mas como adoro alho, sou suspeita para dizer que prefiro “com”). Melhor temperar os filés na véspera, pois ficará mais saboroso.
 
Modo de Fazer: escolha ou uma chapa lisa ou uma panela parecida com a que se faz yakissoba ou paella e de material antiaderente, que dá para fazer os 3 a 4 filés do pacote de uma vez só, sem pregar. Ponha o azeite e deixe a panela em fogo baixo a médio, até 180 graus. Passe os 2 lados do filé na farinha de trigo (rapidamente - não deixe grudar muita farinha). Assim que começar a “ferver” o azeite, disponha os filés na frigideira, lado-a-lado, devagar, um-a-um (sem a pouca possível calda que o limão e o peixe possam ter formado) e tampe a panela (se for na chapa, tem uma tampa (parecida com chapa e com furinhos e cabo para cobrir). Se achar que precisa, polvilhe sal. Em seguida, polvilhe os 2 tipos de gergelim. Detampe a panela de vez em quando, pois fica pronto rápido. Só vire os filés com a pá larga (aquela usada para terfal) para não desmanchar os pedaços. Quando notar que deu uma boa tostadinha, vire um por vez e acrescente os 2 tipos de gergelim de novo. Ponha, se necessário (dificilmente precisará), mais uma colher de sopa de azeite e tampe de novo. Antes de tampar, se for usar cebolinha para enfeitar, essa é a hora – aí é só pôr, por cima e desligar ao tostar o lado de baixo. Use sempre fogo médio por causa do azeite.
 
 
 
Outras Receitas com Peixe - Doce Lar Para Você
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BOM APETITE!!!
Beijinhos da Sil!!!:-)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Contrafilé com Batata Rösti e Provoleta ao Chimichurri (Hum....nem falo mais nada!!!!)

Pode ser assim.....

 


...ou assim...


...use sua criatividade!!!!


Comi esse prato no Paraná e não sosseguei até provar a receita....deu certo!
Da próxima vez, tirarei foto para substituir essa que consegui.
A preocupação em comer quente foi maior que tirar a foto.
Ah, encontrei a receita abaixo na revista Muffato.


Ingredientes: 180g de contrafilé (de preferência um alto), 1 colher (sopa - ou 15ml ) de óleo de milho, 180g de batata lavada, descascada e ralada (no ralo médio ou grosso), 20g de parmesão ralado, 20ml de azeite de oliva (de preferência o extra virgem), 20g de queijo provolone, sal e pimenta do reino a gosto e 2g de chimichurri (uma mistura de ervas - bem utilizada na Argentina e no Uruguai - eles a vendem pronta) ou a substitua por cheiro verde e um pouquinho de ervas que tenha em casa.

Modo de Fazer a Carne: tempere a carne com sal e pimenta (o chimichurri que comprei em Puerto Iguazu - ver foto abaixo - já vinha com pimenta - observe antes o seu) e grelhe-a com o óleo em frigideira antiaderente bem quente. Não mexa muito a carne. Ponha um lado e só vire ao começar a dourar bonito (para não criar caldo sem dourar antes). O ponto correto mesmo é o mal passado, mas eu não gosto e passei o meu mais um pouquinho, né? O que fiz foi, após grelhar os 2 lados, voltei ao lado anterior com a frigideira tampada e alternei os lados com ela tampada e o fogo mais baixo. Pode também pôr no forno quente por alguns minutinhos, só para atingir a cor desejada.

Modo de Fazer a Batata: rale a batata crua em ralo médio ou grosso. Misture-a com o parmesão ralado. Coloque essa mistura m uma frigideira pequena antiaderente untada com óleo de milho e deixe até dourar. Vire o lado e repita.




Modo de Fazer a Provoleta: grelhe a fatia de provolone em frigideira antiaderente (bem quente), até dourar dos 2 lados.

Monte seu Prato: Sirva o contra-filé grelhado com a batata rosti ao lado, coberta com a provoleta e tudo regado ao molho chimichurri.

O que fazer primeiro para não esfriar? Comecei pela batata e a deixei em forno aquecido e deligado, enquanto fazia o contra-filé, já que meu chimichurri estava pronto e uma salada também.

Dica para preparar o molho: Misture o chimichurri (ou cheiro-verde e ervas - se quiser, pode usar alho também) ao azeite (o meu já veio - se vier, misture mesmo assim com mais azeite). tempere com um pouco de sal (prove antes). Deixe pegar o gosto mais um pouco. Quanto mais tempo melhor. Mantenha-na em pote fechado e limpo que durará muito mesmo.




"O Chimichurri é um molho típico da Argentina e do Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos. Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto esta sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta.

A base do chimichurri é a salsinha, o alho, o vinagre e o azeite de oliva. Sobre essa base, pode haver muitas variações, desde acrescentar ou substituir a salsinha por coentro, acrescentar orégano ou mesmo alfavaca ou manjericão, até acrescentar ou substituir o vinagre por suco de limão. É comum acrescentar alguma pimenta. A mais usual é a pimenta calabresa ou outra semelhante, mas pode ser páprica picante ou mesmo pimenta do reino.
Pode ser usado tanto para deixar a carne de molho antes de fazer o churrasco (marinada), como para molhar a carne enquanto esta sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta. Quando se usa para temperar a carne antes de assar (marinada), deixar a carne não mais de duas horas. Senão, o gosto do molho se sobrepõe ao gosto da carne.

Para o preparo do molho basta hidratar os flocos em uma proporção igual de flocos, vinagre de arroz ou vinagre de vinho branco, azeite de oliva e óleo de canola ou girassol. Os flocos podem ser misturados na margarina, requeijão, maionese, manteiga e queijo ralado. Excelente no feijão e recheio para pastéis. Experimente adicionar no molho de macarrão e como toque final em sanduíches, hamburgueres, ovos mexidos, patês e pastas de queijo. Na pizza, espalhe levemente por cima ou coloque embaixo do recheio antes de ir ao forno."



Como Fazer um Chimichurri








Batata Rösti já publicada neste Blog: "Doce Lar Para Você"


SUCESSO!!!!

Beijinhos da Sil!!!:-)

domingo, 19 de agosto de 2012

Mix de Folhas com Queijo Brie e presunto Cru (é light, gostoso e rápido de preparar)!


 COMA SEM CULPA!!!! 


Não encontrei foto que reproduza exatamente
a receita que encontrei em Foz do Iguaçu e testei em casa.
É da Revista Muffato (edição abril/2012).
Também dependerá das folhas escolhidas para o mix.


Ingredientes:  150g de folhas variadas higienizadas, 40g de queijo brie (cortados em retângulos bem compridos), 20g de presunto cru em fatias finas, 30g de geleia de frutas vermelhas de boa qualidade, 25ml de aceto balsâmico, 40ml de azeite de oliva extra virgem ou óleo de milho, 20g de amêndoas laminadas tostadas, sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de Fazer: com a ajuda de um mix ou de um batedor de arame (fouet), misture a geleia com o aceto balsâmico e o azeite de oliva.

Dica: sirva as folhas levemente temperadas com sal e pimenta em um prato e cubra com o molho, o queijo brie e as fatias de presunto. Decore com as amêndoas tostadas e sirva em seguida.

Observação: a quantidade de aceto balsâmico pode mudar de acordo com a marca da geleia, devido à variação da quantidade de açúcar. Bom deixar um sabor que seja adocicado e ligeiramente ácido. Tempere com sal e pimenta.


Outras receitas de Mix de Folhas com Queijo Brie





BOM APETITE!!!!

Beijinhos da Sil!!!:-)

Doce de Goiaba em Calda....caseira e natural!

"A palavra "goiaba" vem do termo guaiaba.
Era apreciada mesmo antes de os portugueses chegaram ao Brasil e
caiu no gosto das doceiras aqui chegadas de outros continentes."


Ingredientes: 15 goiabas maduras, mas firmes (descascadas, cortadas ao meio e sem sementes), 5 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar, 1 litro de água, 12 cravos, 1 pedaço de canela em pau.

Modo de Fazer: em uma panela, junte o açúcar, a água, o cravo e a canela e deixe ferver até formar uma calda em ponto de pasta. Acrescente as goiabas e deixe cozinhar até que fiquem bem macias. A calda deve ficar rala.

Detalhe: o cravo-da-índia sempre presente nas compota, tem importante função fungicida, ajudando a prolongar a vida útil dos alimentos.


DICA PARA SE OBTER PONTO DE PASTA NA CALDA
(ou ponto de véu)

É o ponto mais tênue e ralo. A calda está em ponto de pasta quando inclinando-se a panela, começa a se soltar, deixando o fundo limpo, sem grãos de açúcar (a calda é bem rala).

Outra forma de se obtê-lo...assim que a calda entrar em fase de cozimento, pode também mergulhar uma escumadeira ou colher para verificação. Levante-a e, se a calda ficar ligeiramente presa à escumadeira e escorrer, formando uma espécie de franja ou chuva, o ponto estará adequado. É o ponto utilizado no preparo de xaropes e caldas ralas. O termômetro marcará entre 95 e 100 graus.


 
Outros links para essa receita

domingo, 12 de agosto de 2012

Mineiro de Botas, uma Sobremesa Prática e Saborosa!!!

Sabe quando está com vontade de comer um doce,
mas com algo salgado para um saboroso equilibrio....


Ingredientes: 1 colher (sopa) de óleo de milho, 1 colher (sopa) de manteiga/margarina, 150g de queijo prato, 2 ovos inteiros, 2 bananas-prata médias bem maduras e amassadas e 1/2 xícara (chá) de açúcar.

Modo de Fazer: em uma frigideira antiaderente, aqueça o óleo e derreta a manteiga/margarina. Junte o queijo prato e deixe derreter. à parte, bata bem os ovos e adicione as bananas. Leve essa mistura à frigideira onde o queijo está derretido.. Em fogo médio, mexa ate formar uma massa espessa. Retire-a e a coloque em uma vasilha oval. Polvilhe com o açúcar e deixe a vasilha no forno apenas 5 min para queimar o açúcar. Há quem prefira fazer essa segunda parte na própria frigideira tampada e em fogo baixo.

Outras Opções de Receita do Quitute


Outro Doce do Mesmo Estilo


Beijinhos da Sil!!:-)