domingo, 20 de maio de 2012

Medalhão de Filé (é rápido de preparar e muito gostoso)!

Que tal um medalhão de filé no seu almoço?


A receita abaixo é a mais simples, pra quem quer algo saboroso,
mas não deseja ficar a manhã na cozinha.

Mais adiante, trancrevi alguns links com receitas usando vinho ou creme de leite,
medalhões com molhos diferentes, de forma a disponibilizar outras opções pra você!



Ingredientes: 6 medalhões de filé e 6 tiras de bacon (você compra os filés á cortados em formato de medalhão e apenas circula cada um com a tira de bacon e prende com 1 palito para o bacon não cair), 1 bola grande em rodelas, 4 dentes de alho, uns 6 cogumelos, óleo ou azeite a gosto e sal a gosto. Como dica, ter um pouco de suco de abacaxi para a hora de amaciar a carne ou usar o fondor. Normalmene faz-se isso se não for usado filé, mas outras carnes.


Modo de Fazer: não temperei a carne, pois foi tudo corrido. Comprei e fiz, mas fica gostoso e pega mais o tempero se deixar marinando, pelo menos, 1 hora antes. Ponha o azeite para aquecer e distribua os medalhões sem mexer nenhum. Tampe a panela, levantando-a para olhar de vez em quando. Vire os medalhões e fique observando novamente, pois vai formando um líquido (se não formar, é só acrescentar pouquinha água ou um pouco de suco de abacaxi - que amacia mais ainda a carne). Ao notar que agora está fritando, vire de vez em quando, esfregando a carne na panela com a ajuda de um garfo. Ao notar que está mais escurinha, ponha alho e salpique sal. Execute o mesmo procedimento para o outro lado. Depois acrescente a cebola picada e os cogumelos e um pouquinho de água (pouco mesmo) e tampe a panela de terflon/terfal. Abra para ver como está, esfregar na panela de novo os medalhões para ir pegando a cor que fica na própria panela e vire o lado, preocupando-se em pôr a cebola em contato com o fundo da panela também. Sinta o sal e ponha um pouco mais se precisar. Há quem use, nessa hora, um pouco de molho shoyo. Está pronto. Sirva com arroz, purê e salada.

Outras receitas de medalhão


Há quem faça medalhão com carne moída...

Bom Apetite!!!
Beijinhos da Sil!!!:-)

domingo, 13 de maio de 2012

Macarronada à Bolonhesa de Micro-ondas (ensinada em um curso para crianças no Pão-de-Açúcar)

No dia da mães, a homenagem é também
dela para os filhos!




Mãe, querida, espero que seu dia tenha sido especial e
 que tenha filhos tão maravilhosos quanto os meus!


Para comemorar, mais um prato dedicado a você!
É feito todo no micro-ondas e a criançada adorar meter a mão na massa....

Miojo Primavera

Receitas com Miojo:
http://www.blogfunil.com/2012/08/receitas-com-miojo-dicas-livros-fotos.html



Veja a receita de sobremesa também para a criançada brincar na cozinha:
(faça a sobremesa na véspera)

Brigadeirão

Depois postarei uma opção de pudim de chocolate, com calda de mel karo,
também aprendida por minha filha, assim como essa abaixo da macarronada,
em curso de culinária infantil do Pão-de-Açúcar, há uns anos.

 Vamos à receita!!!!

Ingredientes: 1 cenoura ralada (opcional, a depender dogosto da criança), 1/2 colher (sopa) de água, 350g de carne moída de sua preferência (patinho,por exemplo), 1 cebola ralada, 1 colher (chá) de tempero pronto (carne), 1 lata de molho de tomate pronto, sal a gosto, 150g de queijo muçarela picado, 1 caixa de creme de leite, 2 pacotes de macarrão instantâneo (a marca que desejar).



Modo de Fazer: de preferência, peça primeiro a criança para pôr luvinhas, pois a brincadeira fica mais gostosa se puderem usar as mãos em algum momento. Agora sim: misture bem, até ficar uma massa só: a carne com a cenoura, a cebola, o tempero, o sal e a água. Ponha em uma vasilha de vidro e cubra-a com filme plástico. Dê uns furinhos, com um garfo, nesse plástico e leve ao micro-ondas, em potência alta, por 4 a 6 minutos, parando 2 vezes, nesse intervalo, para nossa mexida (nesse momento, como está mais quente, a criança deve pôr luvas de proteção para pegar pratos quentes e você a ajuda a tirar do micro-ondas e mostra como misturar). Em seguida, acrescente o molho de tomate, misture tudo muito bem e, ainda na mesma vasilha, leve ao micro-ondas por 8 a 10 minutos. Retire a carne do forno, prove e regule o sal. Acrescente o creme de leite e o queijo muçarela. À parte, cozinhe o macarrão, confome instruções, pois é rapidinho. Há quem faça isso (e até arroz) no micro-ondas, mas não recordo...parece que tem uma vasilha própria que facilita bastante esse trabalho. Bem, junte esse macarrão à mistura do molho, polvilhe com queijo parmesão ralado e leve ao mico-ondas por 2 minutos. Sirva quente. É rápido ou não é?

Dica: para ficar mais animado, separe todos os ingredientes com a ajuda da criança. Separe as vasilhas e luvinhas a serem usadas e somente após esse ritual, comecem a executar a receita. Parece grande, porque faço explicações, mas se pegar somente os ingredientes e o modelo de fazer na forma direta, verá que é simples sim.

Outras Receitas de Macarrão
para a Você ajudas à criançada fazê-las no micro-ondas






Essa aqui você faz para a sua criança....


FELIZ DIA DAS MÃES!!!!

Beijinhos da Sil!!!!:-)

sábado, 5 de maio de 2012

Bolo de Maracujá Rápido e Refrescante para o Café-da-manhã ou o Chá da Tarde!


Alegre sempre! Tradicional ou não!



Ingredientes: 395g de leite condensado (pode ser na caixinha ou na lata), 1 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado, 1 xícara (chá) de folhas de hortelã, 1 tablete (200g) de margarina sem sal, em temperatura ambiente, 1/2 xícara (chá) de açúcar, 3 ovos, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo e 1 colher (sopa) de fermento em pó.


Modo de Fazer: bata, no liquidificador, o leite condensado, o suco de maracujá e a hortelã e reserve. Bata o açúcar com a manteiga e os ovos até ficar fofo (minha colega disse que bater à mão - comi na casa dela e peguei a receita para testar - mas prefiro a batedeira). Adicione a ela a mistura do liquidificador e bata m,ais um pouco. Pare de bater e misture a farinha e o fermento. Coloque em uma forma retangular média já untada e enfarinhada. Leve ao forno médio (uns 180º) preaquecido, por uns 45 min, até que enfie um palito no meio e saia sequinho. Corte em quadradinhos e sirva a seguir.


Dicas: com um pouquinho mais de trabalho, pode fazer uma cobertura com leite condensado e suco de maracujá (e 1 colher de sopa de margarina sem sal), misturando no fogo como brigadeiro....ou somente um pouco de suco de maracujá com açúcar, misturado no fogo)...bem, eu não pus nada disso. Também pode fazer em forminhas separadas - dá mais trabalho para untar e enfarinhar, mas fica bonitinho.....mais bonitinho ainda se usar forminhas de cupcakes (elas ficam dentro da forminha de bolo individual e não precisa untar, nem enfarinhar e fica lindo!). Ah, há quem enfeite o bolo com as sementinhas também. Fica bonito, mas não gosto delas ao comer.....


 
Veja outras receitas disponíveis




 
(esse site - link acima - tem muitas receitas maravilhosas,
incluindo a receita do bolo de maracujá da foto abaixo,
que está disponível antes da metade da tela, ao se descer o cursor.
Depois testarei algumas dessas maravilhas que encontrei e estou compartilhando com vocês)


 


 
COm pasta americana, dá para criar e inventar...eu não tenho paciência para fazer isso não,
mas há quem o faça muito bem.
Vi as fotos abaixo, iundicando lembrancinha de bebês (sem receita)
....mas quem não gostaria de ganhá-los?????



Um bom final de semana!

Beijinhos da Sil!!!:-)


terça-feira, 1 de maio de 2012

Sobremesa de Sorvete de Creme com Banana e Doce de Leite


Experimentem essa sobremesa que testei.....
mas é preciso ter controle para não comer mais!


Ingredientes da Massa: 200 g farinha de trigo, 100 g de manteiga, 4 g de sal, 20 g de açúcar, 1 colher (chá) de água, 1 ovo, baunilha.

Ingredientes do Doce de leite: 1 lata de leite condensado ou doce de leite pronto (fiz doce com a lata de leite condensado na panela de pressão).

Ingredientes do Caramelo da torta: 60 g de açúcar, 60 g de manteiga e canela em pó.

Ingredientes da Calda Quente: 150 g de chocolate picado meio amargo, 50 g de gordura de coco (não usei), 1 colher (café) de mel .

Outro ingrediente: sorvete de creme .

Modo de Fazer a Massa: corte a manteiga bem gelada em cubos. Coloque a farinha de trigo na bancada de trabalho e some a ela os cubos de manteiga, amasse com as pontas dos dedos até obter uma farinha. Faça uma cratera no meio dessa farinha e coloque o ovo batido, o sal o açúcar e a água. Misture bem esse meio e aos poucos vá incorporando a farinha. Amasse delicadamente trabalhando a massa o mínimo possível. Reserve na geladeira por 30 minutos antes de utilizar. Abra a massa e corte discos um pouco maior que o desejado, pois a massa vai encolher um pouco depois de assada. Unte uma assadeira. Forre com papel manteiga untado, coloque os discos, forre com uma folha de papel manteiga untado na parte que ficará em contato com a massa, cubra com feijão cru (para comprimir a massa) e asse em forno pré-aquecido a 180°C por 20 minutos. Retire o papel, o feijão e asse por mais 15 minutos ou até dourar. Deixe esfriar em temperatura ambiente. Reserve. Corte as bananas em rodelas e caramelize em uma frigideira com manteiga/açúcar e uma pitada de canela. Derreta o chocolate picado, adicione a gordura de coco, misture até ficar bem homogênea, acrescente o mel e reserve fora da geladeira.

Modo de Fazer o Doce de Leite: cozinhe a lata de leite condensado por 35 minutos na panela de pressão, deixe esfriar bem em temperatura ambiente, abra, coloque todo conteúdo numa bacia, misture muito bem (se preciso passe numa peneira para que fique bem fininho).

Montagem: coloque num saco de confeitar e cubra cada biscoito com uma camada do doce, disponha as rodelas de banana, coloque uma bola de sorvete, regue com a calda de chocolate e sirva.

(Receita que encontrei no site do Terra e é sugestão do "Brie Restô").



Você já experimentou o mousse de chocolate da Doce Lar?
É bem mais fácil de fazer e é uma preciosidade
e você não usa as gemas do ovo....






Outras sobremesas deliciosas da Doce Lar



  

Aproveite!

Beijinhos da Sil:-)

Panquecas e Outras Massas Deliciosas e Seus Saborosos Recheios!

Panqueca é sempre uma delícia!

Como hoje é dia de descanso (ou deveria ser), resolvi fazer busca por receitas gostosas e usar uma delas no almoço com o que tinha em casa. Pra variar, é difícil não criar algo ou testar receitas novas...

 
 
Aliás, por falar em massas e panquecas,
lembro a todos da deliciosa panqueca da minha Sogrinha,
que foi a que eu mais fiz, até hoje, entre as panquecas:
 


 
Só que vi tanta panqueca e outras massas gostosas no site do Terra,
que preferi mostrar a vocês esse achado.

 
Não se preocupem que depois continuarei com as minhas dicas de novo....
Ao final desta postagem, segue a receita que testei e aprovei hoje (lasanha de bacalhau).


 
Veja agora as excelentes opções do "Terra"' para você....




 Uma delas segue transcrita abaixo....



Ingredientes da Massa: 1/2 xícara (chá) de leite, 1 ovo, 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 sachê de tempero pronto de cebola, alho e cheiro-verde.

Modo de Fazer a Massa: bata no liquidificador o leite, o ovo, a farinha e tempero por 2 minutos ou até obter uma massa levemente cremosa e homogênea. Deixe descansar por 10 minutos. Unte e aqueça uma frigideira (12 cm de diâmetro) em fogo médio e coloque uma porção da massa suficiente para formar uma camada fina que cubra o fundo da frigideira. Frite de um lado e vire para fritar o outro. Passe para um prato e continue a operação até terminar a massa. Reserve.

Ingredientes do Recheio de Espinafre, Atum e Azeitonas: 1 colher (sopa) de farinha de trigo, 2 colheres (sopa) de água, 2 colheres (sopa) de óleo, 2 xícaras (chá) de espinafre picado, 1 lata de atum em água já escorrido, 6 azeitonas verdes picadas.

Modo de Fazer o Recheio: dissolva a farinha na água e reserve. Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o espinafre até murchar, junte a farinha dissolvida e misture até engrossar. Acrescente o atum e as azeitonas e misture.

Ingredientes do Molho Vermelho: 1 colher (sopa) de óleo, 6 tomates grandes maduros sem pele e sem sementes picados, 1 sachê de tempero pronto de cebola, alho e cheiro-verde e óleo para untar.

Modo de Fazer o Molho: em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e refogue os tomates por cinco minutos. Polvilhe o tempero e misture até ficar homogêneo. Arrume as panquecas em uma travessa e cubra com o molho de tomate. Sirva em seguida.
 
Montagem: distribua um pouco de recheio em cada disco de massa e enrole como rocambole. Reserve em local aquecido.

Que tal uma Panqueca Doce?




Que tal criar novidades em Panquecas para a criançada?






Aproveite também as Panquecas desses Sites Práticos




A Panqueca da Cozinha Vegetariana!



Use sua criatividade!


Há Diversas Massas para Todos os Gostos também!


Segue o link da receita que testei hoje,
aproveitando umas sobras de bacalhau pronto
que congelei em abril (da 6ªf Santa)....hum!!!




Quer outro tipo de massa? O Terra ainda tem muitas opções para você!




Bom Apetite!

Beijinhos da Sil!!:-)

DICAS e RECEITAS do Programa Bem Estar para uma vida saudável...


RECEITAS DIVERSAS - nutritivas, saborosas e saudáveis:


DICAS DE ALIMENTAÇÃO - escolha as melhores frutas:


Bater FRUTA com LEITE, no liquidificador, ajuda a garantir VITAMINAS A, B, C e D:


AVALIAÇÃO FÍSICA:


MATÉRIAS mais vistas:



OUTROS SITES 












FELIZ DIA DO TRABALHO!!!!

A história desse dia...

"O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios.
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos EUA uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista
, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes."



Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil...

"Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo, que deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer).

Em 1º de maio de 1941, foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores."


 
PARABÉNS PELO DIA E DESCANSE BASTANTE, se for possível!
 
Beijinhos da Sil!!!:-)