Ceia Temática de Ano Novo: Festival de Paellas - Um Só Prato; Muitas Conquistas! E ainda tem Coquetel de Morango, Espetinho de Lagosta para Entrada e Torrijas de Sobremesa....

00:23Silmara Aldrighi



Vamos inovar na Ceia de Ano Novo?
Que tal um Festival de Paellas?



Garanto que a turma vai amar!
Vamos lá?




SUGESTÃO:

MENU DE ANO NOVO DA DOCE LAR

Coquetel: New Year (Coquetel de Morango)
Entrada: Brochete de Lagosta no Espeto
Prato Principal: 5 tipos de Paella (escolha a sua!)
Sobremesa: Torrijas Espanholas (parecida com Rabanadas/Fatias Douradas)



COQUETEL

New Year


Ingredientes: 3 xícaras (chá) de morangos, 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 colher (chá) de suco de gengibre fresco, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 1 garrafa de vinho branco ou champanhe.

Modo de Fazer: bata os morangos no liquidificador. Transfira-os para uma panela, junte o açúcar e leve ao fogo. Cozinhe em fogo baixo até engrossar e soltar do fundo da panela. Retire do fogo e acrescente os sucos de gengibre e de limão. Coloque 1 colher (sopa) de mistura de morango em uma taça e preencha o restante com vinho branco ou champanhe de sua preferência.


ENTRADA
Brochete de Lagosta no 
Espeto


Ingredientes: para o Espeto: 6 caudas de lagosta, 1 pimentão verde, 1 cebola, 1 tomate, 1/3 de xícara (chá) de azeite, sal a gosto.


Ingredientes para o Molho de Alcaparras: ½ colher (sopa) de manteiga, ½ colher (sopa) de alcaparras.

Modo de Fazer o Espeto: cozinhe as lagostas com casca em água e sal por 4 minutos. Retire-as da água e deixe esfriar. Retire as cascas. Reserve. Corte o pimentão, a cebola e o tomate em 6 partes cada um. Espete a lagosta, o pimentão, o tomate e a cebola – nessa ordem. Em uma chapa aquecida, coloque o azeite e leve o espeto para grelhar até dourar. Reserve.

Modo de Fazer o Molho de Alcaparras: em uma frigideira, derreta a manteiga. Coloque em uma tigela e adicione as alcaparras. Sirva o espeto com arroz à grega, legumes, batatas fritas, palmitos, molho vinagrete e o molho de alcaparras na manteiga.


ESCOLHA SUA PAELLA

Paella à Marinera



Ingredientes500 gr. de garoupa, 500 gr. de marisco da pedra (mexilhões), 500 gr. de carne de siri, 500 gr. de lula, 500 gr. de polvo, 1 kg de camarão sem casca, 2 kg de camarão com casca, 500 gr. de cabeça e espinha de peixe (para o caldo), 1 kg de cebola de cabeça, 800 gr. de ervilhas frescas congeladas, 1 kg de tomate sem pele e sem sementes, 200 gr. de pimentão amarelo sem pele e sem sementes, 200 gr. de pimentão vermelho sem pele e sem sementes, 200 gr. de pimentão verde sem pele e sem sementes, 50 gr. de açafrão da terra, 200 gr. de alho, 2 kg de arroz parborizado, 1 pimenta dedo-de-moça sem semente picada, 1 colher de chá de curry, sal a gosto, 1 colher de chá de paprica
Modo de Fazer o Caldo de Peixe: 3 litros de água, 1 colher de açafrão, cabeça e espinhas de peixe. Ferver por 15 minutos e coar.
Modo de Fazer: em uma paelleira doure a cebola de cabeça em azeite de oliva, em seguida o alho em lâminas, junte a garoupa em cubos, a carne de siri, o polvo em pedaços, a lula em anéis, o marisco, tomate e pimentão. Cozinhar por 20 minutos. Acrescente o arroz, camarão, ervilhas, açafrão, curry, paprica e o caldo do peixe conforme necessário para o cozimento do arroz. Tampe.Se não tiver uma tampa, use papel de alumínio para cobrir a paelleira enquanto o arroz cozinha. Após o arroz ficar no ponto, regue a paella com azeite de oliva extra-virgem e decore com os camarões com casca cozidos e rodelas de pimentões nas três cores.


Paella à Valenciana


Ingredientes: 1 frango de 1,2 kg, 300 g de bisteca de porco, 150 ml de azeite, 300 g de lula, 1 pimentão grande, 3 cebolas, 2 dentes de alho, 8 lagostins, 4 tomates, 400 g de arroz, 1 colher (chá) de açafrão, 1 kg de ervilha fresca com a vagem, 12 mexilhões, sal e pimenta do reino.
Modo de Fazer: descasque as vagens reservando as ervilhas. Corte o frango em pedaços pequenos. Desosse as bistecas de porco e corte-as em cubos pequenos. Coloque um pouco de azeite numa panela de fundo grosso e ponha os pedaços de carne. Deixe fritar em fogo muito baixo por 30 minutos. Tempere com sal e pimenta. Depois de eliminar a cabeça das lulas, lave-as cuidadosamente e corte-as em rodelas. Lave o pimentão, corte-o em 2, retire o cabo, as sementes e os filamentos brancos e corte-o em tiras finas. Descasque e pique o alho e as cebolas. Descasque as caudas dos lagostins. Corte os tomates em 4 e retire as sementes. Meça o volume dos 400 g de arroz. Reserve uma quantidade de água igual a 2 vezes o volume do arroz. Numa frigideira para paella, esquente o restante do azeite. Refogue em fogo médio o pimentão, a cebola e o alho. Acrescente a lula. Abaixe o fogo e deixe refogar até a cebola ficar transparente. Despeje o arroz devagar. Deixe cozinhar, mexendo. Quando o arroz estiver translúcido, acrescente o tomate cortado em pedaços pequenos. Esquente a água reservada e nela dissolva o açafrão. Despeje os cubos de porcos e os pedaços de frango na frigideira. Acrescente a ervilha. Tempere com sal e pimenta. Regue com a água quente perfumada com açafrão. Deixe cozinhar em fogo alto por 5 minutos depois do início da fervura. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Acrescente os rabos de lagostins e deixe cozinhar por mais cerca de 5 minutos. Controle o cozimento: o arroz deve absorver toda a água. Finque os mexilhões no arroz, a ponta para baixo. Deixe cozinhar em fogo alto por alguns instantes até eles se abrirem. Deixe descansar por 5 minutos fora do fogo, cobrindo a frigideira com um pano de prato, e sirva.



Paella Mar e Sertão


Ingredientes: 2 colheres (sopa) de azeite, 200g de carne de cordeiro em cubos, 1/3 xícara (chá) de cebola picada, 1/3 xícara (chá) de pimentão verde picado, 1/3 xícara (chá) de pimentão vermelho picado, sal a gosto, pimenta-do-reino a gosto, 1 xícara (chá) de arroz arbóreo, 2 e 1/2 xícaras (chá) de caldo de camarão (normalmente dá para ferver cascas de camarão com água e um pouquinho de sal e depois é só coar), 1 colher (chá) de açafrão, 200g de camarão, 4 vagens de ervilha torta.
Ingredientes para o Molho Aioli: 1 xícara (chá) de leite frio, 1/2 dente de alho picado, sal a gosto, 1/2 xícara (chá) de azeite frio e 1/4 xícara (chá) óleo de girassol frio.
Para decorar: 3 camarões grandes com casca, 4 costeletas de cordeiro, sal a gosto, pimenta-do-reino a gosto, 1 ramo de alecrim, 4 vagens de ervilha torta.
Modo de Fazer o Molho Aioli: no liquidificador, coloque o leite, o alho e o sal, bata e adicione, aos poucos, o azeite e o óleo, até obter uma textura firme. Sirva à parte.
Modo de Fazer a Paella: aqueça o azeite em uma paellera, em fogo alto. Adicione a carne de cordeiro e espere até dourar um pouco. Junte as cebolas e os pimentões, tepere com sal e a pimenta e deixe refogar por 5 minutos. Junte o arroz, misture bem e adicione o caldo de camarão e o açafrão. Baixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Coloque os camarões e as ervilhas e cozinhe por mais 3 minutos. Desligue o fogo, acerte o tempero e tampe a paellera, abafando por 2 minutos antes de servir.
Decore a Paella: tempere os camarões e as costeletas com sal e pimente, grelhe-os em uma chapa bem quente. Arrume-os por cima da paella, junto com o ramo de alecrim e as 4 vagens de ervilha torta e sirva.


Paella Carioca com Frutos do Mar



Ingredientes: ½ de xícara (chá) de azeite extravirgem, 2 cebolas bem picadas, 6 dentes de alho amassados

2 colheres (sopa) de cebolinha, 2 colheres (sopa) de salsa, 1 e ½ xícara (chá) de arroz, 1 e ¼ de xícara (chá) de polpa de tomate, 1 xícara (chá) de água, 1 colher (sopa) de açafrão espanhol, 300g de lulas cozidas e cortadas em anéis, 300g de polvo cortado e cozido, 20g de vôngoles, 1 filé de cherne de 200g, 2 cavaquinhas cozidas cortadas ao meio, 4 camarões graúdos cozidos sem casca, 1 pimentão vermelho, 2 tomates maduros inteiros, azeitonas pretas a gosto e 3 colheres (sopa) de coentro.


Modo de Fazer: aqueça metade do azeite em uma panela. Refogue as cebolas, o alho, a cebolinha e a salsa. 
Frite o arroz junto com esse refogado, cubra com cerca de 1 litro de água fervente e acerte o sal. Diminua o fogo, tampe a panela e cozinhe até secar. Desligue o fogo e deixe em repouso por 5 minutos. Reserve. Em uma panela, aqueça a outra metade do azeite. Adicione a polpa de tomate, 1 xícara (chá) de água, o açafrão e misture bem. Acrescente a lula, o polvo, os vôngoles e deixe ferver. Se secar, junte um pouco mais de água quente. Junte o arroz já pronto aos ingredientes. Reserve. Grelhe rapidamente o filé de cherne com a cavaquinha e os camarões em uma grelha ou frigideira com um fio de óleo. Coloque o arroz em uma travessa. Por cima, arrume o filé, os camarões, a cavaquinha, o pimentão, os tomates, as azeitonas e o coentro.


Paella Campeira


Ingredientes: 1/3 da xícara (chá) de óleo de soja, 1/4 de xícara (chá) de azeite de oliva, 150g de peito de frango sem pele e sem osso, cortado em cubos, 150g de corações de frango cortados ao meio, 100g de linguiça de ovelha defumada (use outro tipo defumado, como a de frango, se não a tiver ou não gostar dela), 150g de filé mignon cortado em cubos, 4 dentes de alho picados, 1 cebola grande bem picada, 3 tomates maduros bem picados, 1/2 pimentão médio picado, 1 e 1/4 xícara (chá) de água quente, 1 e 1/2 colher (sopa) de açafrão da terra em pó, 2 xícaras (chá) de arroz, sal a gosto, pimenta-do-reino a gosto.

Para decorar: 1/2 pimentão vermelho em rodelas, 1/2 pimentão amarelo em rodelas, 1/4 xícara (chá) de azeitonas pretas, 8 ovos de codorna cozidos e descascados, 3 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas.

Modo de Fazer: em uma paellera (ou em panela de ferro grande e rasa), aqueça o óleo e o azeite. Doure o frango, junte os corações, a linguiça e o filé mignon. Refogue por uns 15 minutos, mexendo de vez em quando, até que as carnes fiquem douradas. Acrescente o alho, a cebola, o tomate e o pimentão.Refogue bem, acrescente a água quente e o açafrão e mexa bem. Junte o arroz, tempere com sal e pimenta-do-reino.Deixe levantar fervura e cozinhe por uns 8 minutos, em fogo médio, ou até que o arroz fique cozido. Retire do fogo, enfeite com as rodelas de pimentão (2 cores), as azeitonas e os ovos de codorna. Polvilhe co cebolinha e salsinha e sirva bem quente.

 Passo-a-Passo


http://www.pimentanoreino.com.br/paella/



SOBREMESA ESPANHOLA

Torrijas



Ingredientes: 8 fatias de pão amanhecido, 1 taça de vinho branco seco, 2 ovos batidos, 1 pitada de sal, óelo pra fritar, 150ml de água, 4 colhers (sopa) de mel.
Modo de Fazer: disponha as fatias de pão em uma vasilha, regue-as com o vinho branco e as passe nos ovos batidos com o sal. Esquente o óleo em uma frigideira e frite as fatias de pão até que estejam douradas. Em uma panela pequena, esquente a água e o mel em fogo baixo, até diluir o mel. Arrume as fatias de pão fritas em uma travessa e as regue com a mistura de mel e água e sirva.
Dica: experimente, com elas, um vinho branco de uvas moscatel (de Valência, por exemplo).



Receita de Rabanada da Doce Lar

http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/12/rabanada-ou-fatia-douradada-opcao.html



Se você tiver um delicioso doce de leite, incremente suas torrijas.....



Curiosidades....

http://intlrecipesyndicate.blogspot.com.br/2010/06/torrijas.html 

http://espanhaquiaolado.wordpress.com


Espero que tenham gostado!

Essas receitas servem para qualquer época do ano!

Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

2 comentários

  1. inspirador seu blog!
    Já imagino a caso cheia de amigos e no final taças de vinho e o cheiro de café.
    Bom Apetite

    ResponderExcluir
  2. Amei o adjetivo. Mais ainda, porque estou compartilhando o que gosto.
    Ultimamente não tenho recebido muito, pois a rotina de trabalho está mais complicada. Mas quando recebo, gosto de tratar todos muito bem mesmo e deixar as pessoas bem à vontade e felizes. Acho que é o mínimo que podemos fazer. Se pudesse, carregava os convidados no colo...
    Uma ótima semana!
    Abs
    Sil

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato