Almoço Especial de Ano Novo: Conquiste, Encante e Espalhe Alto Astral!

19:38Silmara Aldrighi

QUE TAL INOVAR NO PRIMEIRO DIA DO ANO?
O que você acha de um almoço bem especial e diferente?

________________________________________________________

Sirva antes um coquetel de
Champanhe com Polpa de Abacaxi
e brinde à vida!
É fácil de fazer!

Bata, por alguns instantes, no liquidificador, até obter um líquido homogêneo:
1/4 de abacaxi médio cortado em pedaços e 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco de boa qualidade.
Retire do liquidificador e passe o líquido misturado pela peneira.
Ponha esse líquido em um recipiente e o leve ao congelador.

Deixe esfriar por, no mínimo, 1 hora.
Coloque também a garrafa de champanhe para gelar.
Retire o preparado do congelador e acrescente o preparado de abacaxi até a altura de 1/3 das taças. Complete com champanhe e enfeite com pedaço de abacaxi com cereja ou como desejar.
________________________________________________________

Cardápio sugerido

Entrada: Salada Caesar
Almoço: Risoto de Funghi e Lombo Recheado (opcional para quem gosta de carnes)
Sobremesa: Mousse de Chocolate

    
________________________________________________________

Vamos às Receitas!
________________________________________________________
  
SALADA CAESAR

RISOTO DE FUNGHI
(faça o lombo primeiro)
Ingredientes: 1 xícara (chá) de cogumelos (funghi)  porcini secos (ou os chilenos), 2 colheres (sopa) de cebola ralada, 4 colheres (sopa) de manteiga/margarina, 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo, 1 xícara (chá) de vinho branco seco, 1,5 litro de caldo de carne, sal a gosto e 4 colheres (sopa) de parmesão ralado (de preferência, comprar parmesão e ralar - se tiver de dieta, trocar por queijo minas).
Modo de Fazer: deixe os cogumelos de molho em água morna por 20 minutos. Escorra-os e os corte em pedaços. Frite a cebola com 2 colheres (sopa) de manteiga/margarina. Adicione o arroz e os cogumelos e misture sempre durante 5 minutos. Acrescente o vinho branco  e deixe evaporar. Aos poucos, vá juntando o caldo de carne, mexendo sem parar por 20 minutos. Acerte o sal. Retire do fogo e adicione o restante da manteiga/margarina e o parmesão e sirva em seguida.

   


LOMBO COM COGUMELOS
(há diversas outras opções de lombo nesse link da Doce Lar Para Você)

 

MOUSSE DE CHOCOLATE
(pode fazer até 2 dias antesou na véspera)

 

DETALHE
Os cogumelos porcini secos (ou os chilenos) podem ser encontrados em alguns supermercados ou lojas especializadas, casa de produtos japoneses, etc.
 

"Considerado o mais famoso dos cogumelos para uso culinário, o Boletus edulis (nome cientifico deste fungo, também chamado de cèpe de Bordeaux na França) é encontrado em bosques, nas regiões montanhosas da Itália. São selvagens e muito apreciado nesses 2 países.No Brasil, é mais comum encontra-lo à venda na forma desidratada.


Aroma e sabor: esses cogumelos têm um intenso aroma e um almiscarado sabor inigualável.


Características: sua característica mais evidente está em seu talo, que tem a forma quase idêntica a de chapéu e pode chegar a 25cm. De consistência carnuda, é apreciadíssimo e largamente utilizado nas culinárias italiana e francesa. Elaboração: Contem cerca de 90% de água em sua composição e a desidratação é feita ao sol e na presença de ar, o que permite a manutenção de seu sabor e odor. No mercado são encontrados frescos (no outono), em conserva ou secos.


Benefícios à saúde: ricos em proteínas, fibras, minerais e vitaminas, os cogumelos em geral são bons para o controle do peso, por terem baixo teor calórico : 100gramas do produto (o equivalente a quatro colheres de sopa cheias) possuem apenas 28 calorias e quase nenhuma gordura. Alem disso, são indicados nas dietas de hipertensos, pois são pobres em sódio e ricos em potássio.


Acompanhamento: O funghi Porcini pode ser consumido fresco, sendo grelhado com outros ingredientes. O desidratado fica perfeito em risotos, lasanhas, molhos de massas, recheios de legumes, aves ou lulas.


Modo de preparo: Para prepará-lo, é preciso lavá-lo bem em água corrente e coloca-lo para reidratar em água morna ou vinho branco por 30 minutos, na medida de um copo de água para cada 20 gramas do funghi. Esta água pode ser reutilizada na receita, reforçando o sabor dos alimentos."

Gostou?

A DOCE LAR PARA VOCÊ preparou este ano Ceias Especiais
para suas Festas de Final de Ano,
assim como almoços saborosos para encantar e alegrar a quem você ama!

Inove!
Faça um Natal e um Ano Novo diferente e mais feliz ainda!

Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato