Almoço Especial de Ano Novo: comece 2013 degustando novos sabores com quem ama!

20:55Silmara Aldrighi

FELIZ 2013!
COMECE SEU ANO NOVO COM GASTRONOMIA ESPECIAL!


Se não for esse seu almoço no dia primeiro, aproveite a primeira oportunidade para fazê-lo!
Lembrando, sou amante da culinária; não sou chef de cozinha,
embora adorasse sê-lo um dia!
Por enquanto, sou Analista de Comércio Exterior e Engenheira Civil mesmo
e amo o que faço também no meu trabalho...
...por isso mesmo, tenho direito a um desconto culinário, não é?
________________________________________________________

 Veja o cardápio sugerido

Entrada: Casquinha de Camarão
Almoço: Risoto de Abóbora com Camarão e Salmão Grelhado
Sobremesa: Pavê de Café com Castanha de Caju

 
________________________________________________________
 
Vamos às Receitas!
________________________________________________________

CASQUINHA DE CAMARÃO
Ingredientes: 1 colher (sopa) de azeite, 1/2 tablete de caldo de galinha, 1/2 cebola picada, 70g de camarões médios ou grandes limpos (compre um pouco mais para enfeitar as casquinhas), 1 colher (sopa) de coentro picado, 4 colheres (sopa) de molho branco, 1 colher (sopa) de leite de coco, 1 colher (sopa) de requeijão, 1 colher (sopa) de corante líquido (ver dica abaixo) e 1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado (comprar e ralar).

Modo de Fazer: em uma frigideira grande, aqueça o azeite, dissolva o tablete de caldo de galinha e refogue a cebola e depois os camarões (esses passam uns 5 minutos para não ficarem borrachudos). Acrescente coentro e mexa. Em seguida, junte o molho branco, o leite de coco, o requeijão e o corante, mexendo bem. Coloque a mistura em uma casquinha (ou em vasilha que imite casquinha ou em vasilhinha de cerâmica pequena, redondinha, algo assim, que possa ir ao forno). Salpique o queijo ralado por cima e leve ao forno para assar. Retire antes de terminar de gratinar, enfeite com camarão e leve ao forno médio pre-aquecido para finalizar o dourado. Sirva com limão cortado ao meio!



Dica 1: para o corante líquido, você pode dissolver 1 pacote de colorífero em pó em 1 litro de azeite. Espere corar o azeite e só depois coe a mistura. Depois a ponha em uma garrafa e a utilize nessa e em outras receitas. Essa é a dica original, mas o ideal é fazer 1/4 dela.

Dica 2: para fazer o molho branco, vá até esse link da DOCE LAR PARA VOCÊ:
http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2012/09/pudim-de-bacalhauuma-delicia-dos-deuses.html

Dica 3: costuma-se usar coentro em frutos do mar e salsa no demais pratos. Há quem use um ou outro para tudo por questão de costume com o sabor.

Dica 4: pode enfeitar em casquinhas menores e pôr cebolinhas em cima (foto abaixo).


RISOTO DE ABÓBORA COM CAMARÃO

Ingredientes: 3 colheres (sopa) de cebola cebola picada, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (extravirgem), 300g de arroz arbóreo, 6 colheres (sopa) de vinho branco seco de boa qualidade, 300ml de caldo de peixe (veja dica a seguir - ou use caldo de legumes pronto), 250g de abóbora japonesa cortada em cubos de 0,5cm (mais ou menos), 240g de camarão grande cortado em pedaços de 2 cm (ou compre camarões médios e os use inteiros e compre outros menores e mescle), 4 folhas de sálvia cortadas em tirinhas finas, 2 colheres (sopa) de margarina/manteiga, sal e pimenta a gosto e 2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado (de preferência, compre o parmesão e o rale).

Modo de Fazer: mantenha o caldo de peixe bem aquecido. Em uma panela alta, refogue a cebola em 1 colher (sopa) de azeite, adicione o arroz, refogue-o rapidamente e coloque o vinho branco. Mexa até que ele evapore e, então, vá acrescentando o caldo de peixe aos poucos (tipo 1 concha de cada vez), mexendo sempre. Após 10 minutos, acrescente a abóbora e continue mexendo e colocando caldo de peixe. Depois que a abóbora cozinhar, junte o camarão e, em seguida, a sálvia. Quando o arroz estiver al dente (veja a dica abaixo), desligue o fogo, acerte sal e pimenta (se desejar pôr pimenta) e incorpore a margarina/manteiga e o parmesão ao arroz. Deixe o risoto descansar por uns 3 minutos na panela, para pôr na vasilha e servir.

Dica 1: Enquanto esfria na panela, rapidamente, faça o salmão.



Dica 2: al dente é um termo é italiano e traduzido à letra significa “ao dente”, referindo-se à necessidade de mastigar a massa devido à sua firmeza. Para que a pasta se encontre “al dente” deve estar firme, mas não dura - no ponto).
Dica 3: pode dividir para encantar....seria uma abóbora para cada um..só se quiser..dá mais trabalho.

Dica 4: se cozinhar as mini abóboras no micro-ondas será mais ou menos o que está no link http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/04/moranga-ao-creme-de-camarao-basta-um.html    (digo mais ou menos, porque não é uma abóbora grande, como na receita, mas várias pequenas).

Dica 5: se cozinhar no modo tradicional, veja esse link também: http://www.dedodemoca.net/receitas/camarao-na-mini-moranga/


Dica 6: Se você e/ou convidados não gostam de abóbora, veja a nossa receita de risoto de camarão: http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/04/risoto-arboreo-com-camarao.html

Dica 7: o risoto precisa ficar úmido. Assim, não deixe o caldo esfriar totalmente.

Dica 8: se precisar cozinhar mais o arroz e não tiver mais caldo, ponha água para ferver e ponha no arroz. Se sobrar caldo de peixe, não tem problema.

SALMÃO GRELHADO

PAVÊ DE CAFÉ COM CASTANHA DE CAJU


Ingredientes: 2 colheres (sopa) de café solúvel, 1 xícara (chá) de água fervente, 1 xícara (chá) de leite, 1 colher (sopa) de amido de milho, 2 colheres (sopa) de açúcar, 1 lata de creme de leite, 1/2 xícara (chá) de castanhas de caju torradas e picadas (já é vendida assim também) e 1 pacote de biscoito tipo champanhe.

Modo de Fazer: dilua o café na água fervente e reserve. Misture o leite, o amido de milho, o açúcar, o creme de leite e a metade do café reservado. Leve ao fogo, mexendo sem parar, até que engrosse. Retire do fogo, junte as castanhas de caju picadas e misture bem. Umedeça os biscoitos na outra metade da mistura do café. Monte o pavê em uma travessa ou em taças individuais, alternando camadas de creme e biscoitos. Leve à geladeira por 3 horas e sirva gelado! Enfeite a gosto!
________________________________________________________
Gostou?

A DOCE LAR PARA VOCÊ preparou este ano Ceias Especiais
para suas Festas de Final de Ano,
assim como almoços saborosos para encantar e alegrar a quem você ama!

Inove!
Faça um Natal e um Ano Novo diferente e mais feliz ainda!
________________________________________________________

Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato