Caçarola Borgonhesa...um prato do leste da França, mas aprendi em Sampa!

16:29Silmara Aldrighi

 
Lembra visualmente o estrogonofe(strogonoff),
mas os sabores são diferentes e ambos, deliciosos!
A caçarola, por ser feita com vinho, fica mais escura.
 
 
 
A carne fica macia e o vinho deixa um molho muito saboroso!
Esta foto tirou um pouco o escuro do molho que,
na realidade, estava como na foto do prato acima!
 
 
Ingredientes: 2 kg e 1/2 de coxão mole (há quem faça com alcatra), 150g de manteiga/margarina, 1 folha grande de louro, 2 dentes de alho, 1 garrafa de vinho tinto seco, 200g de bacon em cubinhos, em torno de 1 colher (sopa) de óleo ou azeite (para fritar o bacon), 100g de cebolas cortadas em cubinhos, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 150g de cogumelos partidos ao meio ou palmito picado, salsinha bem picadinha e temperos (pimenta, ervas) e sal a gosto.
 
 
 
 
 
Modo de Fazer: corte a carne em cubos médios a pequenos (ou já compre cortado) e doure esses cubos na margarina/manteiga (ponha-nos nela, quando ela estiver bem quente e não mexa, até precisar virar - se formar caldo, escorra e deixe fritando - depois é só devolver o caldo). Tempere-a a gosto, acrescente o alho e mexa bem. Aos poucos, vá acrescentando o vinho e a água, o suficiente para cobrir a carne. Junte o extrato de tomate, tampe a panela e deixe cozinhar lentamente em fogo médio, em pouco óleo. À parte, frite bastante o bacon, acrescente a cebola, refogue e junte essa mistura à carne e deixe cozinhar por uma hora a uma hora e meia em panela normal ou por uns 40 minutos na panela de pressão. Abra a panela e acrescente os cogumelos cortados de forma longitudinal e já refogados em um pouco de margarina. Deixe cozinhando por uns 15 minutos, enquanto, à parte, dissolve a farinha de trigo em um pouco de água e põe na carne. Misture e desligue ao engrossar. Salpique salsinha bem picadinha e sirva com os acompanhamentos de sua preferência.

Dica: um purê de batatas, arroz branco e até cebolas caramelizadas servem de bom acompanhamento desse prato. Como eu não teria tempo de fazer purê, usei as batatas palhas que tinha em casa. Ah, fiz só a metade da receita e bebi com vinho, pois sobrou a metade da garrafa...ficou uma delícia!
 
Curiosidade....

A Região da Borgonha (Leste da França), de onde me disseram ter vindo esse prato, também produz ótimos e famosos vinhos e outros pratos tradicionais, como outro pareceido com a Caçarola: o "Bouef Bourguignon", com sabor e aroma especiais, uma espécie de cubos de carne cozida no vinho tinto (nesse caso, usam carne mais dura, que cozinha por horas...além de cenoura, ervas, cogumelos, ervas bacon, alho, cebola). No entanto, a origem desses pratos vem da época ainda dos populares camponeses, que usavam carne bem dura, mas depois foram eleitos, pelos mais nobres, como iguarias especiais e, hoje, trabalhados pelos chefs, foram-se tornando bem sofisticados...


Receita de Estrogonofe de Frango da Doce Lar Para Você
 

 
Bom Apetite!
 
 
 
 
 
Beijinhos da Sil!!!:-)
 

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato