Pastelão de Batatas (de Bacalhau, de Frango, de Carne, Queijo, Vegetariano...o que preferir)

17:24Silmara Aldrighi

 
Use sua criatividade no recheio!
 
 
 
É uma ótima opção, tanto em lanches, como para almoço ou jantar.
A de queijo é a mais simples e rápida de fazer!
 
Abaixo, segue a receita que fiz há vários anos e hoje, sem querer,
lembrei dela por causa do comentário de uma amiga...
 
Ingredientes da Massa: 1kg de batatas cozidas e passadas no espremedor, 2 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo (já fiz sem farinha ou com 1 colher de sopa rasa, mas´fica mais difícil de manusear a massa), 2 gemas, 1 colher (sopa) bem cheia de margarina/manteiga, sal e noz moscada a gosto e 1 gema para pincelar.
 
Ingredientes do Recheio: 200g de queijo fresco, 1/2 xícara (chá) de salsa com cebolinha bem picadas, sal e pimenta-do-reino a gosto, 2 colheres (sopa) de uva passas com nozes misturadas (opcional). Pode substituit, se preferir, as passas com nozes por 2 colheres (sopa) de presunto de peru picado e 3 azeitonas picadas.
 
Modo de Fazer a Massa: junte todos os ingredientes e leve ao fogo, mexendo sempre até fazr um purê bem seco. Deixe esfriar um pouco, misture-a com a farinha de trigo e faça uma só massa para utilizar em seguida, na montagem. Normalmente, o recheio é feito, enquanto a massa fica esfriando (antes de pôr a farinha - há quem use menos farinha ou nem a use).
 
Modo de Fazer o Recheio: corte o queijo em pedaços grandes e misture com os outros ingredientes.
 
Modo de Montar o Pastelão: abra a massa, em formato oval, entre 2 plásticos. Coloque o recheio, dobre ao meio como um grande pastel (ou faça o mesmo procedimento, mas dividindo a massa total ao meio para fazer 2 pastelões. Ponha-o(s) em uma assadeira untada e pincele a gema nelas. Com uma faca afiada, faça talhos não muito fundos para não chegar até o recheio. Leve ao forno (250ºC - bem quente) pré-aquecido, para corar (uns 15min). Sirva com salada.
 
Dica: Prefira dividir a massa e fazer pastéis médios.
 
Opção para quem está com mais pressa: abra a massa em uma vasilha de vidro que vá ao forno, ponha o recheio e feche com a massa. Pincele com a gema, dê uns talhos (ou não), enfeite (ou não) e sirva quente com salada. Eu mesma fiz assim.... veja no meu blog...
 
 
 
 
 
 
(foto do início desta receita, pois não tenho a minha - faz tempo que fiz esses pastéis de forno)
 
Bom Apetite!!!
 
Beijinhos da Sil!!!:-)
 
 
 
 

Você também pode curtir

2 comentários

  1. Seja bem vindo sempre, Félix!
    Obrigada pela postagem!

    Bom saber que provará dessa receita. A minha ficou tão boa, que já poderia ter feito mais vezes ultimamente. Boa ideia: acho até que farei amanhã de novo. Estou com um ingredientes que sobraram de ontem e hoje e conseguirei fazer com 2 recheios diferentes (frango com catupiry e outro de legumes com queijo).

    O maior cuidado com ela é na hora mesmo de virar para o outro lado ficar com aquela cor maravilhosa. Se tiver 2 espátulas ajuda. Um jeitinho também.

    Sucesso, muito sucesso!

    Bjs

    Sil

    ResponderExcluir

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato