Ensopadinho de Peixe com Camarão e Batatinhas...Fácil, Rápido e Delicioso!

21:00Silmara Aldrighi



 Criei este prato para o almoço de hoje.
Fiz também carne assada, para quem não gosta de frutos do mar, e
os respectivos acompanhamentos de cada prato.
 
Para esta receita, o único acompanhamento foi
um arroz delicioso e prático, elaborado com parte do creme do próprio prato principal.
A seguir, darei a dica.
 
Já para a carne assada
fiz os seguintes acompanhamentos desta vez:
Arroz Branco,
Farofa de Soja
Feijão Preto
e Salada Caesar


Ingredientes: 400g de filé do peixe de sua preferência (lavado com limão e temperado com sal - usei filé de tilápia, mas teria preferido sirigado, garoupa, etc.), 300g do camarão médio sem casca (lavado com limão e temperado com sal), 1/2 vidrinho de leite de coco (era o que eu tinha e completei com leite), 1 vidrinho de leite (pode inverter se preferir, 1 de leite de coco e 1/2 de leite), 1 cebola picadinha, 1 colherinha (chá) de alho espremido, 1 colher (sopa) de pimentão verde picadinho, 1/2 colher (sopa) de pimenta-de-cheiro picadinha, 1 colher (sopa) de cheiro verde picadinho (coentro é para ser utilizado em pratos com frutos do mar e salsa, para os demais, mas há quem use ou um ou outro em tudo, a depender da preferência - tudo bem - o gosto ficará bom com qualquer um dos dois), 4 colheres de molho de tomate, 1 colher (sopa) de alcaparras (opcional), 3 batatas médias cortadas em cubinhos, sal e pimenta a gosto. Um fio de azeite ao fundo da panela.
 



Modo de Fazer: disponha os ingredientes em uma panela wok (ou parecida), começando por um fio de azeite que deve ser "derramado" no fundo da panela antiaderente. Distribua a cebola ao fundo, depois o pimentão, a pimenta-de-cheiro e o alho. Ligue o fogo baixo e tampe a panela. Após uns 3 minutos, acrescente o molho de tomate, o peixe, os 2 tipos de leite misturados e os camarões. Com a colher, dê umas mexidinhas (devagar e sem misturar tudo) somente para os ingredientes "se conhecerem". Prove sal (acrescente mais se precisar) e tampe a panela. Leva uns 15 a 20 minutos, em fogo baixo, para ficar pronto. Vai depender mesmo do tipo do peixe (lembre-se de não deixar o camarão muito tempo, para não ficar borrachudo). No meio do tempo, acrescente as alcaparras (opcional). De vez em quando, retire a tampa da wok e dê uma misturadinha de leve em algumas partes somente para não desmanchar. Desligue e ponha em uma travessa de vidro e reserve em local que não esfria, enquanto prepara o arroz (se efriar um pouco, é só esquentar no micor-ondas ou em banho-maria). Deixe um pouco do molho para cozinhar as batatinhas nele, acrescentando mais água e sal (se precisar). Você aproveita esse molhinho onde a batata cozinhou para fazer o arroz. Cuidado sempre para não salgar nada.
 
Dica: há quem prefira cozinhar as batatinhas por fora, enquanto faz o prato e realmente isso faz ganhar tempo e o prato fica muito mais rápido.
 
 
 

Dica para o Arroz Especial de acompanhamento: no meu caso, como eu já tinha arroz branco parboilizado (cozido com cebola e alho), eu o esquentei no micro-ondas um pouco. Enquanto isso, separei um pouco do molho do ensopado numa panela. Esquentei esse molhinho, joguei o arroz e o misturei tudo até encorpar o molhinho no arroz, parecendo um pouco com risoto. Claro que é diferente de fazer o arroz (com caldo da casca de camarão, por exemplo) na forma de risoto, mas resolvi aproveitar o que tinha, já que hoje acabei fazendo muitos pratos. E olhe que foi um sucesso sim! Tava muito bom. Na hora de comer, só "joguei" um fio de azeite galo...hummmmmmm!!!
 
 
Outras Delícias da Doce lar com Camarão
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Uma ótima semana a todos!
 
BOM APETITE!
 
Beijinhos da Sil!:-)
 
 

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato