Cubos de Carne com Batatas ao Molho Madeira....Caseiro, Fácil e Saboroso!

17:26Silmara Aldrighi


Esta receita foi obtida usando os ingredientes que eu tinha em casa.
Inventei no domingão e deu certo!

Ah, essa foto é minha, como muitas outras no "Doce Lar Para Você",
mas quem quiser usá-la, não há problema.
No começo eu pedia minha filha para pôr o símbolo da Doce Lar nelas,
mas achei melhor deixar as fotos livres (umas são bonitas, outras mais ou menos).

Só seria bom quem usá-las mencionar meu blog, né?
É assim que procuro fazer ao usar fotos que não são minhas,
mas estão disponíveis a todos na internet.
É mais uma divulgação do Blog e meu carinho com vocês!

BOM APETITE!



Ingredientes: 1kg de coxão mole (ou duro - fiz uma vez e deu certo - é só passar 10min a mais na panela de pressão) cortado em cubos grandes (já comprei cortado e limpo), 2 batatas grandes cortadas em 4 partes, 1 cebola bem grande (bem picadinha) ou 2 médias, 3 dentes de alho espremidos, 1 colherinha (chá) de orégano e outra de manjericão, 1/2 vidrinho de cogumelos (corte-os ao meio no sentido do comprimento, de forma a ficarem as 2 "bandas" iguais), sal a gosto, 1 colher (sopa) de cebolinha), 1 garrafa de vinho tinto seco de sua preferência (sobrará 1/3 você beber), 1 colher (sopa) rasa de amido de milho, 1 potinho de caldo de carne Knorr (dos 2 que vem no pacote - foto abaixo) e óleo de milho para refogar a carne. Há quem use bacon ou linguiça, azeitona e outros ingredientes, mas eu usei o que tinha. Ficou simples, a carne super macia e saborosa, o molho encorpado..enfim, deu certo! Mas use também sua imaginação e os ingredientes que tem em casa...


Modo de Fazer: primeiro tempere a carne com sal (ponha menos sal do que gostaria), orégano, alho, manjericão e 1/3 do vinho, na véspera. No dia seguinte, escorra bem a carne e reserve o líquido. Em uma panela de pressão, ponha óleo para esquentar (umas 3 colheres de sopa) e, assim que tiver bem quente, disponha os cubos para dar uma tostadinha e pegar cor. Só vire ao notar que um dos lados está mais fritinho. Vá virando os lados. Depois de "mais ou menos torradinhos" em todos os lados, acrescente a cebola picada e a mexa com toda a carne. Depois acrescente o líquido reservado. Enquanto isso, ferva um pouco de água. Na panela de pressão em que está a carne, acrescente 1 potinho de caldo de carne e outro terço do vinho e um pouco da água quente (umas 2 xícaras de chá). Ao ferver, prove o sal e, se tiver tudo ok, tampe a panela e deixe em fogo médio por uns 30 minutos. Abra a panela da forma correta e com cuidado, deixando escapar o ar quente antes. Ponha as 2 batatas grandes cortadas em 4 partes cada, feche novamente e deixer fervendo por 10 minutos na panela de pressão. Esfrie a panela e, após abri-la, acrescente os cogumelos, dê uma misturada de leve no conteúdo, verificando como está a batata. Deixe a panela em fogo baixo, acrescente a cebolinha picadinha e o amido de milho dissolvido em um pouquinho de água e misture bem, mas com cuidado. Engrossará rapidinho.



Dica: observe se ficou muito caldo com a carne, antes de pôr o amido, pois tudo depende também de como é sua panela de pressão. Eu mesma tenho mais de um tipo e há resultados um pouco diferenciados. Aí você poderá escolher se quer menos molho madeira (é só guardar parte de caldo no congelado para outro prato, outro dia) ou se quer a quantidade que ficou e ela está maior, é só aumentar a quantidade de amido. Mas só saberá que será necessário aumentar o amido, após engrossar o caldo com a quantidade mencionada na receita. Servi com arroz branco, farofa e saladas cruas.

_____________________________________


Outras receitas bem interessantes...


Site para quem não pode comer com glúten
(Picadinho com laranja - final da página principal do site)


(Carne ao Molho Madeira)

Outros links com receitas de molho madeira




Bom domingão a todos!

Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato