Peixe de Minuto com Gergelim Branco e Preto...uma delícia e....é light!)

22:23Silmara Aldrighi


Não quer perder tempo, mas quer surpreender...sem culpa pelas calorias?
Teste esta Receita!

Ingredientes: 400g de filé de tilápia – a marca Copacol é a minha preferida; 3 colheres (sopa) cheias de azeite (azeite mesmo); 1 limão médio ou grande; sal; 2 dentes de alho (opcional); 1/2 colher (sopa) de cebolinha picadinha (opcional - só para enfeitar -achei que faltava uma cor verde, mas é melhor não pôr e servir com salada mix: http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2012/08/mix-de-folhas-com-queijo-brie-e.html) e alguns ovinhos de codorna para aquecer o ambiente com um vinho gostoso...ah, faça uma mistura de 1 e 1/2 colher de gergelim branco com 1 e 1/2 colher de gergelim preto. Separe um pouco de farinha de trigo somente para passar nos filés na hora de usar a frigideira. Ah, se preferir, tempere na véspera o peixe e deixe-o na geladeira, pois apurará mais ainda o gosto.


 
Tempero: lave com cuidado os filés. Passe o suco de ½ limão nele e lave-os novamente, mas, desta vez, bem rapidamente para não tirar todo o limão. Deixe escorrer bem, esprema a outra metade do limão por cima deles e ponha sal a gosto, de forma que fique todo temperado por igual e ponha o alho em seguida (já fiz com e sem, mas como adoro alho, sou suspeita para dizer que prefiro “com”). Melhor temperar os filés na véspera, pois ficará mais saboroso.
 
Modo de Fazer: escolha ou uma chapa lisa ou uma panela parecida com a que se faz yakissoba ou paella e de material antiaderente, que dá para fazer os 3 a 4 filés do pacote de uma vez só, sem pregar. Ponha o azeite e deixe a panela em fogo baixo a médio, até 180 graus. Passe os 2 lados do filé na farinha de trigo (rapidamente - não deixe grudar muita farinha). Assim que começar a “ferver” o azeite, disponha os filés na frigideira, lado-a-lado, devagar, um-a-um (sem a pouca possível calda que o limão e o peixe possam ter formado) e tampe a panela (se for na chapa, tem uma tampa (parecida com chapa e com furinhos e cabo para cobrir). Se achar que precisa, polvilhe sal. Em seguida, polvilhe os 2 tipos de gergelim. Detampe a panela de vez em quando, pois fica pronto rápido. Só vire os filés com a pá larga (aquela usada para terfal) para não desmanchar os pedaços. Quando notar que deu uma boa tostadinha, vire um por vez e acrescente os 2 tipos de gergelim de novo. Ponha, se necessário (dificilmente precisará), mais uma colher de sopa de azeite e tampe de novo. Antes de tampar, se for usar cebolinha para enfeitar, essa é a hora – aí é só pôr, por cima e desligar ao tostar o lado de baixo. Use sempre fogo médio por causa do azeite.
 
 
 
Outras Receitas com Peixe - Doce Lar Para Você
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
BOM APETITE!!!
Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato