Doce de Goiaba em Calda....caseira e natural!

18:34Silmara Aldrighi

"A palavra "goiaba" vem do termo guaiaba.
Era apreciada mesmo antes de os portugueses chegaram ao Brasil e
caiu no gosto das doceiras aqui chegadas de outros continentes."


Ingredientes: 15 goiabas maduras, mas firmes (descascadas, cortadas ao meio e sem sementes), 5 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar, 1 litro de água, 12 cravos, 1 pedaço de canela em pau.

Modo de Fazer: em uma panela, junte o açúcar, a água, o cravo e a canela e deixe ferver até formar uma calda em ponto de pasta. Acrescente as goiabas e deixe cozinhar até que fiquem bem macias. A calda deve ficar rala.

Detalhe: o cravo-da-índia sempre presente nas compota, tem importante função fungicida, ajudando a prolongar a vida útil dos alimentos.


DICA PARA SE OBTER PONTO DE PASTA NA CALDA
(ou ponto de véu)

É o ponto mais tênue e ralo. A calda está em ponto de pasta quando inclinando-se a panela, começa a se soltar, deixando o fundo limpo, sem grãos de açúcar (a calda é bem rala).

Outra forma de se obtê-lo...assim que a calda entrar em fase de cozimento, pode também mergulhar uma escumadeira ou colher para verificação. Levante-a e, se a calda ficar ligeiramente presa à escumadeira e escorrer, formando uma espécie de franja ou chuva, o ponto estará adequado. É o ponto utilizado no preparo de xaropes e caldas ralas. O termômetro marcará entre 95 e 100 graus.


 
Outros links para essa receita

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato