Filé Suíno à Moda da Doce Lar (carinhosamente preparado ao vinho branco e suco de laranja - surpreende com rapidez)

21:32Silmara Aldrighi


Medalhões de Filé sem Bacon
Fica muito macia essa carne e é uma D E L Í C I A !!!!!
(é parecido com a minha receita anterior, mas não usei shoyo, nem linguiça)


Ingredientes: 1kg de filé suíno limpo - cortado redondo em bifes da largura de 1 dedo grosso, como medalhões (só compre em local de confiança - a carne é fácil de fazer, é saborosa e faz bem, ao contrário do que alguns dizem), 1 cebola grande picada, 1 colher (sopa) de cebolinha e outra de salsa, 5 dentes de alho, 1 copo pequeno de vinho branco, suco de 1 laranja, sal a gosto (se precisar, porque já usou o shoyo), 1 colher (sobremesa) de amido de milho (maizena), 1 dedo de água no copo para misturar com o amido de milho (maizena), 2 batatas grandes descascadas e cortadas em quadradinhos e ervas (usei 1 colherinha de alecrim natural, 1 de manjericão natural e orégano). Azeite para fritar os filés.



Modo de Fazer: deixe a carne marinar nas verduras, no suco, sal e vinho por, no mínimo, 2 horas. Ponha azeite a gosto (não exagere - só o suficiente para fritar - longe de mergulhar tudo em óleo) numa frigideira um pouco alta. Ao sentir que está levemente borbulhando, quente, vá distribuindo, aos poucos, os medalhões nesse azeite, sem mexê-los para não formar líquido. Somente quando vir que está bem fritinho e tostando, com cuidado, vire o lado, um-a-um. Depois de ter os 2 lados um pouco mais escuros, para escurecê-los mais ainda, é só usar um garfo no medalhão e pressioná-los contra fundo e laterais da frigideira, sem esse garfo encostar na panela (que é melhor ser antiaderente). Depois é só esfregá-los para aproveitar o queimadinho que fica no fundo e nas laterais da frigideira. Vire cada medalhão e fazer isso do outro lado. Nesse momento, se precisar pingar água, pingue o que ficou na vasilhado marinado e algum caldo que possa ter formado antes e você o retirou para fritar os medalhões. Ponha 1 colher (sopa) rasa de margarina, a cebola e refogar udo. Jogar o que restou de marinado e caldo e tampe a panela. Olhe de vez em quando. À parte, misture 1 colherinha de amido de milho (maizena) em 1 dedo de água em um copo e jogue, distribuindo na panela. Misture tudo para engrossar (como se engrossasse molho madeira). Acrescente a cebolinha e depois a salsa. Frite as batatinhas e as escorras, enquanto prepara os medalhões para terminar os 2 ao mesmo tempo. Distribua metade das batatinhas fritas por cima. Ah, como eu as cozinhei no vapor e depois pus no forno, ficaram um pouco murchinhas, mas saudáveis. A outra metade eu servi por fora, para que se conservassem mais crocantes e por mais tempo.



Dica: se formar líquido quando puser os medalhões para fritar em azeite quente, vá retirando e pondo o líquido em uma vasilha à parte para usar após os medalhões estarem fritos e mais escuros - é só tampar a frigideira, deixando um pouco entreaberta - segure as alças curtas dos 2 lados e em 2 partes da tampa, sempre com proteção de luva/pano.


Sugestão de Acompanhamentos




(arroz surpresa)





Um bom apetite pra você!!!!

Beijinhos da Sil!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato