Bolo Nordestino "Pé-de-Moleque" (exótico e diferente, não é encontrado em qualquer local...uns adoram, outros não...eu aprovei!)

22:01Silmara Aldrighi

Uma boa pedida com cafezinho! Hum!!!!!
Ótimo para festas de junho e julho!

 
Nunca fiz as receitas abaixo, mas peguei a primeira como receita da Paraíba.
A segunda, foi do site do "Mais Você" da Ana Maria Braga, mas pus outras também.

VAMOS ÀS RECEITAS!

Ingredientes: 3 xícaras (chá) de castanha de caju torrada e triturada (reserve algumas inteiras para decorar), 2 xícaras (chá) de água, 2 xícaras de leite de coco, 1/2 xícara (chá) de manteiga (100 g), 1/2 colher (sopa) de café solúvel, 1/2 colher (sopa) de canela em pó, 1/2 colher (sopa) de cravo triturado, 1/2 colher (sopa) de erva-doce triturada, 1/2 colher (chá) de sal, 1 kg de massa de macaxeira (aipim/mandioca) ralada crua, 500 g de rapadura escura em pedaços e 4 ovos.

Modo de Fazer: bata, no liquidificador, rapadura e água, até dissolver. Leve ao fogo até ferver, desligue e acrescente a manteiga, a erva-doce, o cravo, a canela e o café. Misture bem, deixe esfriar e reserve. Bata os ovos e o sal até espumar. Com a batedeira desligada, coloque a massa de mandioca e misture com uma colher de pau. Com a batedeira ligada, junte aos poucos o leite de coco, até ficar homogêneo. Desligue a batedeira e acrescente a rapadura já fria. Misture bem. Volte à batedeira, em velocidade baixa, e acrescente a castanha triturada. Bata até obter uma mistura homogênea. Aqueça o forno em temperatura média. Unte a fôrma com manteiga e, se desejar, coloque um pouco de leite de coco nos lados da fôrma, sobre a manteiga. Ponha a massa. Leve ao forno médio, por 1 hora e 40 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia quase limpo. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme sobre um prato e decore com as castanhas reservadas.

Que tal enfeitar o bolo com uma "fogueirinha" com canela em pau?


 ___________________________________________________________

OUTRA RECEITA
  
Ingredientes: 2kg de massa de mandioca que se encontra facilmente no Nordeste e no Norte e é também conhecida como carimã (quem for de outras regiões, pode fazer essa massa ralando a mandioca crua (aipim, macaxeira); 1/2 xícara (chá) de café bem forte e sem açúcar; 200g de manteiga; 1 xícara (chá) de chocolate em pó; 2 garrafinhas pequenas de leite de coco (250ml); 300g de rapadura derretida com um pouco de água; 1 pitada de sal; 1 xícara (chá) de chá fraco feito com erva doce, canela e cravo; e 1 xícara (chá) castanha de caju triturada (e outros para enfeitar).
Modo de Fazer: numa vasilha, coloque a massa de mandioca, o mel de rapadura, a manteiga e o sal. Para obter o mel, basta colocar os pedaços de rapadura numa panela com um pouco de água quente. A rapadura vai derreter e ficará um mel. Misture o café forte, o chocolate em pó, o chá de especiarias e, por último, o leite de coco. A massa fica com um aspecto pesado. Depois de evada ao forno por 1 hora, fica um bolo úmido e muito gostoso.

___________________________________________________________


Outras Receitas do mesmo Bolo!




Como fazer bolo pe de moleque


 

BOLO É MUITO BOM!!!!


Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato