Tutu de Feijão à Moda da Casa (use feijão vermelho ou preto)

17:49Silmara Aldrighi

Misturando carioca com mineiro,
o que acontece é essa delícia aí para seu almoço......




Pessoal, como foi meio "de olho", tentarei dar a medida certa dos ingredientes...

Ingredientes: Feijão vermelho pronto (umas 600g já pronto - mas aquele encorpado; não cheio de caldo) - usei o preto, pois também serve, por ser delicioso - 4 cebolas picadinhas, margarina para refogar a cebola (umas 4 colheres de sopa cheias), 6 dentes de alho picadinhos, azeite, 4 ovos cozidos e picados, 1 pacote (500g) de linguiça picadinha (fervida rapidamente e refogada no azeite), 1 copo pequeno de água, 1 cubo ou sachê de caldo de feijão preto, 1 xícara de farinha de mandioca peneirada e sal a gosto.

Modo de Fazer: Bata, no liquidificador, o feijão, a água, o sal e a mandioca peneirada. Ponha azeite e alho na panela antiaderente, refogue-o e acrescente a mistura do liquidificador. Vá misturando com o fogo médio, até que a misutra fique mais grossa e vá soltando das laterais como se fosse uma polenta mais mole. Reserve. À parte, ferva rapidamente as linguicinhas picadas, refogue-as no azeite e, assim que ficarem um pouco mais escurinhas, ponha a cebola para refogar nelas até que fiquem se desmanchando e reserve. Em uma vasilha de vidro que vá ao forno, jogue um fio de azeite, ponha a mistura, depois a metade dos ovos cozidos e picados, a camada de linguicinha e salpique a outra metade dos ovos cozidos picados. Leve ao forno médio para dar uma boa esquentada (desligue o forno e sirva o parto à primeira borbulhada).



Dica 1: a depender da quantidade de caldo do seu feijão, precisará usar mais farinha de mandioca. Nesse caso, é bom pôr 2 dentes de alho ao bater no liquidificador. Quanto mais grossinho seu feijão  - a base do tutu - mais gostoso ficará seu tutu.....é esse o segredo principal.

Dica 2: para ser o mais light possível, não sirva com bacon/torresmo. Sirva com couve em tirinhas, arroz branco e uma farofinha (não a farinha pura - a farofa é muito melhor - use sua imaginação nela). Se quiser incrementar mais use banana à milanesa ou frita na margarina, servida à parte. Há também quem goste com ovo frito (nesse caso, não use o ovo cozido).

Dica 3: pode fazer esse prato em um dia para comer no outro. Antes de levá-lo ao forno, esquente-o no micro-ondas.
Curiosidade: sempre fazia tutu com feijão preto, até que comi esse prato em Ouro Preto (BH) e, ao conversar com o pessoal do restaurante, descobri que o faziam com feijão vermelho (é mais caro)...não é que ficou melhor ainda?




Sirva quentinho!!!!



Usei essa linguicinha....
É só dar uma rápida fervura, picá-la e fritála no azeite (fogo baixo)


Receita de Couve Refogada



 
Outras Receitas de TUTU
(mais calóricas)

"O tutu de feijão, ou simplesmente tutu, é uma iguaria de feijão cozido e refogado, que é novamente refogado com pedaços de bacon frito, cebola e alho, e misturado com farinha de mandioca, se for preto ou farinha de milho, se for mulatinho. O feijão poderá ser passado no liquidificador, antes de ser refogado, e então ficará com a consistência do angu de fubá. É normalmente associado à culinária típica de MG e SP. Mas, também pode ser encontrado nas cidades interioranas do RJ, principalmente quando feito com feijão preto e também no estado PR."



 
Receitas de Feijão Tropeiro
(aproveitando o embalo)

"Desde o período colonial, o transporte das mais diversas mercadorias era feito por tropas a cavalo ou em lombos de burros. Os homens que guiavam esses animais eram chamados de tropeiros. Até a metade do século XX, eles cortaram ainda boa parte do estado de São Paulo, conduzindo gado.
O feijão, misturado a farinha de mandioca, o torresmo, a linguiça, os ovos, o alho, a cebola e os temperos, tornou-se um prato básico do cardápio desses homens, daí a origem do feijão tropeiro.

 




 
A receita abaixo, para mim, é de Feijão Tropeiro,
as o link abaixo diz ser de Tutu



Por fim, que tal um baião-de-dois?????
http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/05/baiao-de-dois-para-saborear-e-relaxar.html

Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato