Torta Simples, Saborosa e Sensacional! (use o que tem e surpreenda...)

16:48Silmara Aldrighi

Essa torta é muito fácil, pois é tudo misturado à mão mesmo!
Teste e comprove!


Comece a testa a receita abaixo, mas depois inove e surpreenda de novo!
Pode ser um simples lanche ou um prato super fino, a depender do recheio!

Vamos começar pelo mais simples. Tenho a certeza que, se você não disser que há repolho, ninguém saberá....depois que testar na forma abaixo, aí pode usar a imaginação e criar inúmeros outras opções!



Fiz 2 testes ao mesmo tempo, alterando um pouco no recheio apenas.
São quase iguais essas 2 acima, mas o recheio é levemente diferente e
 em quantidades menores na assadeira da direita.

A massa da direita, por ter um pouco menos de recheio, acabou um pouco mais fofa.
Depois de misturar tudo (massa e recheio), poderá pôr também em forminhas individuais, se quiser.


Curiosidade: essa torta foi uma variação de outras que já postei. Aproveitei que repolho e cenoura estavam baratíssimos, eu tinha os dois em muita quantidade cortados em tiras fininhas e fui agregando e inovei. Deu certo e foi bem simples. Tudo misturado à mão mesmo.

Ingredientes da Massa: 10 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo, 4 colheres (sopa) cheias de amido de milho ('maizena' ou outra marca), 1 colher (sopa) de fermento em pó, 3 ovos grandes ou 4 menores, 3/4 xícara (chá) de óleo (usei metade disso de óleo e completei com azeite), 100g de queijo parmesão ralado (se comprar o queijo e ralá-lo ficará  mais gostoso ainda).

Ingredientes do Recheio - Opção 1: em torno de uma mão cheia de repolho cortado em tirinhas bem fininhas e o mesmo para a cenoura, 8 azeitonas picadas, 2 cebolas picadinhas, 4 dentes de alho picadinhos, 1 colher (sopa) de orégano, 1 colher (sopa) de manjericão (se for natural, melhor ainda), 200g de queijo muçarela em cubos, 200g de chester em cubos e sal a gosto.

Ingredientes do Recheio - Opção 2: em torno de meia mão cheia de repolho cortado em tirinhas bem fininhas e o mesmo para a cenoura, 200g de queijo muçarela e 200g de queijo prato (ambos em cubinhos), 200g de linguiça de frango defumada (lavada e picadinha - depois uma fervura rápida e escorra bem antes de misturá-la ao recheio), 10 azeitonas picadas, 1 cebola ralada, 6 dentes de alho picadinhos, cheiro-verde picadinho e sal a gosto.

Modo de Fazer a Massa: comece misturando os ingredientes secos em uma vasilha grande. Acrescente os ovos e misture tudo bem. Ponha o óleo/azeite e misture até formar uma massa só.

Modo de Fazer o Recheio: misture um-a-um até ficar uma mistura colorida e homogênea de visual.

Modo de Fazer a Torta: unte a forma retangular (de preferência de teflon/terfal), passe farinha de rosca (se não tiver, pode usar farinha de trigo mesmo) e ponha a mistura total, ou seja, à parte, você junta a massa já misturada ao recheio já misturado. Por cima dessa mistura que está na forma, polvilhe orégano e queijo ralado e enfeite como desejar ou com o que tiver em casa naquele momento. 




Dica 1: você pode ver o mesmo volume final desse recheio acima, que misturamos à massa e, com esse cálculo de volume aproximado, é só alterar para outro que tiver em casa. Pode fazer aos 3 ou 4 queijos (só comprar os queijo e pedir para ralá-los ou picá-los....aí não terá nenhum trabalho mesmo para fazer essa torta) ou de abóbora refogada com carne seca ou use bacalhau que sobrou (refogue-o com azeite e cebola e pique azeitonas) ou frango desfiado, refogado com cebola, alho, milho e cheiro-verde, temperado ao seu gosto (refogue-o) ou de queijo com presunto (picados) ou de salsicha (refogada em molho como se fosse cachorro-quente)...só dependerá de você aliar o que tem ao gosto de quem comerá esse quitute. Se for só com queijos e ervas, poderá enfeitá-la com tomate seco e rúcula, que tal?

Dica 2: gosto de usar a linguiça de frango copacol (defumada). Poderá, após lavá-la, pôr direto no forno para assá-la ou fazer como eu que, antes de usá-la, dou um rápida fervura para retirar qualquer oleosidade que possa vir nela. Ela é realmente uma delícia. Dá para fazer pratos incríveis com ela também. Pode acompanhar uma partida de seu jogo preferido, com a bebida que desejar, pode ser ingrediente de diversos pratos, pode ser o prato principal dessa forma (ou com batatas, cebolas , queijo e azeitonas)....crie!
 
Veja Outras Tortas Salgadas Deliciosas da Doce Lar Para Você!








BOM APETITE!!!

Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato