Bolinhos para Todos os Gostos - Aipim, Camarão, Carne, Queijo, Milho, Bacalhau, Arroz... - Todos Deliciosos!)

23:18Silmara Aldrighi

Que tal uns bolinhos quentinhos, fritinhos na hora?
Gostoso, né? Mas coma com moderação, tá?



Sei...é fritura...eu mesma cortei isso por aqui,
mas de vez em quando não faz mal e ainda você fará o maior sucesso!

Hora de testar todas elas e arrasar com os amigos!!


Bolinho de Aipim


Ingredientes: 1 kg de aipim cozido e amassado, 2 ovos, 1 colher (sopa) de margarina, sal a gosto, 200g de queijo prato ou muçarela em cubinhos, farinha de rosca para empanar e óleo para fritar.

Modo de Fazer: em uma vasilha, junte o aipim amassado, 1 ovo, a margarina e o sal. Faça bolinhas do tamanho que desejar. Amasse cada bolinha na palma da mão ou sobre uma superfície lisa, coloque o cubinho de queijo no centro e vá formando bolinhas. Reserve. Em um prato fundo, quebre o ovo que sobrou e bata com um garfo. Em outro, coloque a farinha de rosca. Passe as bolinhas primeiro no ovo e depois na farinha, para ficar empanada. Frite-as em óleo bem quente até ficarem douradas. Escorra-as em papel toalha e sirva os bolinhos de aipim quentinhos.

Dica: se quiser incrementar mais um pouquinho, faça molho para acompanhar os bolinhos.


Bolinho de Camarão



Ingredientes: 1kg de camarão médio limpo, sal a gosto, 1/4 xícara (chá) de azeite, 4 dentes de alho amassados, cheiro-verde a gosto, 1cebola pequena ou média picada, farinha de trigo até dar o ponto das bolinhas, 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de rosca, pimenta-do-reino (opcional) e óleo para fritar. Alguns molham antes os bolinhos no leite (rapidamente), para passá-lo na farinha de rsoca e fritá-lo.s

Modo de Fazer: cozinhe os camarões em água e sal (uns 10 a 15 minutos). Reserve. Aqueça o azeite e refogue o alho, juntando os camarões e refogando bem, mas sem demorar demais, para não endurecê-los. Retire do fogo e bata no liquidificador, misturando com a água em que os camarões foram cozidos. Leve a mistura ao fogo, acrescentando a farinha de trigo até dar o ponto de enrolar os croquetes. Deixe esfriar, enrole e passe na farinha de rosca antes de fritar em óleo bem quente.

Dica: Há quem use camarões pequenos, porque depois baterá no liquidificador e, à parte, pode refogar os camarões médios e recheiar os bolinhos (com ou sem catupiry) - só que dá mais trabalho.


Bolinho de Carne bem Caprichado


Ingredientes: 1kg de acém moído, 5 dentes de alho, 2 cebolas grandes, 2 tomates cortados em cubos, 1/2 pé de alho-poró, 1 talo de aipo, 3 folhas de louro, azeite, farinha de trigo para dar o ponto, sal a gosto, pimenta-do-reino a gosto, 2 ovos batidos, 1 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de farinha de rosca e óleo para fritar.

Modo de Fazer: cozinhe a carne na água, em fogo baixo, junto com o alho, as cebolas, os tomates, o alho-poró, o aipo e o louro. Depois de cozinhar bem, passe a carne no moedor, até que fique uma asta bem macia. Leve ao fogo baixo, acrescentando azeite para não grudar essa massa de carne na panela. Vá juntando farinha de trigo, até que atinja um ponto de massa de croquete. Acerte o sal e a pimenta. Faça os bolinhos, passe-os nos ovos, na farinha de trigo e, depois, na farinha de rosca. Frite-os em óelo bem quente e abundante, escorra-os em papel-toalha e sirva-os quente.

OBS: para mim, esse dá mais trabalho e, como não gosto quase nada de carne, acabo não fazendo.....


Bolinho de Queijo


Ingredientes: 3 claras em neve, 300g de queijo parmesão ralado fino, pimenta-do-reino e noz moscada ralada a gosto, farinha de trigo, ovos batidos e farinha de rosca suficiente para empanar os bolinhos. Faça pequenas bolas, passe-as pela farinha de trigo, ovos batidos e farinhas de rosca. Frite em óleo quente e escorra em papel-toalha. Sirva quente.

Modo de Fazer: misture (à mão) as claras em neve com o queijo, a noz moscada e a pimenta, amassando bem.

Dica: há quem use 5 claras (no lugar das 3) e 1/2 xícara (chá) de amido de milho ("maizena") para engrossar o bolinho, no lugar da farinha de trigo. O meu deu certo, mas fiz há mais de 10 anos....nem lembro direito. O processo do restante da receita é o mesmo. Ah, quem não gostar de pimenta (ou não puder consumi-la), pode retirá-la da receita.


Bolinho de Milho

 

Ingredientes: 2 e 1/2 latas de milho verde escorrido, 1 e 1/2 xícara (chá) de leite, 1 e 1/2 xícara (água), 3 colheres (sopa) de margarina, 2 cubos de caldo de legumes, cheiro-verde, sal e pimenta-do-reino a gosto, 2 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, 1/2 xícara (chá) de fubá, 1/2 xícara (chá) de requeijão tipo catupiry, 1/2 xícara (chá) de queijo muçarela ralado, 1 xícara (chá) de leite para empanar, fubá para empanar, óleo para fritar.

Modo de Fazer: bata, no liquidificador, 1 lata do milho com leite, até ficar homogêneo. Despeje em uma panela, adicione outra lata do milho, a água, a margarina, o caldo de legumes, sal e pimenta. Leve ao fogo médio, até levantar fervura. Despeje a farinha e o fubá misturados de uma só vez, mexendo até soltar do fundo da panela. Transfira essa massa para uma superfície lisa e deixe esfriar. Enquanto isso, misture o requeijão, a muçarela, o milho restante e o cheiro-verde. Abra uma pequena porção da massa na palma da mão, coloque o recheio e feche, modelando as bolinhas. Passe no leite e no fubá. Frite aos poucos, em óelo quente, até dourar e escorra sobre o papel-toalha. Sirva quente.


Bolinho de Bacalhau


Ingredientes: 400g de bacalhau dessalgado e em pedaços, 5 batatas médias, sal a gosto, 1 cebola bem picada e salsinha picada a gosto, 1 pitada de noz moscada e pimenta-do-reino a gosto, 1/2 copo de vinho branco seco, 4 ovos batidos e azeite ou óleo vegetal para fritar.

Modo de Fazer: coloque os pedaços de bacalhau em uma vasilha com água fria e leve ao forno até ferver. Retire e escorra.Em seguida, corte todos os pedaços em pequenas lascas. Em outra panela, cozinhe as batatas com casca (em água e sal). Em seguida, descasque-as ainda quente e passe-as pelo espremedor, fazendo um purê. Com o purê em uma vasilha, acrecente o bacalhau, a cebola, a salsinha, a noz moscada, o sal e a pimenta. Regue com o vinho, junte os ovos e mexa bem até obter uma massa homogênea. Com o auxílio de 2 colheres (sopa), prepare croquetes ovalados e frite-os em azeite ou óleo vegetal. Escorra em papel-toalha e sirva-os.

Dica: combina com um bom vinho verde branco ou a popular cervejinha bem gelada.


Bolinho de Arroz

Ingredientes: 2 pratos de arroz cozido (use as sobras que estão em susa geladeira), 2 ovos, 5 dentes de alho picadinhos ou amassados, 1/2 cebola picadinha ou ralada, 1/2 xícara (chá) de salsinha e de cebolinha (picar os 2), 1 colher (café) de fermento em pó (opcional - eu não uso) e sal a gosto, além do óelo para fritar. Acrescentei 50g de queijo parmesão ralado. Ah, pode usar o arroz da forma como está e o bolinho fica mais granulado ou passar o arroz no processador, como eu faço.

Modo de Fazer: junte e misture bem todos os ingredientes em uma vasilha (as claras, se preferir, poderá batê-las ligeiramente ou em neve). Por último ponha a farinha (aos poucos) até dar a liga. Aqueça o óelo e frite os bolinhos às colheradas, moldando-os com o auxílio de 2 colheres (uma de sopa e uma de sobremesa) para que fiquem uniformes. Escorra em papel-toalha e sirva-os quentinhos.


Dica 1: tente não pôr muita farinha de trigo, para que fique crocante por fora e macio por dentro. Ah, com as claras em neve, fica mais fofo.

Dica 2: compare a foto abaixo e veja a diferença entre fritar o bolinho direto e passá-lo em ovo batido e farinha de rosca. Essa 2ª opção dá mais trabalho e não compensa. Testei as duas. No entanto, prefiro passar o arroz no processador para ficar um bolinho mais lisinho.





Outros




Bom Apetite!!!!

Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato