Bacalhau à Minha Moda (é de forno e rápido de fazer)

22:35Silmara Aldrighi


Arrase sem ter trabalho algum!
Bacalhau simples e muito especial - dessa vez fiz com o que tinha (e tinha lombo de bacalhau).
Use vinho (se tiver branco seco de boa qualidade, melhor)
e arroz branco como acompanhamento...

Mas se tiver maior quantidade de todos esses ingredientes,
aí ficará mais saboroso e arrasará mais!

...Bom Apetite!

Ingredientes: 1kg de lombo de bacalhau (único ingrediente caro, mas valeu a pena), 1/2 pimentão de cada cor, em rodelas (verde, vermelho e amarelo) - pode usar inteiro, se preferir (usei o que eu tinha e era pouco, mas quanto mais colorido, melhor) - 1/2kg de cebolas em rodelas finas (usei uns 800g), 500g  de batata quase no ponto (cozinhar fora, de preferência, no vapor), 3 ovos cozidos, bastante azeite, azeitonas sem caroço (quantidade que desejar - eu tinha poucas - melhor a azeitona preta, mas eu só tinha a verde). 

Fica dessa forma para ser levada ao forno....
....é para dourar as batatas e os lombos de bacalhau...



Modo de Fazer: faça a "cama" de azeite para por as camadas por cima. Ponha uma camada de bacalhau, outra de cebola, outra de batatas e repita. Por cima, ponha os pimentões (se usar todos eles, pode pôr uma camada no meio também), leve para assar em forno médio em torno de 20 a 30 minutos ou mais (a depender do forno, para ficar mais douradinha). Retire, enfeite com as azeitonas e ovos e deixe por uns 10 minutos, no máximo. Sirva quente.

Importante: escalde os lombos de bacalhau que usará, por 24 a 48h, trocando a água e verificando como está, se ele for salgado. Já deve vir em pedaços ou os corte em pedaços grossos e médios a grandes. Como o bacalhau é peixe de água gelada, o ideal é trocar em água gelada.Tire a pele e as espinhas. Quando estiver no ponto, escorra e ponha mergulhado em azeite. Esse azeite será usado depois, na hora de montar e cozinhar o prato.

Dica 1: Pus os ovos e as azeitonas, porque queria tirar a foto, mas o ideal é deixar pegar a cor do bacalhau e das batatas e, perto de ficar pronto, retirar, enfeitar e devolver um pouquinho mais para finalização.

 

O que sobrar, se picar/desfiar, poderá usar em um risoto de bacalhau (adapte essa receita: http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/04/risoto-arboreo-com-camarao.html)



Abaixo, a receita anterior que fiz há um tempo atrás
e na qual me baseiei para essa adaptação com o que eu tinha:




Outras Receitas com Bacalhau





Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato