Empadão Goiano, direto de Caldas Novas(GO)...

18:12Silmara Aldrighi

 

Bem, sobre Caldas Novas (GO), será uma outra postagem, mas, entre uma piscina e outra, hora de saborear as delícias locais! O empadão goiano, o kibe com queijo, o sorvete assado..e por aí vai.....mas não é tudo que gosto por aqui. Por exemplo, o piqui (que tantos adoram)...não faço questão. Cada um com seu gosto e respeito isso, claro!

Assim, como sempre faço, pedi novamente umas dicas da receita de tudo que comi. Nem sempre consigo que as pessoas me digam como fazer, mesmo pedindo direitinho e não sendo moradora local, mas com educação e jeitinho a gente normalmente consegue ser tratado assim também e as pessoas retribuem o carinho com detalhes da receita que pediu! Aliás, penso logo no Blog da Doce Lar e em vocês. Por isso estou aqui postando mais essa delícia! Ah, nessa receita, disseram-me que não vai gordura vegetal hidrogenada. Os outros 2 locais onde experimentei e pedi dicas, usam a gordura vegetal sim, pois é a padrão. Por isso mesmo, após a receita abaixo, que é mais light, digamos assim, disponibilizarei links da receita goiana tradicional.
  
Vamos ao que interessa: a receita!

Ingredientes da Massa: 1kg de farinha de trigo, 300ml de guaraná, 1 gema de ovo e sal a gosto. Sugiro temperar também com um dente de alho amassado e um fio de azeite extra virgem.

Ingredientes do Recheio: 2 peitos de frango já cozidos no tempo a seu gosto e desfiados, 6 dentes de alho amassados, 1 cebola picada, 5 colheres (sopa) de molho de tomate pronto, 100g de requeijão, 2 copos de água (no copo de requeijão - de vidro), 100g de azeitona picadas, 100g de palmito picado (compre do inteiro, ferva e depois pique), 1 lata de milho verde lavado e escorrido, 2 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo, umas 4 a 5 colheres (sopa) de óleo de milho e sal a gosto. Se quiser, um pouco de pimenta em pó realça o sabor. Use umas 2 gemas na hora de pincelar (misture-as com óleo).

Modo de Fazer a Massa: amasse bem todos os ingredientes até ficar uma massa só. Deixe que ela descanse um pouco. Passe a preparar o recheio. Quando o recheio ficar pronto, divida a massa em duas partes e abra com a ajuda de um rolo (ou de uma garrafa de vidro), sem deixá-la muito fina. Primeiro forre o fundo de uma forma redonda (de preferência a que solta o aro) e depois forre as laterais. Adicione o recheio. Depois, cubra com o que sobrou da massa. Se der, enfeite toda as laterais, na parte de cima, uma massa trançada. Dê uma pincelada com a gema de ovo misturada ao óleo, leve ao forno quente para assar. Depois de uns 15 minutos, baixe para forno médio (uns 180º).

Modo de Fazer o Recheio: aqueça o óleo de milho. Ponha a cebola e o alho para refogar. Acrescente o frango e o molho de tomate. Adicione sal, pimenta. Refogue bem, depois acrescente a água e a farinha de trigo. Misture até engrossar, para acrescentar o milho verde. Espere esfriar e acrescente o palmito, o requeijão e as azeitonas. Misture tudo e está pronto o recheio.


Dica: pode fazer essa quantidade e congelar, no freezer, nas porções desejadas, em saco, retirando o ar.


Outras Receitas mais Tradicionais de Empadão Goiano











Outro tipo de massa de Empadão
O empadão goiano é gostoso também, mas, se você prefere, como eu, uma massa que esfarele na boca (aí já é outra receita - dizem que ela é carioca....), pode acessar o link http://docelarparavoce.blogspot.com.br/2011/11/massa-de-empadao-ou-empadinha-ou.html


Diversas formas de Empadão



Beijinhos da Sil e bom apetite!!!:-)

Você também pode curtir

2 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato