Arroz de Camarão ao Forno (Prático e Saboroso...)

19:07Silmara Aldrighi

Se receber muitas pessoas em sua casa na sexta-feira Santa, além do tradicional bacalhau,
que tal uma receita saborosa com camarão?
Esta receita me chamou a atenção, entre tantas outras da coleção "Cozinha Regional Brasileira", da Abril Coleções. No caso, o livro do Rio de Janeiro.




Ingredientes: 1/2 xícara (chá) de óleo de milho, 1/2 cebola picadinha, 4 dentes de alho picadinhos, 2 tomates sem pele e sem sementes, 1/2 xícara (chá) de caldo de peixe, 500g de camarões médios limpos e cozidos, 1 e 1/2 xíxara (chá) de arroz branco cozido, 1 xícara (chá) de ervilhas congeladas e pré-cozidas, 1 ovo inteiro cozido e 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado.

Modo de Fazer: aqueça o óleo em uma frigideira e doure a cebola e o alho. Junte 1 tomate já cortado em cubos e deixe em fogo brando até formar um molho. Acrescente o caldo de peixe e deixe evaporar até que fique com a espessura de molho de novo. Adicione os camarões, o arroz e as ervilhas. Coloque em um recipiente e decore com 1 tomate e o ovo cozido cortado em gomos. Polvilhe com queijo parmesão e leve ao forno médio pré-aquecido por cerca de 5 minutos.

Dica 1: sirva com salada e beba vinho branco Chardonnay (bem refrescante). Se não gosta de vinho ou de água de coco e prefere refrigerante, opte por um de limão, que também refresca bem.

Dica 2: se não quiser fazer o caldo de peixe, compre camarão grande com casca e as retire. À parte, ferva as cascas com sal, cebola e alho e depois coe e reserve para uso. Também fica gostoso. Mas se fizer com o caldo natural de peixe, ficará melhor ainda. Pode comprar o peixe no dia da promoção no supermercado, pedir que corte um fresquinho pra você. Do rabo, da cabeça e do espinhão interno, você faz o caldo e do corpo do peixe, você o tempera de véspera e o faz no forno...é uma dica só.



Caldo de Peixe: unte uma panela com manteiga, coloque 1 xícara (Chá) de cebola em rodelas, 500g de cabeças e espinhas de peixe (vendem em mercado de peixe), 6 talos de salsa e 2 colheres (sopa) de suco de limão e 1/2 colher (chá) de sal. Cozinhe por uns 5 minutos em fogo alto om a panela tampada. Junte 1/2 xícara (chá) de água e 1/2 xícara (chá) de vinho branco seco. Deixe levantar fervura e baixe o fogo para não derramar. Retire a espuma formada e Passe por uma peneira fina e leve à geladeira.

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato