Doces Chefs: Torta de limão da minha Sogrinha!

23:04Silmara Aldrighi


Já fazia essa torta até de olhos fechados, mas faz mais de 10 anos que não a faço. Minha mãe adorava e passou a fazer também. Minha sobra, um quituteira de primeira, tanto para doces, como para salgados, ensinou algumas dessas maravilhas que faço hoje. Se você gosta de limão como eu, resista se for capaz!




Ingredientes da Massa: 1 colher (sopa) de fermento em pó, 1 gema, 4 colheres (sopa) de açúcar, 100g de margarina e farinha de trigo até formar o ponto da massa.

Ingredientes do Creme: 1 a 2 latas de leite condensado, a depender do tamanho do pirex. O ideal é usar um com aro removível. Se preferir, pode usar só 1 dará certo também, mas precisará reduzir à metade tanto o caldo do limão, como a água), 1/2 lata de caldo de limão, 1/2 lata de água. Aliás, da última vez que fiz, usei 1 lata de leite condensado e 1/2 lata de caldo de limão (não usei água).

Ingredientes da 3ª Camada: 3 claras em neve e 5 colheres (sopa) de açúcar.



Modo de Fazer a Massa: misture os ingredientes da massa e vá adicionando farinha de trigo, juntando tudo até soltar das mãos e formar uma bola só (parecido com o ponto da massa do empadão,  mesma proporção, mas essa aqui é doce - ver http://docelarparavoce.blogspot.com/2011/11/massa-de-empadao-ou-empadinha-ou.html). Basta abrir a massa fininha e pôr no fundo e nas laterais da forma (eu uso a forma que solta o aro da parte de baixo, mas pode usar até pirex de vidro ou forminhas individuais), dar uns furinhos nela com um garfo e levar ao forno médio (180º) para corar levemente.


Modo de Fazer o Creme: apenas misture o limão com a água e jogue nas 2 latas de leite condensado que estão em uma vasilha. Só isso fará endurecer o creme, sem precisar levar ao forno. Ponha o creme por cima da massa pré-assada.

Modo de Fazer o "Suspiro": Bata as 3 claras em neve, acrescente o açúcar, bata até ponto de suspiro, salpique casca de limão ralado, se desejar. Se não, deixe para salpicar apenas por cima. Se quiser um resultado mais bonito ainda, use um saco de confeiteiro ou um saco virgem cortado na pontinha e vá espremendo e enfeitando essa parte branca.




Montagem: em cima da massa levemente pré-assada, é só acrescentar a camada de creme, a camada de claras e esfarelar casca de limão ralada e levar ao forno médio (180º) para corar o "suspiro". Deixe esfriar e leve à geladeira. Ah, se preferir porções individuais, é só fazer em forminhas de empadas. Dá mais trabalho, mas fica gostosa do mesmo jeito! Hum....


Se tiver com pressa...
....veja essa Receita de Pavê de Limão:

http://crocantinhassuperpoderosas.blogspot.com/2011/07/pave-rapido-de-limao-receita-indicada.html


Se quiser inovar, veja essa Receita da Kibon:

http://deliciasbypriscila.blogspot.com/2012/02/torta-de-limao-com-sorvete-kibon.html




Aproveite!
Beijinhos da Sil!!!:-)

Você também pode curtir

0 comentários

Assine a newsletter

Dá um like

Formulário de contato