segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sorteio: em breve, um presentinho de Natal para você!


Você poderá concorrer a um presente de Natal
 da Doce Lar Para Você!

Siga-me no twitter para acompanhar as novidades!

Em breve, postaremos qual será o presente e
 passaremos as instruções para você se inscrever!

Não perca essa oportunidade!

Beijinhos da Sil!

domingo, 27 de novembro de 2011

Doces Chefs: Torta de Abobrinha e Atum da Silvana!


Essa torta é uma delícia e fácil de fazer. Em visita à casa da cunhada de minha irmã, provei dessa torta e nunca a esqueci. A Silvana uma pessoa muito querida. A gente quase não se vê, mas é uma pessoa que está sempre em meu coração e  essa torta, está em minha doce memória como momentos alegres de convívio e de prazer culinário. Parabéns, Silvana!


Aliás, por lembrar muito de meus blogueiros e por vocês todos ter um carinho especial, estou sempre pensando em de todas as receitas que tenho e no que mais gostariam que eu postasse. Assim, fui arrumar meus livros de receitas e, ao folhear um deles, encontrei essa delícia!

Vamos à torta cremosa de atum!

Ingredientes da Massa: 8 colheres (sopa) de farinha de trigo); 8 colheres (sopa) de amido de milho ("maizena"), 4 ovos inteiros, 1 xícara (chá) de óleo de boa qualidade, 1 colher (sopa) de fermento em pó e sal a gosto. A receita original de atum leva apenas 4 colheres (sopa) de "maizena" e fica mais cremosa. Escolha a forma que preferir. Sugiro pôr 4, verificar a massa e acrescentar mais 4 se desejar.

Ingredientes do Recheio: 3 abobrinhas picadas, 4 tomates picados (sem semente e sem caldo), 1 cebola ralada, 2 colheres (sopa) de azeitonas picadas, orégano e salsinha a gosto, 1 lata de atum (dê preferência para aquela light, que não vem no óleo - em qualquer um delas, escorra bem), 5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado. Prove sal ao final e, se necessário, acrescente. Eu não pus, mas acrescentei 2 dentes de alho espremidinhos.

 
Modo de Fazer a Massa: misture todos os ingredientes até formar uma massa homogênea e reserve-a.

Modo de Fazer o Recheio: misture a massa anterior com o recheio. Ponha em forma untada e leve ao forno médio por uns 40 minutos.Se preferir cortar em quadradinhos depois de amornar, faça em forma retangular, mas fica melhor ou em forma de vidro, pois ficará muito bonito ou em forma redonda que solta o aro, que é prático e bonito também

Dica: se você bater as claras em neve para misturar ao final, a torta mudará um pouco de textura e ficará mais fofinha (foto abaixo).

 

 
IMPORTANTE

Preciso comentar que acrescentei este parágrafo somente após comentário de amiga blogueira, informando que não deu certo o teste desta receita com ela. Então, fiz pesquisas e liguei para a Silvana para informar a vocês que já atualizei o que veem acima.

No caso da Silvana, confirmou-me preferir usar 4 colheres de sopa de "maizena" e não 8 - pus 8, para o caso de preferirem mais durinha. Ficará a critério de vocês se desejarão uma torta mais mole ou mais dura. Mais dura é mais fácil de cortar; a colega tem razão. Assim, aumentei também de 3 para 5 colheres (sopa) de queijo parmesão (nesse caso, eu que havia anotado errado antes) e ressaltei que o tomate deve ser sem sementes e sem caldo também. Ah, lembrem-se de escorrer bem o atum. Então, fica a dica: há 2 opções de ingredientes da massa - a receita acima agora usa 8 colheres de "maizena" para uma torta mais durinha e 4 para torta mais cremosa. Façam como preferirem. De qualquer forma, as informações acima, na própria receita, já dizem isso tudo.

Dessa forma, agradeço à Cristina, pois sempre valorizo essa troca de ideias e informações. É assim que a gente aprende mesmo. A demora na resposta abaixo deveu-se apenas a uma semana bem puxada e, infelizmente, não tive como verificar os comentários recebidos.


Podem verificar abaixo, 2 links que encontrei com receitas bem parecidas.
Não são a receita da Silvana, mas são opções adicionais.





Outra Dica:Você pode usar a forma redonda que solta o aro e também deixar tostar um pouco mais...

Como Sugestão: com a mesma massa, poderá variar os recheios, usando bacalhau no lugar de atum e o queijo para substituir a abobrinha.



Bom Apetite a todos!

Um abração, Silvana!

Beijinhos da Sil!!!:-)


Sorvete Frito (Fried Ice Cream)...é isso mesmo!

Parece uma delícia, mas nunca fiz. Vi a receita e como estão chegando as festas, resolvi passar para vocês. Se alguém testar, avise-me como foi, ok? Sei que não terei como fazê-la agora...só nas férias ou nas festas mesmo!




PRIMEIRA OPÇÃO



Ingredientes: 10 bolas de sorvete de creme, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1/2 xícara (chá) de flocos de coco, 1/2 xícara (chá) de coco ralado, 1/2 xícara (chá) de açúcar e 5 ovos. Calda de chocolate para enfeitar a vasilha onde colocará o sorvete pronto. Também poderá enfeitar com cerejas e algumas castanhas picadas ou crocante.

Modo de Fazer: com ajuda de uma colher de sorvete, faça as bolas e as guarde no congelador por 24 horas. No dia seguinte, passe essas bolas ainda congeladas, no ovo batido e, em seguida, na mistura de farinha com açúcar, flocos de coco e coco ralado. Guarde-as novamente no congelador. Depois de mais de um dia de resfriamento, retire as bolas de sorvete, uma-a-uma, diretamente para fritá-las no óleo bem quente (180ºC) por alguns segundos. Quando a bola ficar levemente dourada, está pronta para servir. Enfeite o prato com calda de chocolate.
  

SEGUNDA OPÇÃO


Ingredientes: Bolas de sorvete do sabor de sua preferência (use o boleador). Nozes moídas (ou compre nozes, ponha em saco plástico virgem e bata com martelo de carne que ficarão picadinhas e esfareladas). 3 ovos. 1 colher (sopa) de amido de milho. Sucrilhos batidos no liquidificador. Cerejas ou ameixas ou damasco ou pedaços de chocolate para enfiar no meio do sorvete (recheio)

Modo de Fazer: separe a quantidade de bolas de sorvete do sabor de sua preferência (use o boleador). Passe cada bola em nozes moídas e, se quiser, recheie com cerejas ou ameixas ou damasco ou pedaços de chocolate para enfiar no meio do sorvete (recheio). Leve ao freezer para ficar duro (no mínimo, 10 horas). Passe as bolas de sorvete nos ovos ligeiramente batidos e misturados com a "maizena". Passe na farinha de sucrilho e leve ao freezer or mais 10 horas. Retire diretamente para fritar em óleo bem quente. Servir logo a seguir com calda de chocolate ou morango ou outra à gosto. Outra sugestão seria passar as bolas de sorvete em cobertura de sorvete.





OUTRAS RECEITAS








Beijinhos da Sil!!!:-)

Anéis de Cebola (Onion Rings), uma ótima pedida para receber amigos!

Não posso dizer que não tem calorias, porque é fritura, mas que é um tira-gostos delicioso, isso você vai concordar!



PRIMEIRA RECEITA

Ingredientes: 2 cebolas grandes, 4 ovos batidos juntos, 5 xícaras de farinha de rosca, óleo para fritar (limpo e nunca usado antes).

Modo de Fazer: corte a cebola em anéis de 1cm de largura. Ponha essas rodelas imersas no leite por 12 horas para perder a acidez. Escorra os anéis, passe-os nos ovo batido e, depois, na farinha de rosca. Quando o óleo tiver a 180 graus, mergulhe os anéis no óleo até que fiquem dourados (em torno de 3 a 5 minutos). sirva-os quente com mais de uma alternativa de molho.


OUTRA RECEITA

Ingredientes: 2 cebolar cortadas em rodelas de 1cm (mais ou menos), 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo, 1 ovo, 1 colher (chá) de curry (ou outro tempero de preferência, 1 lata de água tônica bem gelada, sal e pimenta à gosto

Modo de Fazer: separe os anéis das cebolas com cuidado para que fiquem intactos. Reserve. Em uma tigela grande, misture a farinha, o ovo, o curry e a água tônica, temperando com sal e pimenta. Misture bem para não ficar empelotado. Mergulhe as rodelas de cebola na tigela e frite-as em uma panela com óleo bem quente.



MAIS UMA OPÇÃO DE RECEITA

Ingredientes: 1 e 2 colhers (sopa) de farinha de trigo, 1 colher (chá) de ervas finas, 1 pitada de pimenta-do-reino, 1 colher (chá) de sal (e mais para polvilhar por cima ao final, se não usar queijo parmesão ralado), 1 ovo grande, 1/2 garrafa pequena de cerveja, 1 colher (chá) de fermento em pó, 2 cebolas grandes cortadas em, mais ou menos, 1cm de largura, óleo novo para fritar.

Modo de Fazer: misture a farinha de trigo com sal e pimenta-do-reino. Junte a manteiga com a cerveja e o ovo. Misture as 2 partes em uma só e bata bem à mão. Ponha o fermento e misture delicadamente até ficar uma mistura só. Passe cada anel de cebola nesse creme grosso e frite em óleo quente. Escorra em papel próprio e sirva (polvilhado ou sal ou queijo parmesão ralado).

______________________________________________________________________

MOLHOS


Molho de Mostarda e Mel: misture 1 colher de mostarda (Dijon), 1 colher (sopa) de mel de abelha, 50ml de leite e sal na medida que desejar. Sirva com os anéis.
Molho Agridoce: ponha, numa panela, 1 e 1/2 xícara (chá) de água, 1 colher (sopa) de açúcar mascavo, 3 colheres (sopa) de molho de soja e 4 colheres (sopa) de extrato de tomate e deixe ferver por uns 2 minutos. Acrescente , 4 colheres (sopa) de vinagre de arroz e 1 colher (sopa) de amido de milho ("maizena") dissolvido em 1/2 xícara (chá) de água. Misture por mais 2 minutos e deixe esfriar.

Molho Básico: misture 2 colheres (sopa) de mel, com um pouco de pimenta moída meio graúda, 2 colheres de mostarda, suco de 1 limão e azeite a gosto.

Molho Maravilha: frite o bacon picadinho no azeite de oliva. Deixe esfriar e acrescente molho de mostarda, molho shoyo, vinagre de maçã e mel à gosto. misture bem.

Molho de Ervas: misture bem - 3/4 xícara (chá) de iogurte desnatado, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 1 colher (sopa) de cebolinha verde picadinha, 1 colher (sopa) de manjericão picadinho, 2 colheres (sopa) de salsinha picada, 1/2 colher (sopa) de alho esmagado e 2 colheres (chá) de mel.

Molho Inglês Caseiro: misture, em uma caçarola, 1 xícara (chá) de açúcar, deixando amarelar sem queimar. Junte os demais ingredientes - 2 xícaras (chá) de vinagre, pimenta-do-reino moída,1 pimenta vermelha, salsa, 1 folha de louro, 1 pitada de noz moscada ralada - e misture em fogo baixo por uns 15 minutos. Desligue e tampe a panela. No diaseguinte, coe, com um pano fino, junte 2 colheres (sopa) de azeite, colocando em uma garrafa com tampa. Use depois de uma semana. Enquanto isso, guarde-o em lugar seco e escuro.

Molho de Iogurte: misture 1 iogurte desnatado, q colher (chá) de suco de limão, 1 gota de adoçante, 1 colher (sobremesa) de salsinha picada.

Molho de Laranja: misture 1 copo de suco de laranja, 2 cebolas picadas, 150g de castanha de caju moída, sal e pimenta-do-reino à gosto, 1/2 xícara de azeite, suco de 1 limão.



 ______________________________________________________________________

Escolha, entre as 3 receitas, a que achar mais fácil de fazer.
Escolha o molho que mais lhe agradar. 
______________________________________________________________________


DICAS

Dica 1: algumas pessoas põem queijo parmesão (ralado na hora, em ralo grosso) por cima e levam ligeiramente ao forno. Mas sempre, em todos os casos, deve-se usar óleo novo.

Dica 2: para saber se o óleo está quente, ponha um palito de fósforo virgem na vasilha em que pôs o óleo, na hora em que for ligá-lo, e espere. Assim que esquentar no ponto, le se acenderá sozinho e você poderá até tomar susto pelo barulhinho, mas ele acenderá e se apagará só. É retirar esse palito, baixar um fogo um pouco, pôr as cebolas e aumentá-lo novamente para 180graus.

Dica 3: deixe a mistura que irá para fritura em banho-maria em uma outra vasilha que está com gelo na bancada da pia, conservará mais e a mistura, ao ser frita, acabará mais crocante.
______________________________________________________________________


Bom Apetite!

Beijinhos da Sil!!!:-)

domingo, 20 de novembro de 2011

Ah fica, vai ter bolo!

Galera, tem um vídeo bem legal feito por minha filha e 2 colegas dela aqui em casa. E faz um tempinho que tento convencê-la a me deixar postar, porque fez o maior sucesso em meus trabalho e com amigos e familiares. Queria que vocês compartilhassem com mais esse momento especial para mim. Foram muitas, muitas fotos mesmo que se transformaram em filme. CONSEGUI a liberação!
 
 
Na verdade, acho bem mais fácil fazer um bolo de verdade que ter esse trabalhão, mas ela acha fácil e gostoso de fazer. Se ela deixasse, estava divulgando sempre seus trabalhos maravilhosos. Amo meus filhos. Amo meu marido. Amo minha família.

Agora é sua vez de curtir comigo esse momento...
 
 

Ah, não posso esquecer de dizer que a foto acima foi do link: http://kitchlove.wordpress.com/2013/04/29/torta-morbida-di-cioccolato-della-suocera-bolo-fofo-de-chocolate-da-sogra/ (receita em italiano, que a blogueira traduz - segundo ela, é bolo da sogra. Como gosto da minha, acho uma boa homenagem). Tudo a ver com o vídeo, não acha?
 
Divirta-se!

Beijinhos da Sil!!! :-)

Carne ao Molho Madeira com Batatas! É muito bom......

Gente, ficou gostoso demais!!! Vale a pena fazer e não é difícil. Criei a partir de minha ida ao mercado aqui perto (adoro ir lá, porque é tudo lindo, bem disposto e excelente qualidade - não é muito barato) e estavam com promoção de carnes.....aí criei essa receita. E deu certo! Veja....




Ingredientes: 500g de coxão mole (mas pode ser patinho) já cortado em cubos grandes e bem limpinho (pode temperar de véspera, que ficará mais gostoso ainda - se é que pode - eu não tive esse tempo). Use 4 dentes de alho picadinhos, 3 cebolas picadinhas, 1 xícara (café) de suco de abacaxi, 1 pedaço de pimentão verde (cortei um pedacinho da base e depois tirei - foi só para dar gosto), 3 batatas grandes cortadas em 4 partes cada (rodelas grossas), 2/3 da xícara (cha) de óleo, em torno de 1/ potinho de cogumelos cortados ao meio, 1 cubo de caldo de carne sal à gosto, 2 colheres de sopa de cheiro-verde (cebolinha + salsa) e água. Ao final de tudo, 1/2 vidrinho de molho madeira da "uncle ben's Masterfoods - vidro de 340g".



 

Modo de Fazer: numa panela de pressão, ponha o óleo para ferver. Acrescente a carne sem temperar e sem virar (para não formar água). Assim que ela tostar, vire os lados, até tostar tudo. Acrescente a cebola, o alho e o pimentão. Refogue bem, acrescente o suco de abacaxi, o caldo de carne e uns 400ml de água. Ponha para ferver por 20 min na pressão. Deixe esfriar, abra, acrescente as batatas e tire o pedaço de pimentão. Acrescente os cogumelos fatiados e ponha mais 20 minutos na pressão. Após esfriar, abra (retire um pouco do caldo, se tiver muito) e acrescente o cheiro verde e a  metade do molho madeira pronto, ligue o fogo por 5 minutos e está pronto. Ponha em uma vasilha bonita para levar à mesa e sirva.


Se resolver testar, depois me conte (poste seu comentário e sugestões)...
Beijinhos da Sil!!!:-)

Couve Bem Caseira (e sem amargo algum)

Gostinho de fazenda....bom para acompanhar feijão preto.
E tem ferro, sem lhe dar calorias extras.


Primeiro compre couve bonita, orgânica, que verá a diferença. Lave as folhas, seque-as, tire a parte dura das folhas, disponha uma sobre as outras, enrole-as juntas (a cada 5) e corte-as bem fininhas. Na pressa, acabei cortando mais grossa (foto). Mas também se você não tiver opção e muita pressa, compre uma já cortada em tirinhas em local de sua confiança.

Ingredientes: 1 maço de couve, sal à gosto, 1/2 xícara (chá) de azeite e 4 dentes de alho picadinhos (se desejar - experimente primeiro sem alho).



Modo de Fazer: lave, escorra, tire a parte dura da couve, disponha 5 folhas, uma em cima da outra e corte bem fininho. Escorra (deixando levemente molhado - é isso que faz tirar o amargo) e reserve. Ponha o azeite na panela e, ao começar a ferver, acrescente a couve, misture bem, deixe o fogo baixo, e ponha a pitada de sal. Misture de novo, deixe a panela semi tampada por 2 minutos. Tire a tampa e misture. Observe se precisar pinga água (provavelmente não). Prove sal de novo e, se puser mais, misture bem antes de retirar a couve pronta para uma vasilha. Na mesma panela em que fez a couve, ponha azeite e alho, refogue e jogue por cima da couve pronta e sirva. O alho fica torradinho muito rápido. Cuidado para não queimá-lo. Antes eu refogava o alho antes de jogar a couve picada nele e aí a refogava, mas sempre ficava um amarguinho. Agora não fica mais. Faça primeiro sem alho. Termine a etapa até antes de refogar o alho e sirva.


Beijinhos da Sil!!!:-)

Torta de Batatas Prática e Deliciosa! O Recheio é bem variado.....

Essa torta é um curinga! Se você tiver purê sobrando na geladeira e está um pouco durinho ou não quer comer purê de novo ou tem frango desfiado refogado ou carne moída pronta ou recheio de salsicha, essa será uma boa pedida. Se não tem nada disso, fazer a receita do zero também não dá trabalho...o recheio é que fica por sua conta (mais elaborado ou mais simples).



Veja 2 receitas de purê de batatas que já postei. Falei dessa torta lá, mas agora que a postei


Ingredientes: 1 kg de batatas cozidas na água e sal, 1 colherinha (café) de alho espremido, 100g de queijo parmesão ralado, 2 colheres (sopa) de margarina, 2 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo, 2 gemas, 2 claras em neve, 1 xícara de leite, 1 pitada de noz moscada, 1 colher (sopa) de fermento em pó e sal à gosto.




Modo de Fazer: ponha as batatas cozidas e escorridas na própria panela (inox é melhor), esprema (veja a dica do espremedor da foto - a batata é espremida contra a panela mesmo, sem precisar tirar de lá). Acrescente margarina, metade do queijo ralado, a noz moscada. Mexa bem, acrescente o leite e as gemas. Acrescente as claras em neve, prove o sal e ponha o fermento. Misture bem. Ponha metade da mistura em uma forma untada e enfarinhada, o recheio (nesse ponto, pode pôr, se quiser, 150 g de queijo muçarela fatiado), a outra metade da massa. Passe gema de ovo, enfeite com azeitonas e polvilhe o restante do queijo ralado. Ponha para assar em forno médio pré-aquecido.


Dica: cuidado com a altura da torta dentro da vasilha, pois ela cresce (por causa do fermento) e pode transbordar. Pode polivlhar com orégano também. Pode cobrir com fatias de queijo muçarela bem fininhas e deixar pegar cor no forno.


Recheios: carne moída refogada nos temperos que desejar, com azeitonas picadas e ovo cozido picado ou frango desfiado refogado (com milho ou azeitonas) ou, ainda, carne seca refogada ou bacalhau desfiado (refogado ou de forno com azeite cebolas e azeitonas) ou linguicinhas refogadas ou legumes cozidos no vapor (ou refogados) ou recheio de cachorro quente com salsicha picadinhas ou queijo, tomate seco e rúcula ou abóbora refogada ou queijo com presunto e tomate picadinho...bem, use sua imaginação, certo?
Bom Apetite!
Beijinhos da Sil!! :-)

Massa de Empadão ou Empadinha? Ou Biscoitinho de forno? Você escolhe!

Essa massa foi ensinamento de minha sogra mineira, mas acho que é algo que ela ou aprendeu no Rio mesmo, onde mora desde pequena ou em Sampa, onde mora a família do meu sogro, que é descendente de italianos e franceses. É aquela massa esfarelante gostosa. A ela, com o tempo, acrescentei o alho e o fio de zeite para dar um toque especial.


Depois, na mesma massa, ao invés de fazer o empadão, fiz uns biscoitinhos salgados (formato que quiser). Só acrescentei (além dos 2 itens acima) cebola ralada e orégano e passei no queijo parmesão ralado e pus para assar...ficou bom.......


Fiz empadão de palimito com catupiry e empadinhas de camarão com catupiry (tive de fazer 2 receitas). Com a massa que sobrou das empadinhas (pois eu não tinha a quantidade total de recheio), completei os temperos e fiz os salgadinhos! Ah, essas bolinhas que estão em cima já são dos salgadinhos também.
  
 


Ingredientes da Massa: 4 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 pitada de sal, 2 gemas, quase 250g de margarina (tablete - margarina culinária - o pessoal mais antigo usava metade de margarina e metade de banha própria para isso - eu prefiro evitar essa banha), 2 dentes de alho esmagadinho, 1 colherinha (café) de azeite. Se for fazer biscoitinhos dessa massa, acrescente 1 colher (sopa) de orégano, 1 colher (sopa) de cebola ralada ou picadinha.


Resista a esse pedaço, se for capaz!


Veja como ficou a massa descansando, enquanto eu fazia o recheio


Modo de Fazer a Massa: misture tudo muito bem com as mãos (use luvas finas descartáveis), até formar uma bola só e lisinha, sem rudar nas mãos. Deixe descansar por 1hora, enquanto prepara o recheio (ou para preparar os biscoitinhos). Polvilhe farinha de trigo na pedra da pia previamente lavada e seca ou por cima de um plástico virgem. Pegue a quantidade desejada e abra com rolo (ou garrafa ou algo liso). Forre o fundo e as laterais forma de aro removível (não precisa untar, nem passar farinha). Ponha o recheio e ponha a tampa de massa, enfeitando como quiser. Por cima do empadão já pronto, pegue mais uma gema de ovo (que não foi contada nos ingredientes acima), tire a pele, misture-a com 1 colherinha (café) de azeite e pincele essa mistura na massa antes de enfeitá-la. Leve ao forno médio (180g) pré-aquecido até dourar, sem queimar e cozinhando por igual internamente.



Dica: ao pôr a massa no fundo ou nas laterais, se elas não se encaixarem direito, não tem problema, é só tirar ou acrescentar o pedacinho que falta e ir empurrando no local mesmo com seus dedos (com a luva), que vão-se emendando.



Tipos de Recheio: costumo fazer de camarão com catupiry,  de palmito com catupiry, mas há de frango (ou com azeitona ou com milho ou com catupiry - fiz muito no passado) ou o que quiser criar.


Se usar recheio de palmito, compre de boa qualidade, pique, lave e ferva antes de preparar

  
Recheio de Camarão com Catupiry: Refogue 1 cebola grande picada em 1 xícara (café) de azeite, depois acrescente 3 dentes de alho. Acrescente, se desejar, 1 tomate picado sem sementes (pode tirar a pele se quiser, que fica mais molinho). Refogue, pingue um pouquinho de água e ponha o camarão sem casaca na mistura, refogue rapidamente (uns 5 minutos, em fogo médio ou baixo), pingando mais um pouquinho de água e sal à gosto. Acrescente 1 colher (sopa) de cheiro-verde picado, Acrescente 2 colheres (sopa) bem cheias mesmo de farinha de trigo, misture, ponha, bem aos pouco, 1/ xícara (chá) de leite e misture para sentir um recheio bem mais grossinho. Prove de novo o sal, ponha 150g de catupiry, misture para desmanchar e desligue. Deixe esfriar. Vá agora abrir a massa para montar empadão ou empadinhas.

Recheio de Palmito com Catupiry: pique, lave e ferva 1 lata de palito (500g). Reserve escorrido. Refogue, em fogo médio, 1 cebola grande picadinha em 50g de margarina (tablete) e 1 colher (sopa) de azeite, acrescente 3 dentes de alho picadinhos, refogue, acrescente 1 caldo de frango e o palmito e refogue bem. Ponha 3 colheres (sopa) bem cheias de farinha de trigo, misture bem e acrescente, aos poucos, leite até ficar uma mistura ainda grossa (em torno de 1 copo de leite). Ponha 300g de queijo catupiry culinário e deixe desmanchar. Desligue e deixe esfriar. Prove o sal.

Dica: para dar mais gosto no camarão ou use caldo de camarão ou compre camarão com casca e descasque-os para ferver as cascas com um pouquinho de sal. Se usar uma dessas dicas, provavelmente nem porá mais sal no recheio.

Bom Apetite!!

Beijinhos da Sil!!! :-)


sábado, 19 de novembro de 2011

Fome? Prove o Bolo Salgado de Caneca (e Micro-ondas)!

Galera, isso é muito bom pra matar a fome sem dar trabalho. Às vezes fazer algo numa receita maior acaba sobrando e tendo que comer vários dias, se você estiver só. A receita poderá ajudá-lo nessa situação. Tambem poderá variar os recheios, lembrando de trocar na mesma proporção pra não vazar demais na caneca.

Hum........simples assim!


 

Aj, pra quem gosta de chocolate e rapidez para matar a fome, comendo um bolinho com calda de chocolate, já postei antes o bolo de chocolate (de caneca). Veja o link:
http://docelarparavoce.blogspot.com/2011/01/bolinho-surpresa-de-chocolate-de-caneca.html


Agora é  a vez do seu bolo salgado
(desenformado ou não)


Ingredientes: 1 ovo (pequeno), 1 tomate (picado em cubos pequenos), 1 fatia de queijo de sua preferência (picado), 2 pitadas de orégano, sal à gosto, 4 colheres (sopa) de leite, 03 colheres (sopa) de óleo (ou azeite), 04 colheres rasas (sopa) de farinha de trigo, 1 colher (café) de fermento em pó.

Modo de Fazer:  coloque o ovo em uma caneca relativamente grande. Bata. Acrescente o óleo, leite e sal. Bata novamente. Adicione a farinha e o fermento. Mexa até se tornar uma mistura homogênea. Acrescente o restante dos ingredientes (tomate, orégano e queijo) e misture levemente. Leve ao microondas por 3 minutos e meio. Está pronto! Se quiser, poderá também desenformá-lo.


________________________________________________________________

Em pesquisa, achei essa outra opção com atum. Se você gosta de atum, que tal provar?

 ________________________________________________________________


Beijinhos da Sil!!! :-)


Bolo de Macarrão....existe? Sim, é o Timballo! E fritada de Macarão? Também!

A receita do Timballo, eu já tenho há algum tempo, mas confesso que nunca a fiz. Assisti ao programa e achei uma beleza. Você pode até alterar o recheio. Confira! Também a farei em breve. Ja a fritada de macarrão é simples, rápida e gostosa! Essa eu já testei! Aliás, já saí fazendo umas variações dela com o que tinha na geladeira e aprovei também! Espero que goste....

Veja primeiro o Bolo de Macarrão (Timballo)


Segue o link com o video detalhando essa delícia: http://www.band.com.br/diadia/receita.asp?n=Timballo-(Bolo-Salgado-de-Macarr%C3%A3o)&r=19279


Ingredientes

Massa: 4 xícara (chá) de farinha de trigo, 2 ovos, 250g de margarina, 1 colher (sopa) de açafrão, 1 pitada de sal.

Recheio: 2 colheres (sopa) de azeite, 2 cebolas roxas em pétalas, 3 linguiças fatiadas, 200g de espinafre escaldado, 1 lata de tomate pelado, 2 colheres (sopa) de ervas secas, 300g de provolone ralado, 300g de catupiry, 250g de macarrão rigatoni cozido al dente (nem duro, nem mole demais) - se tiver macarrão nessa quantidade que sobrou em sua geladeira, pode usá-lo.

Cobertura: ovos, 1 pitada de açafrão, 1 pitada de gergelim.

Modo de Fazer

Massa: coloque todos os ingredientes em uma vasilha e misture muito bem com as mãos até que fique uma massa homogênea. Cubra com filme plástico e reserve fora da geladeira.

Recheio: refogue, em uma panela, as cebolas no azeite, june a linguiça, o espinafre, os tomates e as ervas. Reserve para amornar.

Montagem:  cubra o fundo de uma assadeira com um bom pedaço da massa. Disponha o recheio dentro, alternando as camadas do recheio com o macarrão, o provolone e o catupiri e finalize com mais massa. Pincele o ovo, com o açafrão e o gergelim e leve ao forno quente (180 graus), por aproximadamente 45 minutos ou até ficar dourado. Tire do forno, desenforme e sirva.


Veja também a Fritada de Macarrão



Ingredientes: 1/2 kg de macarrão cozido, 300g de muçarela ralada, 300g de presunto ralado, queijo parmesão ralado, sal e ovos à gosto e óleo para fritas.

Modo de Fazer: misture bem o(s) ovo(s), o queijo e o macarrão. Coloque, em um prato fundo, como sugestão, para pegar  o formato e leve à geladeira. Depois de gelado, frite primeiro em fogo alto e depois em fogo baixo. É bom servir morna (eu prefiro), mas pode servir fria também.

Aproveite as dicas!

Beijinhos da Sil!! :-)