domingo, 26 de junho de 2011

DICAS de Dicionários Gastronômicos (não é receita; é dica mesmo)...

Meus queridos, nem os chefs são obrigados a saber tudo. Aliás, em tudo na vida, acredito que quem diz que tudo sabe, esse tem muito ainda a aprender....Por isso, como uma aprendiz de cozinha, apreciadora da boa arte de cozinhar... ou sei lá que nome podemos dar, tenho curiosidade de aprender sempre mais....quando leio algo interessante, também tento passar a todos. è assim em tudo que gosto. Acho que podemos compartilhar com amigos aquilo que é bom para você e que pode ser bom para outras pessoas também.

Bem, voltando ao assunto principal...parece que ninguém sabe com precisão quem criou o primeiro dicionário gastronômico, mas muitos falam que o Chef francês Marie-Antoine Carême (séc. XVIII) foi um dos precursores dessas publicações. Claro que, dessa época até hoje, muitos foram os nomes de sucesso e há muitos Chefs brasileiros dando em show no mundo todo. Hoje a gastronomia se consolidou como uma profissão maravilhosa e parabenizo aqueles que a abraçaram como profissão. Se algum Chef chegar a me dar a satisfação de ler este blog, já deixo votos de sucesso e pedido de dicas de site para divulgar suas próprias maravilhas....sempre desejo passa a todos vocês a simplicidade das receitas que experimentei e aquelas que, mesmo um pouquinho mais trabalhosas, têm gostinho de casa da vovó (das vovós de antigamente mesmo).

Infelizmente, a maior parte das publicações são em francês,que fica às vezes difícil até para quem sabe o idioma, mas há outros em português.

Sugestões do Correio Braziliense de hoje:
- Larousse Gatronomique (mais de 4mil verbetes - disponível em inglês, francês e espanhol).
- La Cusine de Réference (técnicas + fotos).
- Pequeno Dicionário de Gastronomia (Objetiva).
- Gastronomia de A a X (Aleph).
- Dicionário do Doceiro Brasileiro (Senac).
- Dicionário Prático de Culinária (Melhoramentos)

Outras sugestões (com links para o site):
- Gastrolândia: http://gastrolandia.uol.com.br/dicionario
- Abaga: http://www.abaga.com.br/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=28

Espero ter sido útil. Veja lá os sites.....
Beijinhos da Sil!!! :-)

Bolo de Fanta Laranja/Sukita...prático e uma delícia!

Busquei, pra vocês, uma receita que tivesse a ver com as festas juninas e fosse fácil, diferente e super gostosa ....bem, gosto de coco e leite condensado e já havia feito esse bolo com suco de laranja e batendo na batedeira, na forma tradicional, e não há muita diferença não. Tente e se surpreenda!


....ah, veja as caixinhas da foto abaixo...ficou lindo! Eu nem enfeitei tanto assim, mas pra quem tiver tempo e vontade de enfeitar mesas infantis nessa época..que delícia!
Bolo de fubá com coco

Depois de deixar na geladeira para ficar mais firme, pode cortar em quadradinhos e, com cuidado, colocá-los em pedaços de plástico transparente (vende em loja de festa), como se fosse bala, dobre e ponha no celofane verde, dobre-os, como na foto, fechando o "pacotinho"...bem, use a cor que quiser, mas ficará show de bola!


Ingredientes Bolo: 5 ovos (gemas e claras separadas), 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 copo médio de fanta laranja (ou aqueles de requeijão de vidro, faltando 1 dedo para completar), 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de fermento em pó.
Ingredientes Cobertura: 1 lata de leite condensado, 1 vidro pequeno de leite de coco (200ml) e coco ralado para polvilhar a gosto (eu usei pacote de 100g).

Modo de Fazer (Bolo): bata as gemas no liquidificador, com o açúcar e a fanta. Ponha a mistura em uma vasilha, acrescente a farinha de trigo peneirada e misture bem. Reserve essa massa. Bata as claras em neve, e adicione o fermento peneirado. Misture delicadamente e incorpore essa mistura à massa reservada anteriormente e misture novamente delicadamente. Ponha essa mistura final em forma redonda com buraco ao meio (de preferência, de material antiaderente). Leve ao forno pré-aquecido a uns 180 graus até que, enfiando um palito, verifique que ele saiu sequinho, Retire do forno e reserve sem desenformar.

Modo de Fazer (cobertura): à parte, misture o leite condensado com o leite de coco. Fure a superfície do bolo com um palito e espalhe a mistura, sentindo que ela está entrando aos poucos no bolo, deixando-o molhadinho. Polvilhe com coco ralado e leve o bolo ao forno por uns 5 min na mesma temperatura. Retire-o, deixe-o esfriar e leve-o coberto à geladeira. Prefira servi-lo no dia seguinte, quando poderá usar a imaginação em cima do bolo, como nas fotos que postei.

Obs.: quando fiz esse bolo com o suco de laranja e na batedeira, já usei também assadeira de terfal/terflon, como já o fiz em forma redonda, do mesmo material, com buraco no meio. Ainda não testei, nesta receita, usar a assadeira, mas acredito que dará certo sim.
Agora, solte a imaginação, convide os amigos e enfeite sua festa junina!

Até a próxima!

Beijinhos da Sil!!! :-)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Bolinhos de milho individuais e em forminhas!

Essa é nova...eu encarei meio desconfiada no início, mas estamos mesmo em época de bolos juninos, né? O milho está em alta! E é gostoso sim...mas dá um pouquinho de trabalho por causa do creme de milho. Ah, claro, você pode também variar na cobertura. Use sua imaginação!

Se não quiser, também só polvilhe canela em cima. É mais tradicional!

 

Ingredientes: 4 colheres (sopa) de farinha de trigo, 3 colheres (sopa) de margarina/manteiga sem sal, 3 colheres (sopa) de leite, 1/4 xícara de purê de milho, 1/2 colher (café) de fermento em pó, 1/2 xícara (chá) de açúcar e 1 ovo. Ah, tem a canela em pó para polvilhar.

Purê de Milho: milho sufuciente para 1/4 de xícara de purê a ser usado na massa do bolo.

Cobertura: 1 lata de leite condensado, 1 lata de milho verde sem água (ou a mesma medida de milho in natura) e 1 colher (sopa) de manteiga/margarina.

Modo de Fazer (purê de milho): moa os grãos do milho com o mixer ou rale o milho. Você precisará de 1/4 xícara (Chá) desse purê para fazer o bolo.

Modo de Fazer (massa do bolo): bata a margarina/manteiga na batedeira até amolecer. Acrescente o açúcar e batade novo até clarear mais e ficar cremoso. Acrescente o ovo e bata sem parar até parecer dobrar de volume. Acrescente o leite e bata de novo. Junte a farinha de trigo e continue batendo. Ponha o fermento em pó e bata ligeiramente, até misturar. Desligue a batedeira, junte o purê de milho e misture bem com um grande colher. Ponha em forminhas de papel e ponha essas forminhas dentro de forminhas de empadinhas para que não abram. Leve ao forno pré-aquecido a uns 170 graus por uns 30 minutos. Observe e veja se, ao enfiar o palito, sairá limpinho.

Nesse momento, você pode criar coberturas à vontade, para alimentar os olhos.
E aí pode não ser uma cobertura.....só não descobri ainda sobre esses enfeites (parecem "delicados" brancos e amarelos...só os conheço coloridos...eles parecem de longe com as jujubas).

Veja a foto abaixo:

Mas se der vontade de fazer a cobertura da receita?

Modo de Fazer (cobertura): bata o leite condensado e o milho no liquidificador. Aqueça a manteiga/margarina em uma panela até derreter e junte à mistura do liquidificador. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela (ponto de brigadeiro). Espere esfriar para cobrir os bolinhos. Rende de 8 a 12 forminhas, a depender do tamanho.

E se der vontade de usar mais ainda a imaginação? Basta ter tempo e vontade.
aprenda a fazer a receita da foto abaixo.
 Fico por aqui, mas volto no feriadão!
Beijinhos da Sil!! :-)

domingo, 19 de junho de 2011

Delícia de docinho! É de milho verde....no fogo ou no micro-ondas...

Olha que coisinha mais gostosa e bonitinha...


Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 lata de milho verde escorrido, 2 colheres (sopa) de manteiga/margarina, 1 colher (Chá) de canela (opcional) e açúcar cristal para passar nos docinhos.


Modo de Fazer: bata, no liquidificador, as 2 latas. Derreta a margarina/manteiga em panela antiaderente e jogue essa mistura toda. Mexa até dar o ponto e desprender do fundo da panela. Enrole depois de frio. Dão uns 40 docinhos. Se quiser um docinho mais lisinho, primeiro, passe o milho, sem a água, no liquidificador, depois passe-o na peneira. Só aí que o passará no liquidificador com o leite condensado. Eu usei o milho sem peneirar e ficou gostoso.


Modo de Fazer (no Micro-ondas): em um recipiente refratário com bordas altas, miture o leite condensado, o milho batido e peneirado, amanteiga/margarina e a canela. Leve ao micro-ondas por 5 minutos, em potência alta, parando na metade do tempo para mexer. Passe a massa pronta para um prato untado com margarina/manteiga. Lembre-se que o refratário precisa ser alto, para que, durante a fervura, a mistura não escorra no forno.

 
Dica 1: pode enfeitar com milho (não gosto), cravo (pode ser) ou pedacinho de castanha (foi o que usei). Pode usar a caixinha que quiser para ficar algo lindo. Pode também colocar em copinho ou potinho de comidinha de bebê. Olha a criatividade na foto abaixo.


Dica 2: se você é daqueles que adora coco, poderá misturar açúcar e coco ralado ou só mesmo o coco, para passar os docinhos nele antes de pôr em caixinhas. Ah, pode usar o coco ralado (50g) na própria mistura que levará ao fogo.


Dica 3: você pode congelar por até 3 meses, mas, durante o período de congelamento, nunca abra a embalagem para o docinho não suar. Descongele, por 1 hora, em temperatura ambiente.



Dica 4: você viu a foto acima? Tem gente com uma criatividade...puseram os docinhos em formato de milho, dentro da palha, para enfeitar. Agora, inspire e use sua imaginação...ou faça o docinho mesmo básico e curta essa delícia!!!


Beijinhos da Sil!! :-)

Pamonha Assada....de liquidificador!

Primeiro achei essa receita em uma revistinha e não havia dado muito valor. Tempos depois achei de novo na internet. Aí resolvi testar....tava com uma preguiça, mas uma vontade de comer um bolinho com café.....deu certo e foi sucesso! Mas é bom só pra quem gosta de pamonha, pois o sabor lembra. Claro que a pamonha dá muito mais trabalho e por isso, tem o gostinho só dela. Mas esse aí dá pra matar a vontade com pouco trabalho, né?

Então, se você precisa levar um bolo pra alguma festa junina, leve esse aqui, pois nem terá trabalho e haverá gente repetindo seu quitute especial. Um das fotos da internet é essa aí abaixo, mas o meu ficou mais parecido com a foto acima. Quem sabe, da próxima vez o meu se parece com o bolo aqui da foto abaixo também. Depende do forno também...ah, e do seu estado de espírito. Dizem que isso influi no resultado de sua culinária. Estou começando a acreditar nisso, pois já aconteceu algumas vezes de seguir a mesma receita e o resultado ficar diferente. Só tô achando difícil ficar como esse abaixo, com uma capinha escura. Mesmo assim copiei.

 

Ingredientes: 1 lata de milho com água, 1 lata de leite condensado, 200ml de leite de coco, 3 colheres (sopa) de margarina, 3 colheres (sopa) de queijo ralado, 4 ovos, 9 colheres de sopa de milharina, 2 colheres (sopa) de fermento em pó, canela a gosto (opcional - eu usei 1 colher de chá cheia).

Modo de Fazer: bata, no liquidificador, ovos, leite condensado, leite de coco e margarina, até formar um creme. Acrescente queijo, milho, canela e milharina e bata novamente. Por último, ponha o fermento em pó e bata rapidamente. Em forma untada e enfarinhada, de prefeência terflon/terfal, leve ao forno pré-aquecido por uns 40 minutos aproximadamente.

Aproveite!!!!!

Beijinho da Sil! :-)