domingo, 29 de maio de 2011

Faça Sanduíches Deliciosos!!!!

Comecei a variar os lanches daqui de casa e fui juntando algumas opções práticas e gostosas. Acredito que você gostará de todos eles. Teste com amigos e comprove essa variedade deliciosa!

SANDUÍCHE MISTO DIFERENTE



Esse é servido quentinho... uma D E L Í C I A !!!!!


Ingredientes: 4 pães italianos, 1 tomate verde médio sem sementes, 200gr de presunto de peru defumado em cubos, 200gr de muçarela em cubos, ½ maço de cebolinha picada bem fininha, 1 colher (sopa) de azeite de oliva, 1 ovo e sal a gosto. Pode fazer uma receita e meia, a depender do tamanho dos pães.

Modo de Fazer: ligue o forno em temperatura média, Retire a parte superior dos pães, tire parte do miolo e disponha-os em uma assadeira. Reserve. Pique o tomate em tiras finas, junte o presunto, a muçarela, a cebolinha, o azeite, o leite, o ovo e o sal. Misture e recheie os pães. Leve ao forno por 15 minutos ou menos, assim que a muçarela derreter. Retire do forno e sirva imediatamente.


SANDUÍCHE LIGHT 


Para quem quer comer bem sem engordar!


Inggredientes: 2 mini baguetes, 150g de ricota fresca, 1 cenoura pequena ralada, 1 abobrinha italiana pequena, 1 colher (sopa) de hortelã picadinha, 100gr de blanquet de peru, alface cortado com a mão e tomate em rodelas finas (sem sementes)

Modo de Fazer: lave e descasque a cenoura. Rale usando o lado grosso do ralador. Lave bem a abobrinha e rale a parte verde. Corte o blanquet de peru em tirinhas. Amasse bem a ricota com um garfo, adicione a cenoura, a abobrinha e o peru. Acerte o ponto do sal e a pimenta-do-reino. Adicione a hortelã picada. Corte as baguetes ao meio e divida o recheio. Cubra com alface e rodelas de tomate. Coloque a tampa do pão e sirva-se!


SANDUÍCHE NATURAL DE CIABATA


Quer comer bem sem muita caloria?

Vai esse lanchinho adorável pra você!



Ingredientes: 2 pães tipo ciabata ou integral, 300g de ricota fresca, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, 1 colher (chá) de suco de limão, 2 colheres (sopa) de uvas passas, pitada de orégano, sal e pimenta-do-reino a gosto, 1 cenoura em tirinhas bem fininhas, 1 beterraba em tirinhas bem fininhas. E folhas de alface cortadas com a mão...tudo lavado e higienizado, claro.

Modo de Fazer: coloque as uvas em passas de molho em água morna para reidratarem. Ponha a ricota em um recipiente e amasse muito bem com um garfo. Acrescente o azeite, o suco de limão, a pitada de orégano, sal e pimenta-do-reino. Amasse bem para obter uma pasta bem lisa. Se necessário, acrescente um pouco de maionese light. Misture as passas escorridas. Monte os sanduíches assim: primeiro, a camada de ricota sobre cada lado do pão. Depois, ponha as folhas de alface, a cenoura e a beterraba raladas.


SANDUÍCHE DE ROSBIFE

Esse é mais calórico, mas é muito bom!


Ingredientes: 2 folhas de alface, 2 colheres (sopa) de maionese, 3 fatias de tomate (sem sementes), 50g de queijo prato fatiado, 3 fatias de bacon, 3 fatias de pão-de-forma torradas, 50g de rosbife caseiro.

Modo de Fazer: coloque a primeira fatia de pão, ponha maionese e acrescente as fatias de rosbife e rodelas de tomate. Ponha a outra fatia e passe maionese. Cubra com queijo, bacon e alface. Coloque a última fatia de pão. Prenda as fatias com 2 palitos e corte em diagonal. Sirva com batatas chips.



BEIRUTE ESPECIAL

Hummmmmmmmmmmmmmm!




Ingredientes da pasta: ½ xícara (chá) de ricota amassada, 8 folhas de hortelã, 2 colheres (sopa) de azeite de oliva, 2 colheres (sopa) de maionese e sal a gosto.

Ingredientes do recheio: 1 pão sírio médio, 4 folhas de alface americana, 1 tomate médio cortado em rodelas, 4 fatias finas de presunto, 2 fatias de queijo emmenthal, 2 fatias de queijo gruyére, sal a gosto.

Modo de Fazer: coloque no liquidificador a ricota, a hortelã, o azeite de oliva, a maionese e o sal. Bata por 2 minutos ou até que fique homogênea. Reserve. Faça um corte no pão, no sentido horizontal, espalhe metade da pasta de hortelã sobre uma dessas metades. Faça camadas alternadas de alface, tomate, presunto e queijo. Finalize com a pasta restante e feche o sanduíche.


SANDUBA LIGHT DE QUEIJO COM AGRIÃO

É saudável e é gostoso!


Ingredientes: 2 fatias de pão-de-forma de aveia, ½ cenoura ralada, 2 colheres (sopa) de requeijão light, 2 xícaras (chá) de agrião, 2 fatias de queijo branco sem gordura e sal a gosto.

Modo de Fazer: misture a cenoura, o requeijão e o sal até obter uma pasta homogênea. Disponha, em uma fatia, as folhas de agrião, a pasta de cenoura e as fatias de queijo branco. Cubra com a outra fatia de pão e coma sem culpa, pois tem poucas calorias.


ESPERO QUE TENHA GOSTADO DAS OPÇÕES!

Beijinhos da Sil!







Batata ao murro delicado...no micro-ondas ou no forno!


Um ótimo acompanhamento para os grelhados!

Se preferir, pode fazer também no micro-ondas...

Ingredientes para 2 pessoas: 2 batatas grandes (ou 6 pequenas), sal grosso, orégano e azeite a gosto e alho (gosto de bastante alho), que pode estar fatiado ou picadinho, como preferir. Se quiser, polvilhe com outras ervas de sua preferência (alecrim, manjericão).

Modo de Fazer: à parte, deixe o alho mergulhado no azeite e ervas, que depois você usará para regar a batata. Lave bem a batata com a casca e seque-a. Ponha bastante sal grosso. Se tiver película aderente, é só envolver as batatas e furar, ao mesmo tempo, batata e plástico (fure com um garfo em diversas partes) e leve ao micro-ondas por uns 15 a 20 minutos. Deixe em espera por uns 2 minutos e retire o plástico. Cubra as batatas com um pano e dê um murrinho leve nela (para dar uma esborrachada elegante), de forma que fique com cara de amassadinha. Em vasilha quase toda tampada, leve o azeite com o alho por 3 minutos no micro-ondas e regue as batatas com essa mistura....e sirva-se.

Já se preferir fazer no forno...bom quem tem forno à lenha.


Dica: eu sempre cozinho as batatas no fogo médio, em panela com água e sal, para a batata apurar o gosto (prove se a água está boa de sal antes de cozinhá-las), mas não as deixo moles demais não. Depois, enrolo, uma-a-uma no papel alumínio (com a parte mais brilhosa para demntro) e deixo uns 30 minutos no forno médio pré-aquecido. Retiro-as da assadeira. Com cuidado, retiro todo o alumínio e pego cada batata com a colher grande e vou transferindo para uma vasilha de vidro que vá ao forno (a vasilha deve estar regada de azeite), cubro minha mão com o pano, dou aquele murrinho básico e rego com o alho refogado no azeite e ervas. Se quiser, pode jogar cebola picadinha nesse refogado, para refogar depois do alho. Levo ao forno de novo para dar uma douradinha.

Ah, gosto mais ao forno do fogão que no micro-ondas, mas é tudo questão de gosto e oportunidade. Escrevi muito, mas é uma receita rápida e fácil.


Beijinhos da Sil!

Frango na chapa (ou em panela similar)!

Saudável e delicioso!!!!!!

Dica: descobri que sujo menos o fogão (ou quase nada) se usar panela antiaderente larga e baixinha. A tampa também ajuda, quando vou pingando água e tampando para o frango pegar a cor, sem precisar pôr mais margarina/manteiga ou azeite.
Ingredientes: 6 filés de frango finos ou médios - temperados na véspera com 4 dentes de alho socados ou picadinhos,  2 colherinhas de alecrim, 1/2 xícara (chá) de molho shoyo e sal (só se achar que precisa) - 1 cebola grande picadinha, e margarina (prefiro, por ser vegetal)/manteiga. Pode usar cebolinha e/ou salsa para jogar por cima ao final.



Modo de Fazer: tempere os filés na véspera com alho, molho shoyo e sal, se julgar necessário. Deixe a vasilha na geladeira. No dia seguinte, perto da hora de se servir, ponha margarina na panela/chapa, deixar derreter toda e ferver e disponha sobre ela os filés escorridos, sem mexer mais neles. Tampe (existe uma tampa para a chapa também - tem buraquinhos e é de material antiaderente também e tem cabo). Ainda em fogo médio, ao verificar que está sequinho e pegando cor, dê uma esfregadinha no filé contra o fundo da panela/chapa, vire-os para o outro lado, esfregue novamente e acrescente um pouquinho de água. Tampe para não sujar o fogão, tire a tampa, dê outra esfregadinha e assim de novo até sentir os 2 lados do filés bem douradinho. Acrescente as cebolas e o molhinho que ficou na vasilha onde o frango ficou no tempero desde a véspera. Ponha a cebolinha/salsa e leve à mesa.


Dica: gosto de comer esse frango com mais de uma opção de almoço. Combina com arroz, feijão e salada (e uma farofinha feita em casa) ou também com um macarrão ao alho e óleo ou com um risoto ou com purê de batatas e saladas, etc. Ah, vai também no sanduíche...fica uma delícia!

Bom apetite!
Beijos da Sil! :-)

Baião-de-dois para saborear e relaxar!!!!!

Bem, já fiz algumas variações desse prato, mas vamos começar com esta abaixo.....quem provou, amou!



Pode diminuir a quantidade na metade, a depender do número de pessoas que degustarão o prato. Com ele, combinam: paçoca (do nordeste, com carne-de-sol), escondidinho ou purê de macaxeira.

Ingredientes: 800 gr de feijão; 800 gr de arroz; 2 colheres (sopa) de margarina/manteiga; 6 dentes de alho amassados; 1 cebola grande picadinha; ½ pimentão verde picadinho; 4 pimentas-de-cheiro sem sementes e picadinhas; 100 gr de queijo coalho em cubos médios; 100 gr de queijo coalho ralado; cheiro verde e sal a gosto. À parte, em uma panelinha, separe 2 cebolas médias picadinhas e 4 colheres de sopa de margarina sem sal. Sempre uso caldo de frango + sal.

 
Modo de Fazer: em uma panela, coloque o feijão verde lavado e escorrido para cozinhar em dois litros de água. Depois de 20 minutos, tire o feijão e separe metade do caldo.  Em outra panela, refogue, na margarina/manteiga, o alho, a cebola, o pimentão, a pimenta-de-cheiro. Junte o feijão cozido, o arroz lavado e escorrido e refogue até ficar quente. Em seguida, coloque o caldo do feijão que estava separado e o sal. Cozinhe até sumir o caldo, verifique se o arroz ficou bem cozido e, só então, acrescente o queijo coalho em cubos e o cheiro verde e deixe repousar um pouco. Refogue bem, até amolecer e amarelar, as 2 cebolas picadinhas com margarina/manteiga e uma pitadinha de sal. Ponha, em um pirex, o baião todo. Depois, ponha, por cima, a cebola refogada na margarina/manteiga e sal e, por último, salpique o queijo coalho ralado, enfeite com um pouquinho de salsa e sirva. Bom Apetite!

 
Beijinhos da Sil!!! :-)

Camarão Especial e Rápido!


Para quem quer impressionar amigos(as) e ainda se deliciar com um prato rápido,
é só ter um bom vinho em casa, uma salada para acompanhamento e batata palha..
...um arroz branco também cai bem.

Ingredientes: 1kg de camarão cinza sem cascas (todo lavado, passado no limão, com sal, cozido por 5 min), 3 conchas de molho bechamel (existe pronto, para não dar trabalho), 3 colheres (sopa) de requeijão, queijo ralado a gosto e salsinha.


Modo de Fazer: numa travessa, coloque os camarões já cozidos, uma pitada de sal, o molho bechamel e o requeijão. Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno bem quente, por 15 min para gratinar. Retire do forno e sirva em seguida.
 
 
Molho Bechamel
 
 
Beijinhos da Sil!!!:-)

Sobremesa de Manga.....boa, rápida e diet!

Receita para dia quente, quando você precisa de algo fácil, gostoso e refrescante!

Sabe quando dá vontade de comer algo doce, mas bate aquela preguiça?

E pra piorar você não quer “pegar de volta” as calorias que conseguiu eliminar na semana?



Bem, vamos ao velho e bom liquidificador....você só levará uns 10min para fazer essa aqui.

Bata, até formar um creme: 2 copos de 200ml de iogurte desnatado, 1 manga cortada em pedaços, 2 colheres (chá) de suco de limão, 1 colher (sopa) de adoçante culinário e 1 colher (café) de gengibre ralado (opcional). Ponha em 4 tacinhas, enfeite como desejar e deixe 2 horas na geladeira. Em seguida, estará pronta para ser servida.


Beijinhos da Sil! :-)

Viajando pelo BRASIL: Cidade Maravilhosa!

Sou apaixonada pelo Brasil e a biodiversidade de cada lugar visitado e do vasto patrimônio cultural apresentado. Cada um deles me encanta de maneira específica, ao menos em um dos diversos aspectos de minha avaliação.
 
 
 
 

Em homenagem a todas as cidades brasileiras, é que farei, de vez em quando, alguns comentários sobre elas, contando minha experiência no local e alguns restaurantes visitados.
 
 

 
Independente dos diversos lugares específicos, lindos e encantadores em nosso país, que, diga-se de passsagem, é único, no meu ponto de vista....
  • das lindas praias, da gastronomia e do bom atendimento existentes no meu especial Nordeste... mais especificamente, na cidade do sol e da brisa gostosa, minha Fortaleza...
  • da exuberância das florestas, da culinária única e do povo acolhedor da Região Norte...
  • da diversidade de povos e das oportunidades do Centro-Oeste, onde vivo e sou feliz...
  • do moderno e diversificado entretenimento do agitado Sudeste, de oportunidades únicas, minha segunda opção...
  • do Sul maravilha, com aquele friozinho especialmente romântico, de culinária europeia, onde o clima traz uma paz gostosa....
De tudo que é lindo no Brasil (claro que não conheço todos os municípios brasileiros), pelo menos em relação às capitais, elegi como patrimônio de beleza, a cidade mais maravilhosa de todas elas, aliás de todo o mundo: Rio de Janeiro, com suas praias, montanhas, alegrias, cultura e gastronomia....
 




O único defeito, mas que também se tem alastrado pelo Brasil, é o perigo (a violência)...talvez por isso a visite tanto, mas ainda não more lá. Comigo nada aconteceu nunca, nem o espero, mas a cada ida a essa cidade, parece que renovo as energias e a alegria de viver, como se cada instante como fosse único. Ah, só pra constar... respeito sim todas as opiniões e experiências contrárias.

Acredito em qualidade de vida...e isso envolve muitos fatores. Procuro um local que reúna um pouco de todas essas características de nosso país, mesmo que seja em menor intensidade em todas elas. Sei que existe. Bem, para morar daqui a uns anos, ainda procuro uma cidade (aceito indicações) que toque meu coração no todo...ou talvez fique por aqui mesmo (Brasília - gosto daqui, mas é de cara manutenção).

Desta vez, segue minha homenagem, na coluna "Viajando na Maionese", para essa linda e maravilhosa cidade do RJ, onde viveu meu marido, onde o conheci, onde tenho vários familiares e onde adoro estar!

DICAS PESSOAIS
 
 
 

Começarei pela ordem cronológica dessas degustações....foram apenas 3 dias na terrinha, mas fiquei fora dos trabalhos do dia-dia, só na moleza, tentando recuperar a saúde!

Primeiro....

...não deixe de provar as DELÍCIAS DA PARMÊ. Há em vários bairros, mas sempre vou à Parmê do Largo do Machado, pertinho do Flamengo, onde sempre me hospedo com a família. Desta vez provei a famosa feijoada deles. E custa R$ 29,90 por pessoa. Ainda tinha uma batida de limão muito gostosa e sobremesas do buffet. Hum.....uma delícia, gente! Um ambiente elegante e acolhedor, muito apreciado por cariocas e turistas. O pessoal é muito educado no atendimento. Se eu já gostava do cardápio de lá, imagine após esse sábado aí. Vale a pena conferir!

 
Olha que pratinho gostoso! Mas havia inúmeras outras deliciosas opções.....haja estômago para conseguir comer tudo...não dá!
 
 
Não posso deixar de indicar também as muitas, muitas tortas maravilhosas da Parmê. Compre e comprove! Acesse o site deles: http://www.parme.com.br/.
 
Mais uma: você já teve a oportunidade de provar o delicioso café-da-manhã da BENDITA FRUTA? Sei...tem em vários lugares e conhecem o frozen yogurt, que foi minha especial sobremesa.....mas e esse café também?
 


Agora um momento de comer debaixo da mesa, como faz a Ana Maria Braga.....gente, que entrada foi aquela?! E o vinho? Hum.....adorei os pasteizinhos de camarão com catupiry e bolinhos de bacalhau no ponto...tudo quentinho, em ambiente bem acolhedor....depois um prato principal no capricho do sabor....não...só experimentando mesmo!

Confira as delícias do RESTAURANTE BERBIGÃO! Veja e babe sem querer!


Entramos em um restaurante português, na Rua do Catete. A primeira filial carioca do restaurante foi fundada em 1972, no bairro de Juru-juba, em Niterói. Esse que fui (foto abaixo) fica em um sobrado centenário, de charme histórico, perto do Palácio do Catete.

Aliás, o bairro está bem diversificado e independente e tem tudo mesmo e também está bem requintado e revitalizado. Gostei muito. E, de quebra, fica pertinho daquele Aterro do Flamengo, onde temos aquela visão única do "Pão-de-Açúcar".


É, nessa comemoração do níver de minha sogra, ela, eu, o maridão e minha cunhada pedimos os famosos bolinhos de bacalhau.
 

E agora, aceita um ?

Mais uma dica do bairro. Aliás, foi a primeira vez que aproveitei o Catete e o Largo do Machado em tantas vezes em pouco tempo nesse tour gastronômico. Não deixe de conhecer a Estação República.

O cardápio é vasto, mas o que mais chama a atenção é o rodízio de pizza que acontece à noite. Além de muito gostosas, há enoooooooorme variedade de sabores. E não é aquela enrolação de misturar alguns ingredientes de outras pizzas e dar um novo nome. É capaz de você ficar satisfeito e ter que recusar pizza que ainda não comeu. Acontece com todos.

O ambiente de lá  é bem familiar. É comum ver famílias inteiras no final de semana, apenas jantando ou comemorando aniversário de alguém. Tem sempre uma criançada correndo pelo salão, tudo isso animado pelo DJ da casa que toca músicas e passa videoclipes nas duas telas do segundo andar. Fica na Rua do Catete, 104, pertinho também do Palácio do Catete e do Hotel Flórida (R. Ferreira Viana, quase na Av. Praia do Flamengo), que passa atualmente por nova e grande reforma, já se preparando para  Copa 2014.
 
Na Rua do Catete, 228, tive a oportunidade de conhecer uma lojinha de produtos artesanais chamada "Audácia e Requinte". Também é um bom local para comprar souvenirs. São poucas peças de alguns tipos, o que também confere ar de especial. Se almoçar no Catete no sábado, passe lá.

Já se tiver correndo, com tempo curto, com pouco dinheiro, mas não abre mão de comer algo gostoso? Compre pastel no Ricos´s lanche, também ali pertinho da Parmê. Ah, aproveite o comércio local, que é ótimo!

No Largo do Machado, 29, como última dica, há um espaço pequeno com culinária árabe, pra quem tem pressa de comer ou quer levar para um lanche em casa. Simples, com um balcão que funciona desde 1966, oferece um sabor de infância, pois não muda nunca. Sempre que vou ao Rio, tenho de passar lá para "provar"esfirras (queijo e carne - há outros tipos) e kibes. No cartão deles está escrito "Pizzaria Oriental", mas só li o nome ao chegar em Brasília. Ah, mas vale a pena, desde que dispense luxo.

E a Confeitaria Colombo (http://www.confeitariacolombo.com.br/), no centro do Rio, patrimônio cultural e artístico da cidade maravilhosa, está sempre lotada..magnífica e D E L I C I O S A!!! Bem, essa aí todos já a conhecem. Nem preciso comentar....uma volta ao passado!
 

 
 


 
Bem, o tempo no Rio dessa vez foi foi curto, mas deu para aproveitar bem. Temos muitos, mas muitas outras opções para indicarmos em diversos bairros. Preço bom com qualidade e diversidade, é com o RJ mesmo. Com certeza...o que apresentei foi só um breve petisco diante de uma cidade tão deslumbrante!
 
Beijinhos, Sil!

sábado, 14 de maio de 2011

Cardápio completo: Omelete e Salada Caesar...pra hora da preguiça...bom!!!!

Se está com preguiça de cozinhar, mas bateu aquela fome....e ainda tem recheios dos tipos mais variados na geladeira, é só usar esses recheios e pronto! Aliás, dá até pra chamar uma companhia agradável para curtir juntos. E esse omelete pode ser do mais simples ao mais requintado, a depender do que tem em casa, do momento, de quem está com você e da fome....


Já se deseja fazer mesmo omelete requintado, com uma entrada antes e uma sobremesa deliciosa depois, servindo-o com um bom cinho, fará toda uma diferença também. Como pode ver, omelete é um senhor curinga!

Base do omelete para 2 pessoas, caso este seja o único prato: 4 ovos, 1 pitada de sal, 1 colher (de sopa) rasa de orégano, 1 colher de sopa de  queijo parmesão ralado. Se não tiver nada disso, bastam ovos e sal mesmo.

2 opções de bater os ovos

Opção 1: bata, com um garfo ou batedor manual, os 4 ovos juntos com sal. Depois acrescente orégano e parmesão e bata novamente.

Opção 2: bata as claras com o sal até ponto de neve. Acrescente as gemas e bata até virar uma mistura só. Acrescente orégano e parmesão. Acrescente 1 colher (de chá) de fermento em pó. Nesse caso, será um omelete mais fofo e renderá mais. Pode dar até para 3 pessoas.


Modo de Fazer

Tradicional: ponha fios de azeite no fundo de uma frigideira grande ou em divida tudo em 2 frigideiras menores (material antiaderente) e esquente. Ponha metade dos ovos batidos, o recheio e o restante dos ovos batidos. Ponha uma tampa, deixe fogo médio ou baixo e observe para não queimar a parte de baixo. Se quiser, pode virar o lado, mas não é necessário, pois fica pronto rápido. Sempre deixo a parte de baixo mais sequinha e tostadinha. Desligue a frigideira, segure o prato perto dela e "emborque" a frigideira no prato para cair o omelete.


Inovador: faça os recheios refogados (ver opções abaixo). Ainda em fogo baixo, ponha metade dos ovos batidos, misture, ponha o restante e tampe a frigideira.


Dicas de Recheios (uns 200g de cada item principal escolhido):

Queijo(s): muçarela ou 4 queijos ou cheddar ou queijo coalho ou queijo minas.
Misto: queijo muçarela com presunto (tudo picadinho, misturadinho, com 1 colher de sopa de cebolinha picada miudinha)
Frango: Frango cozido e desfiado, refogado com cebola, alho, 1 pitada de alecrim, cheiro-verde e tomate (opcional), Acrescente milho, se gostar.
Carne: carne de sol desfiada (já cozida antes do leite e escorrida) e refogada no azeite com cebola. Depois pode acrescentar queijo coalho (opcional).
Linguiça de frango: pode ferver ou fritar (sem nada, em fogo baixo e em panela antiarente) pedacinhos cortados de linguiça defumada de frango. Acrescentar um pouco de cebola e pingar um pouco de azeite.
Abóbora: refogue 200g de abóbora daquela laranjona, picada em tamanhos médios a pequenos, com cebola, alho, cheiro verde, caldo de carne (ou caldo de legumes, caso não coma carne) e 2 colheres (de sopa) de molho de tomate ou de tomates sem peles e sem sementes (existe assim em latinha, se tiver sem vontade de fazer). Pingue um pouco de água de vez em quando. Ao amolecer e ficar sequinho, pode acrescentar os ovos mexidos da forma que preferir (dicas indicadas acima)
Bacalhau: fazer o bacalhau com azeite no forno (aquele bacalhau com azeite, batatas, azeitonas e cebolas, que sobrou da sua Páscoa e você congelou, por exemplo - ou outra receita de bacalhau). Ponha 1 colher de sopa de azeite na frigideira para acrescentar o bacalhau e os ovos batidos em uma das opções de mistura de ovos indicada acima.
Abobrinha: refogue cebola na margarina/manteiga, acrescente alho e a abobrinha. Ponha cheiro-verde, sal ou caldo de legumes. Depois, da mesma forma como com bacalhau, abóbora, carne, frango (ou outros refogados), veja acima as oções de mistura com os ovos.
Ervilha (aquela ervilha comprida, achatada, já cortada de forma transversal, em pedaços): refogue alho em azeite, acrescente a ervilha e sal e tampe. Pingue água se e quando necessário, até amolecer. Continue o procedimento indicado acima, ao acrescentar os ovos batidos.

Outros recheios: o que tiver em casa e o que sua imaginação permitir (esinafre com ricota, peixe ou cogumelos ou de verduras, etc).

Dica: tem gente que prefere usar a assadeira ou vasilha de vidro (sempre forrado com azeite) e levar ao forno a ter de usar frigideira.


 
Dica: Enfeite como quiser (queijo ralado ou rodelinhas de tomate cereja com azeitonas ou tomate seco com rúcula e azeite ou batata palha ou use sua criatividade) e sirva. Como acompanhamento, salada caesar.


SALADA CAESAR

Criada por um mexicano, a sala foi trazida ao Brasil e passou a fazer sucesso.

Modo de Fazer: misture 1 alface americana (higeneizada e cortada com as mãos, grosseiramente) com 1 peito de frango temperado e grelhado, cortado em tiras e 1/2 xícara  (de chá) de bacon picadinho e torradinho. Acrescente 1 xícara (de chá) de parmesão ralado grosseiramente e 2 xícaras (chá) de croutons
bem crocantes (se não os comprar, leve ao forno médio para torrar: 2 fatias de pão-de-forma picadas em quadradinhos e regadas com azeite).

Acrescente o molho, misture e sirva.

Molho: misture  2 colheres (de sopa) de maionese, 1 colher (de sopa) de creme de leite, sal e pimenta a gosto e suco de 1/2 limão. Acrescente 1 dente de alho refogado em 1 colher (de sopa) de azeite. Tempere com sal e pimenta e sirva a salada.


Enfeite: frite, em azeite, 1 filé de anchova cortado em tirinhas. Enfeite a salada (é opcional, mas é ingrediente da salada original)

domingo, 8 de maio de 2011

Amor de quindão e pudim de claras....para sua mãe...ah, dia de festa...PODE!!!!!

Que tal preparar um quindão e, com as claras que sobrarem, fazer um pudim de claras?

QUINDÃO Fácil


Ingredientes: 1 xícara (chá) de leite de coco, 3 ovos, 10 gemas, 2 xícaras e meia (chá) de açúcar, 1 xícara e meia (chá) de coco ralado, 1 colher (sopa) de manteiga/margarina (sem sal), 1 colher de sopa de baunilha e manteiga/margarina para untar a forma.

Modo de Fazer: Bata os ingredientes no liquidificador até que fique uma mistura homogênea. Despeje-a em forma untada e polvilhada e leve-a para assar, em banho-maria, em forno pré-aquecido (uns 200graus) por uns 40 minutos.


QUINDÃO Mais Tradicional


Ingredientes: 10 gemas, 50g de coco ralado, 200ml de leite de coco, 200g de açúcar, margarina/manteiga e açúcar para untar e polvilhar

Modo de Fazer:  numa tigela grande, misture delicadamente as gemas com o açúcar, o leite de coco e o coco ralado. Ponha em uma forma (ou em umas 12 forminhas) untada e polvilhada e leve ao forno preaquecido em temperatura baixa (uns 110 graus) por uns 50 minutos. O quindim ficará corado. Retire o quindim morno.....


Dica: ao separar as claras das gemas, sempre olhar uma-a-uma, para evitar estragar todas ao pôr alguma estragada na mistura.



BOM APETITE!!!



Agora vamos ao Pudim....

PUDIM DE CLARAS dos Céus:


Ingredientes: 10 claras, 1/2 xícara (chá) de açúcar, 1 lata de leite condensado, margarina/manteiga para untar.
Ingredientes da Calda: 1 xícara (Chá) de suco de laranja, 3 colheres (sopa) de açúcar, e 2 colheres (chá) de "maizena".

Modo de Fazer: bata as claras em neve na batedeira, até ponto bem firme. Ponha o açúcar e misture mais. Desligue, acrescente o leite condensado e misture delicadamente com a colher. Ponha da forma de buraco do meio (diâmetro de uns 28 cm) já untada (com margarina/manteiga). Leve, em banho-maria, para assar em forno preaquecido (a uns 200 graus) por uns 50 min. Retire do forno e deixe amornar. Desenforme e leve para gelar. Cubra com a calda já fria, enfeite como desejar e leve para gelar.

Modo de Fazer a Calda: Misture os ingredientes e leve ao fogo por uns 10 min. Desligue, deixe esfriar e cubra o pudim.


Dica 1: quando for misturar o leite condensado às claras, misture sempre de baixo para cima, com bastante cuidado e de forma delicada.
Dica 2: desenforme o pudim morno, para que saia facilmene da forma.
Dica 3: a calda de laranja pode ser substitída por calda de caramelo ou de chocolate.

Calda de Caramelo: misture, numa panela, 2 xícaras (chá) de açúcar com 1 xícara (chá) de água até dissolver. Leve ao fogo alto para caramelar e não mexa mais. Quando dourar, desligue o fogo.


PUDIM DE CLARAS Tradicional

Ingredientes: 8 claras e 16 colheres (sopa) de açúcar.


Modo de Fazer: ponha as claras na batedeira e bata até ponto de neve. Adicione o açúcar aos poucos e vá batendo a cada adição. Terminando todo o açúcar, bata por mais 5 minutos. Transfira essa mistura para a forma de buraco já caramelada e leve à assadeira, em banho-maria, por uns 30 minutos. Ele ficará dourado em cima. Deixe esfriar um pouco (amornar) para retirá-lo da forma. Se desenformar quente, poderá quebrá-lo; se frio, talvez não solte da forma.


Dica: Coloque um prato em cima da forma e vire de vez para desenformar. Levante a forma delicadamente para que o pudim se solte aos poucos sem quebrar.

BOM APETITE!!!!!

Bjos...Sil.. :-)