terça-feira, 29 de março de 2011

Shake rápido, saboroso....com ou sem leite...light ou não.

Pessoal, quando um amigo me pediu receita fácil, pensei logo em milk shake. Como tinha os ingredientes, resolvi pesquisar e fazer um deles. Tava mesmo com sorvete de chocolate e com um calor......foi a conta....muuuuuuuuuito bom! E foi rápido demais. Valeu! Tem outro com sorvete de creme. Eu fiz essa primeira versão, mas testarei as outras ao longo de abril. Prometo! Façam isso também.
Dica: quanto mais leite puser (usei o meu leite geladinho), ficará mais mole, mais líquido.  
Abaixo, diversas opções até bem parecidas, mas inclui, para uma amiga, uma delas mais elaborada e sem leite. Só que essa ainda não testei.



Veja todas as receitas e escolha a sua!

Milk Shake Rápido de Chocolate ou Morango

Ingredientes: 3 bolas de sorvete de chocolate e 1 copo de leite gelado e o um pouco de calda de chocolate para dar um realce.

Modo de Fazer: bata o leite e o sorvete no liquidificador por 1 minuto. Decore o copo  grande onde vai colocar esse milk shake (um copo grande) com cobertura de chocolate (derrame o fio de cobertura pelas laterais do copo e não só no fundo). Despeje.
Obs.: também pode ser feito diet, utilizando sorvete e coberturas diet.
Dica: você pode variar o sabor, usando sorvete de morango e cobertura de morango.

Milk Shake de Ovomaltine do Bob's (dizem por aí...)

Ingredientes: 3 colheres de sopa de ovomaltine; 100ml de leite bem gelado e 3 bolas de sorvete de creme.

Modo de Fazer: bata no liquidificador o leite e o sorvete por 1 minuto, no máximo. Acrescente o ovomaltine e bata até misturar, mas sem bater demais, senão o ovomaltine vai se desfazer todo. Pode salpicar também para enfeitar.

Antes de pôr esse shake no copo, enfeite-o delicadamente com calda de chocolate, se você gostar, pois fica bem bonito mesmo.




Simples assim!


Shake sem leite e mais elaborado

Ingredientes: 275 ml (1 xícara + 2 colheres de sopa) de água; 40g (1/3 de copo) de cacau em pó; 100g (1/2 xícara) de açúcar; 85g de chocolate amargo (70% de cacau, sem leite ou chocolate de soja), bem picado; 1/4 colher de chá de baunilha extrato e uma pitada de sal

Essa receita rende mais ou menos ½ litro, e pode ser duplicada.

Modo de Fazer: em uma panela média, misture a água, cacau em pó e açúcar. Leve a panela ao fogo médio até ferver e vá mexendo continuamente. Retire do fogo e acrescente o chocolate picado. Deixe descansar por 30 segundos, aí o chocolate começa a derreter. Junte a baunilha e o sal e misture até o chocolate derreter completamente. Deixe esfriar sobre o balcão, em seguida, leve à geladeira até ela ser ficar gelada. Retire da geladeira e bata a mistura novamente. Em seguida, coloque em um recipiente fechado e congele. Minha colega disse que fica muito bom!! Excelente opção para os sorvetes de chocolate sem leite! Ainda não testei, mas ela garantiu que o marido adora! Embora a foto tenha calda como enfeite, melhor não usar para não arriscar! 


Milk Shake LIGHT

Ingredientes: 2 bolas de sorvete de creme light; 10 unidades de morango; 2 copos de leite desnatado.

Modo de Fazer: Bata bem todos os ingredientes no liquidificador, rapidamente, até desmanchar os morangos. Sirva gelado e aproveite!


Até breve!

domingo, 27 de março de 2011

Sigam-me no twitter (@docelarparavoce)


Postei a primeira mensagem da Doce Lar no twitter (@docelarparavoce).
Que tal então agora vocês me seguirem? Tô contando com isso, ok?
Divulguem meu blog e o twitter a todos os seus amigos.
Vamos juntos espalhar nossas receitas na web.

Beijinhos, Sil!

Mousse de Chocolate.........é viciante!




Essa hora pode ser tarde pra se fazer qualquer receita, né? Dê uma olhadinha....ela é muito gostosa...é viciante!


O tempo passa rápido. Já-já chegaremos no domingo de Páscoa.....dia de comer muitos chocolates....Você poderia preparar algo especial no sábado e deixar para servir no dia seguinte, com um almoço bem caprichado também....vai receber tantos elogios....se puser em copinhos transparentes, dará um show. Ele fica meio aerado, hummmmmmmm....vá testando antes......se dê esse presente!



Aos que não saem do regime nem no dia mais estressante, é só trocar o tipo do creme de leite, do açúcar e do chocolate, pois nem usamos gema nessa receita. Um colega meu me deu a receita na época em que ele a vendia. Depois encontrei em uma lata de creme de leite. É tira e queda. Também poderão fazer com chocolate amargo. É como tenho feito na maioria das vezes, mas nem todos gostam com ele, porque fica menos doce....é bem mais concentrado em cacau. Pode também usar 1 e 1/2 barra dele (cada uma com 100g) e completar as 50g com outro ao leite ou meio amargo ou ainda fazer meio a meio com os dois tipos de chocolate. Mas pus a receita abaixo com o chocolate normal.

Dica: pode fazer também outra receita com chocolate branco ou usar o mousse como sendo uma das camadas de algum pavê com frutas ou só branco e preto...como quiser!


Veja uma opção de chocolate menos doce e mais concentrado


Já a fizemos para revenda em restaurantes super elegantes de Fortaleza e para a rede Ibis de hotéis. Combina com mesa bem requintada, ao mesmo tempo em que é sucesso em reunião informal com amigos. Quer melhor que isso? Ah, e não dá trabalho não.

 

Ingredientes: 200g de chocolate meio amargo raspado ou em pedacinhos; 1 lata de creme de leite sem soro; 4 claras em neve; e 4 a 6 colheres (de sopa) rasas de açúcar refinado.


Modo de Fazer: em uma panela em banho-maria (ou seja, uma panela com sua mistura, dentro de outra, tipo frigideira alta, por exemplo), misture o creme de leite sem soro e o chocolate. Ligue a panela de baixo, que está com água, de forma que o chocolate e o creme de leite se misturem sem estarem dentro de uma panela diretamente no fogo. Ao acabar de misturar totalmente, desligue. À parte, bata 4 claras em neve (em batedeira, até ponto durinho). Acrescente o açúcar (normalmente 4 colheres, mas pode ser que você goste mais doce) e bata até ponto de suspiro. A essa mistura branquinha, junte a de chocolate e bata com apenas 1 dos 2 batedores ou com um misturador manual mesmo, uma colher grande, como preferir. Raspe até o final da panela para não perder chocolate. Divida em potes, copinhos transparentes ou qualquer vasilha inteira ou individual (descartável ou não) de sua preferência e ponha na geladeira. No dia seguinte, é só aproveitar.


Claras em neve, ponto de suspiro.



Clara em neve com açúcar com o chocolate derretido no creme de leite (em banho-maria). 



Pode deixar tudo em uma só vasilha, mas recomendo dividir em porções.

 

Dividida em copinhos de café ou,
com mais requinte, em copinhos apropriados (descartáveis ou não).

OBS: se puser um copinho dentro do outro e deixá-lo no congelador, ficará como sorvetinho.




Use sua imaginação e enfeite como quiser!





Inclui (em 12/ago/13) esta foto que recebi de um colega,
assim como registro o sucesso desse mousse na casa dele....


....direto da geladeira, antes de alguém tocar nele!
Parabéns!


Use-o em tortas também e enfeite com raspas de chocolate ao leite ou meio-amargo!






Dicas: Depois, se quiser, poderá fazer variações: usar outros tipos de chocolate (com nozes, etc) ou acrescentar ingredientes bem diferentes (uma colherinha de licor ao misturar o que estava na panela ao "suspiro"). Poderá optar por fazer receita dupla, sendo uma com chocolate branco, para ficar bicolor, ou montar um pavê com biscoitos champanhe molhados mistura de leite e morango batidos, o mousse no meio, morangos picados e suspiros em cima...bem, a ordem das camadas não importa. Fica ao seu critério....o que quiser. Bem, prefiro o modo tradicional e o pavê. Valem a pena! Use sua imaginação e faça sucesso! Depois nos conte!

Beijinhos, Sil! 

terça-feira, 8 de março de 2011

Brigadeiro Para Todos os Gostos!





Hum.........tem coisa melhor que fazer um brigadeiro rapidinho para comer até na colher mesmo? E se der preguiça de enrolar as bolinhas? Não tem problema....use sua imaginação, seja para eliminar trabalho desnecessário ou para aproveitar o momento e a criatividade para impressionar. É só colocá-lo em cima de bolos, em copinhos, em caixinhas para presentes e enfeitá-los como desejar....

Algumas ideias...



Modo de Fazer: misture, em panela anti-aderente e fogo brando,  1 lata de leite condensado, 1 colher (de sopa) de margarina (de preferência, sem sal), 4 colheres (de sopa) de chocolate em pó (se não tiver, use 7 colheres de sopa do achocolatado de sua preferência – Nescau, Toddynho, etc) e chocolate granulado para fazer bolinhas.

OBS: Nas variações do brigadeiro, poderá fazer a mesma receita branca e montar um casadinho ou fazer a receita branca, acrescentando 50g de coco ralado molhadinho ou fazer o mesmo (branco ou marrom) com castanhas ou nozes. É, até para o granulado poderá variar também ou só passar as bolinhas, se assim fizer, no açúcar de confeiteiro ou aquele fininho, refinado.

Espero que façam muito e que inovem muito vendo essas fotinhas.

Beijinhos, Sil!

SALADAS para variar sua refeição e com poucas calorias.


Peguei receitas diversas de saladas e fui testando ao longo do tempo. Há outras igualmente gostosas, mas seguem essas aí primeiro, ok? Prove em casa e diga o que achou. Dá para fazer uma mesa ficar mais bonita e apetitosa com elas.....

Vejam antes esta salada de "tulipas" feita com tomatinhos-cereja, muçarela de búfala e cebolinha ou esta outra (você pode rechear os tomatinhos com salada de batatas e maçãs também). Grande sacada!


E este cupido de caprese aqui? Linda delícia!



Aqui, aqui e aqui, temos outras dicas de saladas da Doce lar Para Você!

Vamos às saladas?


(1) Salada Colorida

Misture 5 folhas de alface americana (pique com a mão), 1 pires de agrião (folhas com talo), 5 folhas de alface roxa (picadinhas com a mão), 5 folhas de rúcula, 50g de tomate cereja, 1 fatia de queijo picadinha, 2 fatias de chester picadinho, 50g de cenoura ralada fininha, 50g de beterraba ralada fininha, 100g de manga picada (opcional para quem gosta de frutas na salada).

(2) Salada Arco-Íris

Misture 5 folhas de alface roxa, 1 pires (de chá) de vagem cozida, 1 ovo cozido picado, 2 fatias de presunto magro picadinho, 1 tomate picado (sem sementes), azeite de oliva, suco de limão e sal a gosto.

(3) Salada Tropical de frango

Para quem gosta de frutas com salada, tenho uma receita que fica uma delícia. Pra quem não gosta, é bom nem fazer. Mas eu adoro!
Misture 100g de peito de frango cozido desfiado fininho, 30g de passas sem caroço, 1 fatia de abacaxi picadinho, ½ cenoura ralada fininha, 2 colheres de sopa de ervilhas frescas ou da ervilha fresca, com a casca, picadas, em diagonal, na largura de 1 dedo (retirando as tirinhas durinhas que a ervilha tem ao lado de suas cascas e refogadas no azeite e alho), ½ copo de iogurte desnatado, ½ suco de limão e ½ maçã picadinha.

E aí, gostou? E nem precisa de fogão ou micro-ondas pra fazer essas delícias!

Agora vai uma mais calórica e dá para muita gente, ta?

(4) Salada Zuleide

Misture 1 chester defumado (picadinho ou desfiado), 3 maçãs verdes, 250g de presunto picadinho (pode comprar e cortar em cubinhos), 1 lata de creme de leite sem soro, 1 lata de milho verde lavado, 200g de passas brancas sem caroço e 1 lata de abacaxi picado (sem calda). Misturar tudo e levar um pouco ao congelador. Depois pôr na geladeira.

Essa receita foi da família italiana do meu marido. É...gosto de experimentar receitas de todos...é muito bom!

(5) Salada de Grão-de-bico



Cozinhe 500g de grão-de-bico como explica a embalagem (normalmente depois de retirar alguns que não prestam e lavar os grãos, ponho em panela de pressão com uns 2 litros de água), com sal e/ou caldo de legumes por uns 45min. Se não quiser fazer a salada ou reservar metade para comer como “feijão” mesmo.

Veja se cozinhou direito ou se precisa mais um pouco. Se precisar, faça com a panela sem usar a pressão, para ter mais controle. Estando macia, sem se desmanchar, escorra, deixe esfriar. Para cada 250g, rale 1 cebola pequena (ou pique, se não tiver problema com isso ou se gostar de cebola – é como eu faço), acrescente 4 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de salsa e, se gostar, 1 colher de sopa de cebolinha e verifique sal. Se tiver em casa um molho de gergelim, use 1 colher de sopa dele. Ponha na geladeira para servir.


Dica: se quiser, pode amassar uma parte desse grão-de-bico para fazer uma pasta para passar em pão árabe. Fica bem gostoso também.

(6) Salada de Soja


De um dia para o outro, lave 250g de soja e tire os grãos que não prestarem e deixe-os de molho em água (aqueles grãos em formato de bolinhas).

No dia seguinte, lave-os de novo, retire as peles que se soltaram e leve-os para a panela de pressão, cozinhando-os com caldo de frango. Ponho em panela de pressão com uns 2 litros de água por uns 25min.

Veja se cozinhou direito ou se precisa mais um pouco. Se precisar, faça com a panela sem usar a pressão, para ter mais controle. Estando macia, mas sem se desmanchar, escorra a soja, retire as peles (sai muito) e deixe esfriar. Rale 1 cebola pequena (ou pique, se não tiver problema com isso ou se gostar de cebola – é como eu faço), acrescente 4 colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de salsa e, se gostar, 1 colher de sopa de cebolinha e verifique sal. Se precisar de sal, ponha molho de soja (soyo, por exemplo), acrescente 4 folhas de alface picadinha com a mão(opcional) e umas 100g de cenoura ralada fina (opcional). Ponha na geladeira para servir.

Espero que tenham gostado!

Beijinhos, Sil!

Sucos Desintoxicantes!

Bem, a folia nesse carnaval tá boa? Sei que ainda temos bons momentos pela frente.
É, mas depois voltam às aulas, ao trabalho e à rotina. Então, vamos dar uma recuperada hoje ainda?

Aos que não estão na folia, como eu, o filé de peixe na chapa é uma boa pedida para a quarta-feira de cinzas..... light, saboroso e fácil de fazer, temperado só com limãoe sal e com azeite...hummm....agora um...

...SUCO para desintoxicação (além da água de coco, da água, nossa salvadora, do suco de melancia, da canja, do mamão batido com aveia, do iogurte com frutas e muitas horas de sono....)

Bata, no liquidificador (beba 2 vezes ao dia e gelado):
Suco 1: 200g de melancia, 1 maçã sem casca, suco de 1 limão e 1 folha de couve.
Suco 2: 1 talo de agrião, 1 colher de sopa de salsinha, 1 maçã e 1 copo de água de coco.

Beijinhos, Sil!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Polenta da Mamma!


Ferva 500ml de água com 2 colheres rasas (de sopa) de azeite e 1 tabletinho de frango (ou use o caldo do potinho ou o caldo que é medido em colher de sopa – veja a fotos dos caldos que usamos por aqui, quando usamos). Prove o sal e acrescente um pouco mais se achar necessário. Use panela de terfal.

Ao ferver, vá acrescentando, aos poucos, com a mão esquerda, uns 300g de farinha de fubá de milho (fininha), enquanto, com a mão direita, você mexe a farinha com a água, de preferência, usando o batedor manual de ovos. Quando ficar mais grosso, baixe o fogo e passe a misturar com a colher própria para esse tipo de panela. Jogue metade da mistura, ponha 5 fatias de queijo muçarela, cubra com a mistura e polvilhe com queijo ralado. Sirva quente (faço sempre na hora de servir).

Há outras opções gostosas para pôr por cima dessa polenta. Frango cozido, desfiado, já refogado em cebola, alho, cheiro verde, formando um pouco de caldo. É uma delícia mesmo. Outra vez, há muito tempo, fiz com carne moída temperada e refogada, um pouco parecida com molho à bolonhesa, mas sem tanto molho de tomate. Pode ser também com uma cobertura de lingüiça defumada picada e refogada em cebola e cheiro verde. Tudo fica muito bom, inclusive da forma mais simples mesmo.

Eu adoro, porque é rápido de fazer e um ótimo acompanhamento. Já quando faço com o frango por cima, como contei acima, já vira um prato principal......se você gosta de milho, é uma boa opção sim. Aprendi com uma amiga gaúcha e comecei a fazer com a farinha de Caxias do Sul...hummmmmmmmmm!!!!!!!!!!

Beijinhos, Sil!

Estrogonofe de Frango!


Para quem não gosta de carne ou adora frango, esse prato é único para seus convidados, todos gostam bem dele e dá para servir com arroz branco, bata palha e salada.

Se você comprar o frango já cortado em cubos, será bem mais simples e rápido. Ou corte 500g de filé de frango em cubos, tire peles ou gordurinhas pequenas que às vezes aparecem mesmo nos filés. Lave-os com limão, tempere-os com sal e alho.


Ponha ½ xícara de óleo para ferver, acrescente os pedaços de frango bem escorridos, para não formar líquido na panela e deixe pegar cor para trocar os lados, Só depois de fritos os dois lados, pode soltá-los e mexer tudo. Acrescente 3 cebolas picadinhas, 1 dente de alho, 1 lata de molho de tomate, ½ lata de água, 1 caldo de frango, caso não esteja com muito sal. Quando sentir que o frango cozinhou (uns 20min), acrescente ½ vidrinho de cogumelos, salsa e, se desejar, cebolinha. À parte, misture umas 3 colheres de sopa de farinha de trigo em ½ a 1 xícara de leite, Dissolva bem e acrescente no estrogonofe. Deve engrossar o molho. Se precisar, faça o mesmo com mais 1 colher de sopa da mesma farinha no leite. Estando no ponto, acrescente 1 lata de creme de leite sem soro, misture e desligue. Está pronto.

Bom apetite!

Beijinhos, Sil!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Fricassê de Frango!


Essa aqui é uma receita da Nestlé, que comi primeiro na casa da minha irmã e resolvi dar uma pequena engrossada no caldo (pequena mesmo, só para encorpar)....acompanha arroz branco e batata palha, além de um vinho branco (prefiro os secos). Pode também servir uma salada. Para quem não gosta de vinho, nem quer um suco, um guaraná geladinho também fica gostoso!

Ingredientes: 500g de filé de frango em tirinhas (agora faço em cubos); sal; pimenta-do-reino, suco de 2 limões (pouco menos da metade é para temperar o frango – pouquinho mais que a metade é para misturar com a gema e o creme de leite – explico abaixo); 2 colheres (de sopa) de margarina ou manteiga; 3 cebolas médias raladas; 1 cenoura média cortada em rodelas finas; 1 folha de louro; 200g de cogumelos; 2 xícaras (de chá) de vinho branco seco; 1 lata de creme de leite; 1 gema e salsa a gosto.

Modo-de-fazer: Tempere o frango com sal, pimenta e suco de limão (pouquinho menos da metade). Em uma panela de fundo largo, aqueça bem a manteiga/margarina e doure o frango. Lembre-se de pôr o frango sem líquido, sem mexer, até dourar. Aí vai virando os pedaços, para dourar o outro lado. Junte a cebola, a cenoura e o louro e frite por mais alguns minutos. Acrescente o cogumelo, o vinho branco, misture e deixe cozinhar por uns 15 ou 10 minutos. Acrescente 1 colher (de sopa) cheia de farinha de trigo dissolvida em um pouquinho de leite (ou no soro do creme de leite). Enquanto isso, misture, à parte, o creme de leite, a gema (sem pele) e o limão (pouquinho mais que a metade) e junte à mistura de frango. Misture e desligue imediatamente.

É um prato bem saboroso e elegante. Você vai surpreender!

Beijinhos, Sil!

Arroz com Lentilhas!


Cozinhe 400g de lentilhas (acho que é esse o peso daquele embalagenzinha padrão), na forma como explica a embalagem (normalmente depois de retirar alguns que não prestam e lavar os grãos, ponho em panela de pressão com uns 2 litros de água), com sal e/ou caldo de legumes por uns 25min. Se não quiser fazer a salada ou reservar metade para comer como “lentilha” mesmo.


Veja se cozinhou direito ou se precisa mais um pouco. Se precisar, faça com a panela sem usar a pressão, para ter mais controle. Estando macia (sem desmanchar), veja a quantidade de água que tem para cozinhar o arroz nela, acrescente quase 2 xícaras rasas (de chá) de arroz já lavado e escorrido, 3 dentes de alho, 1 pimenta-de-cheiro sem as sementinhas (ponha cortado em 2 partes.


Quando ficar pronto, tire-as e jogue-as fora). Mexa de vez em quando, mas observe sempre para que não grude na panela. Quando notar que tem pouca água, baixe mais ainda a chama do fogo, ponha 1 colher de sopa de margarina e vá misturando delicadamente para não grudar. Desligue. Ponha em um pirex de vidro.

À parte, refogue 2 cebolas em rodelas em 3 colheres de sopa de margarina. Quando estiverem macias, jogue-as por cima do arroz com lentilhas e polvilhe com queijo parmesão ralado (quantidade que desejar).



Acompanha uma carne de seu gosto: carne assada, frango assado, por exemplo e maionese de batatas com cenoura e cheiro verde.

É um prato que faço um vez ou outra, mas gosto de fazer no primeiro dia do ano, por exemplo.....ele é muito, muito saboroso!

Beijinhos, Sil!

Purê de Batatas Caseiro!


Esse é bem simples, mas é sempre gostoso. A gente não pode comer batatas todos os dias, mas ela pode ser o carboidrato. É só não comer arroz nesse dia.

Ferva, na água e sal, 1kg de batatas. Ao espetar algumas das batatas e senti-las macias, escorra todas elas na panela mesmo, usando a tampa semi-aberta e um pano para segurar dos 2 lados.



Depois, na panela mesmo, jogue 1 colher de sopa cheia de margarina. Use o espremedor da foto, pois é bem fácil de usar (ou se preferir, use o seu tradicional). Aqui em Brasília, comprei com essa amiga lá na Pioneira da Borracha (por mais estranho que o nome da loja lhe parece, foi lá no setor de utensílios domésticos). Esse utensílio amassa fácil as batatas, misturando-as com a margarina.

Acrescente 50g de queijo parmesão ralado, 3 colheres de sopa de requeijão (opcional) e misture. Ponha uns 200ml de leite. Ponha 100ml e vá misturando. Se precisar pôr mais que 200ml (depende da batata), ponha aos poucos para não deixar aguado demais. Veja o sal. Está pronto para consumir ou para esquentar mais tarde no micro-ondas e comer a quantidade que desejar.

Da mesma forma que o purê “polonês”, você pode fazer uma torta com a metade desse purê simples.

Use linguicinha frita com cebola ou frango desfiado/em cubos refogado ou carne refogada ou legumes que sobraram também para recheio ou faça um de sua preferência. O recheio pode ser molhado ou seco.

Acrescente ao purê que sobrou: 1 ovo inteiro, 50g de queijo parmesão ralado, 2 colheres de sopa de farinha de trigo e 1 colher de chá de fermento. Misture devagar a cada ingrediente acrescentado.

Unte um pirex com margarina, polvilhe com farinha, ponha metade da mistura, o recheio, queijo muçarela em fatias (umas 6 fatias finas), a mistura por cima. Passe a gema de ovo (sem a pele), polvilhe com queijo ou orégano (ou os 2) e ponha para assar.

Será uma comidinha bem caseira com sabor de mãe.....

Espero que tenham gostado!
Beijinhos, Sil!